sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Baixa umidade: Defesa Civil declara estado de emergência novamente no DF

Galhos retorcidos, tronco curto: a silhueta típica da árvore do Cerrado | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília
Há dois dias consecutivos com registro de umidade relativa do ar abaixo de 12%, a Subsecretaria do Sistema De Defesa Civil declarou estado de emergência no Distrito Federal nesta quinta-feira (12/9).

“A medida foi tomada na última semana, mas após três dias com umidade acima de 20%, nesta segunda-feira (9/9) voltamos ao estado de alerta”, explicou o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

O Subsecretário alerta para o cuidado especial com crianças e idosos. “É necessário ter atenção especial com estes públicos, pois são os mais afetados neste período”.

A Defesa Civil informou, via SMS, a população cadastrada no sistema de alerta do órgão sobre a decisão. Para solicitar o recebimento de alertas, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

As principais recomendações do órgão são:

  • Evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h
  • Aumentar a ingestão de líquidos
  • Evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete
  • Evitar o uso excessivo de ar-condicionado
  • Usar protetor solar


Além do estado de emergência, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade em mais dois tipos: o estado de atenção, quando a umidade fica entre 30% e 20% por cinco dias e o de alerta, quando a umidade ficar abaixo de 20% por três dias consecutivos.

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona somente em dispositivos móveis