terça-feira, 4 de junho de 2019

Estudantes da UnB são os curadores da nova exposição na AB Galeria, da Fundação Athos Bulcão

Foto divulgação 
A próxima exposição da AB Galeria, na Fundação Athos Bulcão, está sendo preparada por alunos do curso Teoria, Crítica e História da Arte, da Universidade de Brasília (UnB). Os estudantes Victor Zaiden e Renata Reis, com a assistência de Letícia Braga, são os responsáveis pela curadoria da mostra com obras de Athos Bulcão que integram o acervo da instituição. O trabalho do grupo é coordenado pela curadora e professora da UnB, Ana Avelar, em parceria com a equipe da Fundação. “É a oportunidade dos estudantes da universidade pública colocarem em prática os conhecimentos aprendidos na academia em uma ação voltada para a sociedade”, destaca Valéria Cabral, secretária executiva da instituição.

Durante o processo de preparação, os estudantes se reuniram diversas vezes com a equipe da Fundação, para conhecer mais a obra de Bulcão e apresentar os eixos de curadoria que guiaram a seleção das obras e a montagem da mostra.

Mergulho no acervo e seleção de obras:
Grande parte dos trabalhos presentes no acervo da Fundação foi doada pelo próprio artista no momento da criação da instituição. Algumas foram doadas por colecionadores, além das adquiridas ao longo dos anos. Os 3 figurinos para a ópera ‘Amahl e os visitantes da noite’ de Gian Carlo Menotti, que faziam parte do acervo da senhora Asta-Rose Alcaide e integraram a exposição "100 Anos de Athos Bulcão" foram gentilmente doados por Janete Dornellas.


Foto divulgação 
Todas as etapas estão sendo realizadas sob orientação da professora Ana Avelar, respeitando a autonomia e as escolhas dos estudantes. “A proposta é que os alunos, a partir de questões contemporâneas da arte, olhem de maneira renovada para esse acervo”, afirma Ana.

O plano curatorial foi discutido e aprovado, a lista de obras definida e a montagem agendada. A ideia é que o olhar dos jovens estudantes sobre as obras de Athos Bulcão não se restrinja à ocupação da galeria, mas que se estenda, também, às redes sociais da Fundação.

A mostra faz parte do conjunto de ações do projeto Atos para Preservar Athos Bulcão, que tem patrocínio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF, edital de 2017, e prevê ações de acessibilidade e a realização de exposições, oficinas, palestras e visitas mediadas pelas obras do artista para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública e público em geral.

Visita Mediada:
No dia 11 de junho, às 18h20, os curadores farão uma visita mediada à  exposição “Athos etc”, na AB Galeria, na Fundação Athos Bulcão. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

SERVIÇO:
Exposição Athos etc  
Visitação: até 30/08/2019 (sábado)
Entrada franca | Livre para todas as idades | Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados das 10h às 17h
Fundação Athos Bulcão
CLS 404 Bloco D Loja 1, Asa Sul, Brasília – DF
Funcionamento de seg. a sex., das 9h às 19h; sáb. das 10h às 17h.

Currículos:
Ana Avelar é professora de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília (UnB) e curadora da Casa Niemeyer (UnB). Em 2017, foi finalista do prêmio Marcantonio Vilaça na categoria curadoria e, este ano, júri do mesmo prêmio. Foi membro do comitê de indicação do Prêmio Pipa em 2017 e 2019 e de seleção do Programa Rumos Itaú Cultural 2017-18. Este ano foi selecionada pelo Programa Intercâmbio de Curadores 2018-2019, promovido pela plataforma Latitude.

Curadores:
Renata Reis, 23 anos, é aluna do oitavo semestre do curso de Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília. Membro da equipe de produção e curadoria da exposição Galeria Sem Muros (VIS-UnB, 2018). Membro da equipe de organização do IV Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte (VIS-UnB, 2018). Área de interesse: minimalismo, construtivismo, concretismo, escultura.

Victor Zaiden, 28 anos, é formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2013) e é aluno do oitavo semestre do curso de Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte. Atuou como mediador do programa educativo do CCBB Brasília (2018-2019). Área de interesse: curadoria e decolonialidade.

Assistente de curadoria:
Leticia Braga, 21 anos, é aluna do curso de Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília (desde 2016). Formada em Dança Clássica pela Escola Noara Beltrami. Intercambista pela Universidade de Brasília, no período de agosto a dezembro de 2018, na Universidad Alberto Hurtado, em Santiago, Chile. Atualmente atuando como mediadora no Espaço Cultural Renato Russo. Área de interesse: curadoria e mediação cultural como meio de comunicação entre a arte e o público em geral.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis