terça-feira, 9 de abril de 2019

TEATRO DOS VENTOS, CONFRARIA ARTÍSTICA COMEMORA 10 ANOS DE ATIVIDADES EM MAIO

Venenus. Foto: Humberto Araujo
O Teatro dos Ventos, como praticamente todo grupo de teatro, somente foi batizado após a realização de alguns trabalhos. É comum aos grupos de teatro que a iniciativa para o trabalho motive o encontro e, mais adiante, a necessidade de apresentar-se defina um nome para a trupe. Com o Teatro dos Ventos não foi diferente. A equipe que deu origem ao primeiro elenco do grupo, trabalhou em duas montagens que marcaram o início dessa trajetória: ALGO QUE NÃO É FALADO, em 2007 e SOLIDÃO, A COMÉDIA, em 2009. Somente em 2010 a necessidade de uma identidade pede pelo nome que surgiria primeiro como Teatro Funil para, então, em 2011, transformar-se Teatro dos Ventos | Confraria Artística.

O ímpeto de criação surge nos corredores do Complexo das Artes da Universidade de Brasília, durante o período de formação de Fernando Martins, como ator e diretor, na Graduação em Artes Cênicas e na Conclusão do mestrado em Teatro. Integram essa trajetória de trabalho as montagens subsequentes de A LIÇÃO, em 2010; ENSAIOS SOBRE A SOLIDÃO, 2011; [ANTI] ROMÂNTICO, em 2012; UMA DESPEDIDA FIEL, em 2013; VE[NE]NUS, em 2014; PERSONAS, em 2016. Todos esses trabalhos conciliados à sua carreira como cantor e compositor.

Ao longo desses anos, o Teatro dos Ventos e seu elenco teve sua produção reconhecida através de diversos prêmios recebidos em Festivais e Premiações locais e nacionais, não somente no campo do Teatro, mas também nos campos da música e da literatura. Fernando Martins recebe o prêmio de melhor intérprete no Prêmio de Música Candanga e 2ª melhor canção por TALVEZ, na edição de 2007. No ano seguinte, se consagra no mesmo festival com a canção FLORES NA JANELA. Em 2009, como diretor, recebe duplamente o Prêmio de Melhor Cena no Festival Dulcina de Cenas Curtas, nas edições de 2009 por CLARO! e 2010 por A DAMA DA NOITE. Ainda em 2010, recebe o Prêmio SESC de Música Brasileira pela canção O CÉU TÁ ROSA. Em 2011, o espetáculo A LIÇÃO aparece na lista dos 07 melhores espetáculos Brasilienses do ano e a canção OUTDOOR é nomeada finalista no Festival de Música da Nacional FM.

Em 2012, Luciana Loureiro - atriz e dramaturga - junta-se ao grupo para enriquecer a lista de prêmios associados ao Teatro dos Ventos. Com PERSONAS, Luciana recebeu o prêmio no Concurso Nacional de Dramaturgia da FUNARTE, em 2014, figurando entre os 10 Melhores textos teatrais da competição. A montagem do espetáculo, no entanto, somente ocorreu em 2016. Ainda em 2014, UMA DESPEDIDA FIEL, espetáculo escrito e dirigido por Fernando Martins, recebeu o Prêmio Myriam Muniz de Teatro, um dos mais importantes prêmios da categoria em âmbito nacional.

O Teatro dos Ventos já ocupou os principais e mais prestigiados espaços teatrais da cidade. Com sua produção o Teatro dos Ventos já se apresentou em toda a rede de Teatro do SESC, no Teatro Goldoni, na CAIXA Cultural Brasília e, por duas ocasiões, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília. As produções do Teatro dos Ventos também levaram o nome de Brasília para estados como Acre, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás com espetáculos e oficinas.

O grupo continua sendo dirigido por Fernando Martins, agora em parceria dramatúrgica com Luciana Loureiro, que também atua, além de um grupo de atores extremamente competente. A formação atual do grupo Teatro dos Ventos conta com Isa Shimidt, Camilla Goulart, Bruno Gil, Thiago Ramos, Dogi Lima, Kamila, Catherine Zilá, Laura Rose, Micael Alves e Samanta Vieira. Mas, obviamente, o grupo deve parte dessas conquistas à Elisa Carneiro, Laura Moreira, Alice de Holanda, atrizes que integraram nosso elenco, e Luiz Felipe Ferreira, companheiro de batismo e de sonho por 08 longos anos à frente da produção do grupo e ao lado da cena.

O nome Teatro dos Ventos faz menção à forte relação do grupo com a experiência da palavra em cena, além de evocar a imagem da Orixá Iansã, que segundo as tradições Iorubas representa força para abertura dos caminhos na mata fechada e o controle sobre as forças do tempo.

O Momento atual prestes a celebrar 10 anos de atividades continuadas, o grupo Teatro dos Ventos possui muitos motivos para celebrar. O mês de maio será totalmente destinado às comemorações, sempre através da produção cultural. Para maio, o grupo prepara 03 estreias teatrais: um espetáculo infantil, um espetáculo adulto e uma intervenção urbana em Águas Claras.

Música:
Show Musical A PIA TÁ CHEIA: em cartaz atualmente (de abril a junho) no Teatro dos Ventos, sempre às sextas-feiras, às 21h.
Aulas Regulares:
A Escola Teatro dos Ventos oferece turmas de Teatro, Teatro Musical, Jazz Dance, Dança Contemporânea e Circo atendendo as mais diversas idades e interesses.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis