NOVA ACRÓPOLE E UNESCO CELEBRAM O DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA COM ATIVIDADES GRATUITAS EM BRASÍLIA

Dia Mundial da Filosofia relembra porque devemos acreditar na humanidade.


Dia Mundial da Filosofia. Foto: Roberto Weigand

Nova Acrópole e UNESCO celebram a data com diversas atividades gratuitas. Em Brasília, as comemorações iniciam dia 05/10, com palestra na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga e se estendem até o dia 11/11, passando por mais 3 locais diferentes na cidade.  

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. A data, instituída pela UNESCO em 2002, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Neste ano, o tema escolhido por Nova Acrópole é “Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?”. O objetivo é mostrar como a filosofia pode contribuir para a transformação da sociedade.

Para além dos condicionantes sociais e econômicos, o que faz uma pessoa superar dificuldades para descobrir a cura de doenças, viajar ao espaço, ajudar na felicidade dos demais? A Filosofia sempre tentou descobrir o porquê disso. 

“Cada ser humano representa uma potência a ser desenvolvida pelo poder da educação. E esta potência deve estar em harmonia com as leis da natureza e servir para um propósito na sociedade. Dessa forma, a vida humana deveria refletir o movimento do universo, como nos mostra a ciência de Giordano Bruno e a ética de Aristóteles”, explica a professora da Nova Acrópole, Kelly Aguiar.

Dia Mundial da Filosofia em Brasília

Em Brasília, as atividades comemorativas ao Dia Mundial da Filosofia serão gratuitas e iniciarão dia 05 de novembro na Universidade Católica de Brasília, a partir das 20h, com a palestra "Convivência: um aprendizado humano", ministrada pela professora Ana Cristina Machado. Na terça, dia 06/11, a palestra terá o tema "Grandes filósofas da História" e será ministrada pela professora Lucia Helena Galvão, no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

Lucia Helena Galvão é professora da Nova Acrópole do Brasil há quase 30 anos, ministrando disciplinas como Ética e Moral, Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica, Arte, Estética e História Antiga.

Como escritora, já publicou três livros de poesias e um de crônicas inspiradas na temática filosófica. Possui cerca de 200 palestras disponíveis no Canal de Nova Acrópole no YouTube, com mais de 15 milhões de visualizações.

Na palestra, Lúcia Helena irá destacar a contribuição que célebres filósofas, como como Hipátia de Alexandria, Hildegard Von Bingen, Helena Petrovna Blavatsky, Diotima de Mantinea e Aspasia de Mileto tiveram para a história da filosofia, um tema de pouco acesso e conhecimento do público. 


Dia Mundial da Filosofia. Foto: Roberto Weigand
A programação contará ainda com mais duas palestras na Livraria Cultura (com os palestrantes Jean Antunes e Renata Peluso) uma palestra no SESC em Taguatinga, (com a palestrante Graziele Santoro) e circuito de palestras na unidade central da organização, localizada no Lago Norte (com a participação dos conferencistas Norton Carneiro, José Henrique Fonseca, Juliana Limeira e Luís Carlos Marques, cujas palestras também se encontram no canal do Youtube da organização, que em breve completa a marca de 200 mil inscritos e aparece na revista Galileu como um dos mais completos para quem busca conhecimento.)

No sábado, a programação começa às 10h, com concerto da orquestra infanto-juvenil do programa "Criança para o Bem" e da Orquestra Metropolitana de Brasília, sob regência do maestro Ricardo Souza Castro. Após atividades artísticas e filosóficas durante a tarde, acontece a palestra magna ministrada pelo Prof. Luís Carlos Marques, com o tema do evento, às 19h30.

Já no domingo, para encerrar as atrações comemorativas, serão realizadas duas sessões de cinema com filmes que estimulam a reflexão sobre o potencial de bondade e realização do Ser Humano. O primeiro filme, "A Princesinha", (1995, 97 min.) terá sessão matinê, começando às 10h.

O filme seguinte "O coração corajoso de Irena Sendler" foi lançado em 2009 e narra a história da ativista também conhecida como o "O Anjo do Gueto de Varsóvia" que contribuiu no salvamento de mais de 2.500 vidas na 2a Guerra Mundial. A sessão começará às 16h.

O Dia Mundial da Filosofia é uma promoção da Nova Acrópole em cooperação da Representação da Unesco no Brasil. Toda a programação tem entrada franca.

Concurso Nacional de Vídeos

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promove o concurso nacional de vídeos “Por que devemos acreditar na humanidade?”. Em um momento de muitas turbulências, existem inúmeros exemplos de generosidade, engenhosidade e bondade que necessitam ser destacados para valorizar e reforçar a beleza da experiência humana. 

As inscrições vão até 31 de outubro pelo site www.diamundialdafilosofia.com.br. O vencedor do concurso será contemplado com equipamento amador para filmagens no valor de R$1.000,00 (mil reais). Os melhores vídeos serão exibidos nas celebrações do Dia Mundial da Filosofia de 2018.

Serviço
Dia Mundial da Filosofia
"Filosofia e Humanismo: Por que devemos acreditar na humanidade?"

AGENDA DF
De 05 a 11/11/2018

05/11, segunda, às 20h: 
"Convivência: um aprendizado humano" 
com Prof. Ana Cristina Machado. 
LOCAL: Universidade Católica de Brasília

06/11, terça, às 19h30: 
"Grandes Filósofas da História" com Prof. Lúcia Helena Galvão. 
LOCAL: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura Iguatemi Shopping 

07/11, quarta, às 20h: 
"A capacidade de superação do ser humano" com Prof. Graziele Santoro. 
LOCAL: SESC Taguatinga Norte

08/11, quinta, às 19h30: 
"O humanismo como motor para um novo Renascimento" com Prof. Renata Peluso. 
LOCAL: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura Iguatemi Shopping 

09/11, sexta, às 19h30: 
"Grandes seres humanos da História" 
com Prof. Jean César Antunes. 
LOCAL: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura Iguatemi Shopping 

10/11, sábado. 
LOCAL: Nova Acrópole Lago Norte (SHIN CA 09, Lote 18)

10h - Apresentação 'Orquestra para o Bem' - Orquestra infanto-juvenil programa Criança para o Bem. 

16h às 17h - Circuito de mini-palestras sobre o potencial do Ser Humano:
- 'Sobre a Vontade' com Prof. Norton Carneiro;
- 'Sobre a Bondade' com Prof. José Henrique Fonseca;
- 'Sobre a Inteligência' com Prof. Jean César Antunes.

17h30 - Apresentação artística - dança, pintura e música ao vivo

19h - Apresentação dramatizada do texto 'Discurso sobre a Dignidade do Homem' 

19h30 - Palestra Magna "Filosofia e Humanismo: Porque devemos acreditar na humanidade" 
com Prof. Luís Carlos Marques Fonseca, diretor da Nova Acrópole Brasil

11/11, domingo
MOSTRA ESPECIAL DE CINEMA
"Acreditar na Humanidade"
Sessões gratuitas, com intervalo no meio dos filmes e comentários filosóficos/ debate ao final
Bomboniére com pipocas, bebidas e snacks à venda nas sessões  
LOCAL: Auditório Nova Acrópole Lago Norte (SHIN CA 09, Lote 18)

10h: Sessão Matinê: "A Princesinha" (1995, 97 min.)

16h: "O coração corajoso de Irena Sandler" (2009, 95min.)

Mais informações: www.diamundialdafilosofia.com.br ou pelo telefone 61 98513-4179 / (61) 3468-5006


Sobre Nova Acrópole:

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Com o propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, Nova Acrópole celebra, desde 2005, o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil.

Sobre a UNESCO:

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) que trabalha para construir a paz entre os povos, por meio de ações em educação, ciências, cultura e comunicação.

No Brasil, a UNESCO atua em projetos para melhorar a qualidade da educação, erradicar a pobreza, promover o respeito aos direitos humanos, dar acesso à cultura e ao esporte, garantir direitos fundamentais e promover a cultura de paz. A UNESCO trabalha por meio de cooperação técnica, em parceria com os três níveis de governo – federal, estaduais e municipais, a sociedade civil, as organizações não governamentais, as universidades e o setor privado.

A UNESCO tem convicção no poder da educação, da cultura e da ciência, como instrumentos que podem contribuir para a humanização das pessoas e para a construção de uma convivência respeitosa e pacífica, que nos permita avançar sempre na direção de uma vida melhor para todos.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem