domingo, 30 de dezembro de 2018

DIA MUNDIAL DO REFRIGERANTE

Conheça a história das duas maiores fabricantes de refrigerantes do mundo.


Foto: reprodução
Seja na rua ou em casa, o refrigerante está presente na nossa vida quase que diariamente. O refrigerante como conhecemos hoje em dia, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772 pelo britânico Joseph Priestley, o qual conduziu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. No entanto, tal mistura só foi comercializada a partir de 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, para auxílio da digestão. Hoje temos grandes marcas que dividem o mercado de refrigerante, como a Coca-Cola e a Pepsi, novos sabores foram sendo criados, como o de laranja, guaraná e limão.

Hoje (30/12) é considerado o DIA MUNDIAL DO REFRIGERANTE, uma data especial para celebrar essa bebida tão refrescante. Conheça agora a história das duas maiores fabricantes de refrigerantes do mundo.

Coca-Cola
Embalagens edição comemorativa de Natal
Em 1886, John S. Pemberton criou um xarope caramelizado adicionando agua gaseificada. As pessoas consumiam o produto para ajudar em problemas digestivos. Em 1888, Asa G Candler adquiriu a formula e os direitos de produção, acrescentando um elemento secreto na formula  o elemento 7x, sendo a formula mais protegida do mundo. Desde o inicio a marca era associada a um sabor único, custo acessível e o investimento em marketing foi uma prioridade para Candler, que chegou a distribuir, peso de papel, relógios, carteiras e bolsas com a marca estampada. 

Delicioso e refrescante em 1895 virou uma bebida nacional nos Estados Unidos da América, a fim de aproximar a bebida ainda mais do consumidor  em 1899 surgi às primeiras garrafas em vidros. Com a bebida sendo embalada por diferentes engarrafadores, surgiu um problema: cada empresa utilizava garrafas distintas, o que acabava por criar confusão entre os consumidores, que encontravam vários modelos em cada local. Por isso, em 1915 realizou-se um concurso para se desenhar um modelo único de garrafa. O vencedor foi Alexander Samuelson, onde batizou a garrafa Contour, que veio se tornar junto um ícone para a marca.

Evolução da garrafa de Coca-Cola
A marca Coca-Cola é considerada a mais valiosa do mundo segundo a consultora Interbrand. Também é a palavra mais famosa do planeta com um grau de reconhecimento de 94% da população mundial e o segundo termo mais reconhecido do mundo depois da expressão “Ok”?


Pepsi

Foto: reprodução
Em 1893 quando Caleb Davis Bradham, um farmacêutico da pequena cidade de New Bern, estado da Carolina do Norte, inventou uma bebida chamada “Brad’s Drink” (algo como “Bebida do Brad”), feita de água carbonada (gasosa), açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo e noz moscada), pepsina e extrato de noz de cola. Essa bebida tinha o intuito de suavizar os males causados pelo desequilíbrio do ácido péptico no estômago. Este alívio se obtinha em consequência do extrato de noz de cola e do gás presente na bebida. Seu assistente James Henry King foi o primeiro a provar a nova bebida.

Colocada a venda em sua farmácia, seu sabor agradou tanto que os consumidores passaram a consumi-la mesmo quando não estavam com o mal-estar péptico. Em 1898, o xarope foi transformado em bebida e lançado oficialmente no mercado no dia 28 de agosto com o nome de PEPSI-COLA, palavra oriunda de seus principais ingredientes, pepsina (uma enzima digestiva) e nozes de cola.

Durante as primeiras décadas do século XX, mesmo com relativo sucesso, a Pepsi-Cola Company entrou em falência por 2 vezes, tendo como principal motivo uma especulação mal-feita em torno dos preços do açúcar, um de seus principais ingredientes. Por duas vezes, em 1922 e 1933, a Coca-Cola Company teve a oportunidade de comprar a Pepsi-Cola Company, mas recusou. Foi então que a empresa foi vendida para a Loft Inc, uma produtora de doces que substituiu suas máquinas de Coca-Cola pela Pepsi-Cola em todas as suas unidades.

Em 1976 a Pepsi foi a primeira empresa a utilizar a invenção de Nathaniel Wyeth, as garrafas de polietileno tereftalato, conhecida também como garrafas PET. Juntamente com as novas embalagens os tamanhos de dois litros começaram a ser distribuídas.

Evolução das garrafas de Pepsi
Em 2008, pesquisas indicavam que a Coca-Cola tinha 42% do mercado americano de refrigerantes, e a PepsiCo 31%. Mas quando falamos das corporações The Coca-Cola Company e PepsiCo a história é outra.

A PepsiCo tem várias marcas de sucesso nos Estados Unidos e no mundo: Elma Chips, Quaker, Gatorade, Tropicana, Doritos, Rufles entre outras são de sua propriedade, o que a torna um gigantesco grupo industrial, com faturamento de 57 bilhões de dólares nos EUA, contra pouco mais de 35 bilhões da The Coca-Cola Company. A PepsiCo emprega 294 mil pessoas contra 139 mil da Coca-Cola em território americano.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis