quarta-feira, 29 de maio de 2019

O projeto “Conversa de Atelier” traz o escritório MMBB para o CasaPark

Nesta quinta (30), às 18h, o CasaPark recebe o projeto “Conversa de Atelier”, um ciclo de palestras organizado pelo Atelier Piloto. O convidado desse mês é o premiado escritório MMBB, que se destaca com projetos de edifícios institucionais, de infraestrutura urbana e equipamentos sociais. O evento é voltado para os arquitetos, estudantes e entusiastas da arquitetura e do urbanismo.

Intitulado ‘Conversa de Atelier’, a finalidade é abrir um canal de comunicação que propicie uma rica troca de experiências entre os escritórios e a plateia. O escritório convidado traz Milton Braga para falar dos seus trabalhos mais aclamados, depois haverá uma conversa com integrantes do Atelier Piloto e com o público. A Conversa de Atelier tem entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço, que é de 150 lugares. Os interessados em assistir às palestras devem se inscrever pelo Instagram / @atelier_piloto.

Sobre a ARQBR
Fundado em 2013, o ARQBR Arquitetura e Urbanismo, sediado em Brasília, tem como origem a colaboração profissional entre os arquitetos Eder Alencar e André Velloso. A soma das experiências individuais e a busca por ideais comuns conduzem uma produção que se dá nas mais diversas escalas e programas. Em 2015, na segunda edição da mostra A Nova Arquitetura de Brasília, promovida pelo IAB-DF, o ARQBR recebeu o prêmio Nauro Esteves, conquistando primeiro e terceiro lugares na Categoria Projeto, com os projetos da Casa Borges e da Paróquia Sagrada Família, respectivamente.

Sobre o MMBB
O premiado escritório MMBB, que nasceu em São Paulo, em 1991, é comandado pelos arquitetos Fernando de Mello Franco, Marta Moreira e Milton Braga. Trata-se de uma empresa versátil, capaz de enfrentar uma ampla gama de escalas, escopos e contextos. Em seu portfólio destacam-se projetos de edifícios institucionais, de equipamentos sociais e de infraestrutura urbana – frutos do trabalho que procura valorizar a dimensão pública intrínseca à arquitetura e ao urbanismo, com o objetivo de contribuir para a construção da urbanidade nas cidades onde atua.

Sobre o BLOCO Arquitetos
O BLOCO Arquitetos foi fundado em Brasília pelos arquitetos Daniel Mangabeira (UnB,1999), Henrique Coutinho (UnB,1997) e Matheus Seco (UnB,1999). O escritório produz projetos de diferentes escalas e programas, desde casas e edifícios a interiores e instalações temporárias. O BLOCO compartilha da visão do espaço urbano como resultado da interação contínua entre construções de pequeno, médio e grande portes. Por isso, cada trabalho é iniciado a partir da reflexão sobre seu lugar na cidade. Os projetos do BLOCO têm relação direta com condicionantes específicos que podem ir desde a topografia e orientação solar de um terreno ao orçamento e mão-de-obra disponíveis. Acima de tudo o escritório considera que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto.

Sobre o Atelier Piloto
O Atelier Piloto nasce da colaboração entre os escritórios de arquitetura de Brasília ARQBR, BLOCO e MRGB. Nosso maior interesse é promover a interação entre estudantes, profissionais e escolas de arquitetura por meio da organização de oficinas de projeto que promovam o trabalho colaborativo com um objetivo comum: pensar a cidade. Para isso convidamos outros escritórios brasileiros e latino-americanos para exercícios de projeto de arquitetura e urbanismo com enfoque em problemas atuais.  Os integrantes do Atelier Piloto, tanto na condição de organizadores como de orientadores, já atuaram em grupo ou individualmente em atividades acadêmicas de oficinas de projeto que tiveram como tema áreas tão diversas como a Praça Magna da UnB, a Feira da Torre, a Orla do Lago Paranoá e Habitações Coletivas de Interesse Social. As atividades profissionais dos escritórios envolvidos já resultaram em prêmios em concursos públicos de arquitetura, prêmios de obras construídas e publicações no Brasil e no exterior.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis