quinta-feira, 2 de maio de 2019

Cárie dentária é a segunda doença mais comum do mundo, dentista explica tipos diferentes e dá dicas de como cuidar da saúde bucal


É causada pela bactéria  Streptococcus Mutans, que adere aos dentes e se alimenta das sobras da ultima refeição.

De acordo com estudo, publicado em 2018 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a cárie dental é a segunda doença mais comum em todo o mundo, ficando atrás somente do resfriado.  Os dados ainda apontam que atualmente entre 60 a 90% das crianças em idade escolar sofrem com o problema. O que pode ter um efeito prejudicial no desempenho escolar, como dificuldade de aprendizagem e também distração.

Já nos adultos, a questão é ainda mais grave, podendo afetar quase 100% deste público ao redor do globo. Cerca de 30% das pessoas, entre os  65 anos e 74 anos já nem possuem os dentes naturais.

 A dentista Mariana Oliveira, da clínica Oral Premium em Brasília, explica como prevenir as cáries, os diferentes tipos, e ainda cuidados essenciais para garantir a saúde bucal em qualquer idade:

- Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, usando, também, o fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes,
- Trocar de escova dental a cada três meses, priorizando cerdas macias;
- Ter uma alimentação balanceada, evitando o excesso de doces, refrigerantes e alimentos ricos em açúcar;
- Evitar o tabagismo e também o consumo excessivo de álcool,
- Ir ao dentista ao menos duas vezes por ano, para realizar ckeck up odontológico,

São três os tipos de cárie:
Cárie coronária — é a mais comum. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes;

Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo a raiz do dente, estas áreas expostas ficam mais suscetíveis à cárie.

Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes porque essas áreas tendem a acumular placa bacteriana, que acaba repetindo o problema.

Mais sobre clínica Oral Premium e a Dra. Mariana Oliveira:
Formada pelo Centro Universitário do Triângulo em Minas Gerais, atua nas áreas clínica, endodontia, cirúrgica e também estética.  Estagiou no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizando atendimentos de emergência. Em 2015, iniciou os cursos e formações na área de harmonização Orofacial, no ano seguinte concluiu a especialização em Implantodontia pela FUNORTE – MG.

A Oral Premium atende também em especialidades como aparelho ortodôntico, clareamento, implante e cirurgias dentárias diversas. 

Serviço: Cárie dentária é a segunda doença mais comum do mundo, dentista explica tipos diferentes e como cuidar da saúde bucal.
Endereço: QNA 06 lote 23, loja 04 – Taguatinga Norte.
Telefones: (061) 3561- 4501 ou (061) 98239-8927 whatsapp.
www.oralpremium.com 
Instagram: @dra_marianaoliveira e @oralpremiumbrasilia

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis