segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

PALAVRA DE ESPECIALISTA: CONFIRA DICAS PARA AMENIZAR O CALOR NO CARNAVAL

Foto reprodução. Shutterstock
Sucos, chás gelados, água aromatizada, smoothies de frutas e até sorvete. Essas são algumas das opções citadas pelo nutricionista Renato França

O Carnaval está chegando e o brasiliense já se prepara para aproveitar as festas e bloquinhos por toda a cidade. Mas é importante ter alguns cuidados, como manter-se hidratado, principalmente com as altas temperaturas do verão. Renato França, nutricionista esportivo e funcional preparou algumas dicas para amenizar o calorão durante os blocos.

O especialista aponta que os chás gelados, sucos, saladas e smoothies de frutas, água aromatizada, sorvete de banana congelada, salada com folhas e ervas frescas, podem ser opções saudáveis e saborosas para aliviar o calor e o suor excessivo.

Mas, segundo França, não só alimentos gelados ajudam a controlar o calor. "Refeições mais leves contendo alimentos com alto teor de água tem melhor digestibilidade e podem ser priorizados no calor, pois refeições mais pesadas geram um maior dispêndio de energia no processo digestivo", explica. "Isso aumenta a temperatura corporal", complementa o nutricionista.


Saladas de folhas variadas, pepino e ervas frescas, como hortelã e manjericão, também são ótimas pedidas para um dia quente. "As folhas e o pepino tem mais de 90% de água em sua composição", observa Dr Renato.

Uma salada de frutas feita com melão, melancia, laranja e mamão pode ser uma boa opção e, se consumida gelada, melhor ainda pra aliviar o calor.

Renato França sugere ainda os smoothies de frutas e o sorvete de banana congelada. Os smoothies são vitaminas de frutas com iogurte, gerando uma bebida bem gelada e de consistência cremosa, semelhante a um milk shake. "Se quiser uma opção mais consistente ainda, é possível fazer um sorvete apenas batendo no liquidificador bananas bem maduras até ficarem cremosas e depois, caso deseje, adicione outras frutas ou ingredientes para agregar sabor", finaliza.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis