quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O PODER DE UM SORRISO

Foto reprodução / Pixabay 
Nos dias de hoje a busca pelo conceito de saúde no sentido mais amplo tem sido meta e prioridade de muitos. Nesse contexto, sabendo que saúde pode ser definida como estado de boa disposição física, psíquica e bem-estar, cabe dizer que estar saudável está intimamente ligado a ser feliz.

Veja bem: ser feliz é diferente de estar feliz. Uma pessoa feliz pode ter seus momentos de tristeza, porém sua essência é de felicidade, de riso solto. Não é à toa que comprovadamente se sabe que um sorriso traz inúmeros benefícios para o bem-estar geral.

Pesquisas mostram que pessoas se mostram mais atraentes quando estão sorrindo; que um sorriso pode contagiar e mudar o humor do outro e vice-versa; que sorrisos espontâneos liberam serotonina, um neurotransmissor que produz sentimentos de felicidade e bem-estar; que o sorriso é ingrediente importante para estabelecer amizades saudáveis e genuínas, sorrir é crucial quando se trata de primeiras impressões, dentre tantos outros benefícios.

O fato é que, inúmeras vezes, não nos sentimos seguros para sorrir de forma genuína e espontânea. Dentes moles ou ausentes, mau hálito, próteses mal adaptadas, gengivas irregulares e outras alterações orais muitas vezes inviabilizam os sorrisos sinceros, exercício diário do hábito de ser feliz. E, infelizmente, a interferência dessas alterações bucais vai além. 

Dra. Mariana Figueiredo e Dra. Elisa Grillo
Durante séculos, com sucesso variável, os cientistas tentaram encontrar causas de doenças e formas de prevenir problemas de saúde. Muitos progressos na melhoria e manutenção da saúde foram feitos. Contudo, as doenças crônicas não respondem à fórmula simples "identifique a causa e a elimine", uma vez que seu desenvolvimento é determinado por múltiplos fatores, resultando em possibilidades limitadas de intervenções rápidas.

Dentre esses múltiplos fatores, é bem estabelecido a íntima relação das doenças de origem bucal e variadas doenças crônicas, como diabetes melitus, doenças cardiovasculares, câncer e até relação com Alzheimer tem sido relatada juntamente com a importância de um check up odontológico periódico.

Diante da reflexão acima, quanto vale um sorriso? Um sorriso de verdade, aquele espontâneo, genuíno, seguro e que expresse a felicidade de vivenciar saúde, qualidade de vida e bem- estar tem valor agregado. Que poucos, porém todos merecem desfrutar.

·         Dra. Elisa Grillo
Especialista em Periodontia / ACDC CAMPINAS / Odontologia para pacientes Oncológicos 
HOSPITAL SIRIO LIBANÊS / Habilitação em Laserterapia / USP São Paulo

·      Dra. Mariana Figueiredo 
Mestre em Periodontia / FOAR UNESP / Especialista em Periodontia / FOAR UNESP / Especialista em Implantodontia /FOAR UNESP

Serviço:
PERIO’LIFE
Elisa Grillo Araújo
Celular: 61. 98424-7764
E-mail: elisagrillo@gmail.com
Telefone: 3711-1818 / 99960-3770
Endereço: SHLN – Lote 09 – Bloco A – Sala 212 – Ed. Biosphere Health Center

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis