sexta-feira, 28 de junho de 2019

6 Dicas Para Prevenir a Osteoporose

Osteoporose. Foto reprodução 
Um dos problemas mais comuns que ocorrem durante a terceira idade é a osteoporose.
Para quem não sabe, a osteoporose é uma doença que compromete todos os ossos do nosso corpo, fazendo com que eles fiquem cada vez mais fracos e muitas vezes se quebram com mínimo esforço.

Idosos e a osteoporose

Existem casos de idosos que sofrem com essa doença e acabam caindo inúmeras vezes e se machucando.

Conforme as pessoas vão vivendo, a osteoporose vai se tornando um problema extremamente sério de saúde e sua tendência é aumentar, afinal, a população de idosos está crescendo e a expectativa é de que nos próximos anos eles representem quase 50% da população.

Tipos de osteoporose

Existem dois tipos de osteoporose, sendo a primeira que ocorre em uma a cada quatro mulheres após a menopausa, uma vez que nessa fase os estrógenos são diminuídos por conta da vida um tanto quanto sedentária da idosa.

Já o segundo tipo se apresenta em idosos que já possuem outras doenças nos rins ou no fígado, problemas endócrinos doenças sanguíneas ou por efeito de medicamentos fortes, como o corticóide, por exemplo.

Principais dicas para prevenção da osteoporose

Para ajudar você a prevenir a osteoporose, no post de hoje você confere seis dicas de prevenção para fugir dessa doença que atinge milhares de pessoas no mundo todo. Confira!

Boa alimentação

Ter o hábito de se alimentar corretamente e manter uma dieta rica em nutrientes é importante para a saúde de forma geral, mas quando o assunto é manter a força dos ossos, isso se torna uma regra.

Por isso, opte por alimentos com muito cálcio, como o leite e seus derivados, pois são benéficos para os ossos e inclusive bastante utilizados em casas de repouso que cuidam de pessoas idosas.

Sol

Expor-se a luz solar também ajuda na produção de vitamina D, o que melhora e muito o fortalecimento dos ossos. O recomendado é aproveitar o sol da manhã, que é o que faz bem para a nossa saúde e não nos expõe ao risco de radiação desnecessária.

Mantenha-se ativo

Praticar atividades físicas é um dos grandes pilares para prevenir a osteoporose, afinal, os ossos se tornarão mais fortes e sustentarão o corpo em movimento da melhor maneira. Além disso, alguns exercícios, quando bem realizados, podem tornar a musculatura mais saudável, protegendo o esqueleto.

Café

Evitar o uso abusivo de café também é essencial. Além disso, também procure diminuir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas. Essas bebidas são ricas em ingredientes que tornam os ossos mais fracos.

Cigarro

Pare de fumar. O cigarro, além de trazer inúmeros problemas aos pulmões, também causa e piora os casos de osteoporose.

Medicamentos

Tome cuidado também com alguns medicamentos, verifique com o seu médico se algum remedio que você toma pode causar osteoporose.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis