terça-feira, 18 de dezembro de 2018

NESTA QUINTA, DIA 20/12, O TEATRO DO CONCRETO APRESENTA OS EXPERIMENTOS PARA A NOVA MONTAGEM DO COLETIVO

Coletivo Teatro do Concreto, inspiração de novas práticas teatrais, está em preparação para o lançamento de mais um espetáculo.


Concreto Expandido Foto: Thiago Sabino
Parece impossível lançar um olhar para o teatro candango na primeira década do século XXI sem considerar a força e o vigor do coletivo brasiliense Teatro do Concreto. Responsável por criações que fizeram história na cidade como Diário do Maldito (2006), Ruas Abertas (2008), Entrepartidas (2010) e Extraordinário (2013).

O grupo é responsável por levantar reflexões acerca do processo colaborativo de criação, influenciando a prática de outros artistas e grupos; por introduzir preocupadas em sistematizar e compartilhar seus processos de pesquisa; por incentivar a troca com diversas áreas do conhecimento nos processos criativos; e pelos modos de pensar a relação entre teatro e espaço urbano.

Além disso, atuou ao lado de outros coletivos teatrais no fortalecimento do teatro de grupo como modo de produção, especialmente liderando iniciativas como o Fórum de Teatro de Grupo e a publicação Guia do Teatro de Grupo do DF.

Coletivo em processo criativo:
Abertura do processo criativo do novo espetáculo do Teatro do Concreto a partir de pesquisa sobre os discursos que constroem uma cidade: se no futuro olharem para o desenho urbano como alguém que olha para um fóssil, o que vão entender dos monumentos que deixamos?  Após a apresentação de experimentos e atos de criação conjunta com o público, haverá um debate com o grupo. O projeto Concreto Expandido é viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF e conta com o apoio do SESC Estação 504 sul.

Equipe criativa: Adilson Diaz, Francis Wilker, Gleide Firmino, João Turchi, Micheli Santini, Nei Cirqueira e Tatiana Carvalhedo.

Quinta-feira, 20/12/2018 no Teatro SESC Estação (504 sul).
Início: 20h. Duração: 1h.
Classificação: 16 anos.
Entrada franca.

Com o apoio do FAC DF o grupo realiza diversas atividades de manutenção, entre 2018 e 2019, organizadas em três eixos: Organização do acervo e criação de um novo site em três idiomas (português, espanhol e inglês); Formação continuada dos artistas do grupo por meio de oficinas com profissionais de outros estados; e Pesquisa e criação de um novo espetáculo com estreia prevista para agosto de 2019.

Criado em 2003, o Teatro do Concreto tem na essência do seu trabalho criativo a pesquisa colaborativa, a reflexão sobre questões emergentes do nosso tempo, bem como a investigação de novos modos de composição da cena. Ao longo de sua trajetória, o grupo acumula 08 criações cênicas, 04 publicações e projetos de interação com a comunidade.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis