Espaço com Cavaná promoverá Cine Debate todos os meses no Noroeste

Na primeira quarta-feira de novembro (6/11), o Espaço com Cavaná (CRNW 510) dará início ao “Cine Cavaná”, projeto cultural da casa, cujo intuito é oferecer um ambiente intimista para a promoção do diálogo acerca de temas abordados em filmes dos mais variados estilos, sempre com uma pegada profunda e reflexiva.

De acordo com Enilce Versiani, proprietária do espaço, Cavaná significa intenção consciente. “O nome do projeto, portanto, carrega o desejo de trazer à baila temas cotidianos que são importantes para o nosso dia a dia”, afirma a empresária.


O filme de estreia do projeto é “Glory”, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, que depois de exibido, será tema de discussão com o público, sob a intermediação da jornalista Simone Rodrigues.

“Conversaremos, de forma breve, sobre como a crítica avaliou a obra - indicada pela Bulgária ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - e também sobre o filme anterior da dupla ‘A Lição’”, explica Rodrigues. O encontro está marcado para as 19h e possui vagas gratuitas e limitadas. Portanto, os interessados em participar deverão chegar com antecedência, de pelo menos vinte minutos, na casa para garantir o seu lugar.

O longa venceu mais de 30 prêmios internacionais, entre eles o troféu Don Quixote no Festival de Locarno (Suíça), sendo este o segundo de uma trilogia com filmes inspirados em notícias de jornal – iniciada com o também premiado “A Lição” (2014).

A estória do filme gira em torno da vida de Petrov, um humilde trabalhador ferroviário, que encontra milhões em dinheiro nos trilhos do trem. O homem, por sua vez, decide entregar toda a quantia para a polícia. Como recompensa, ganha um relógio de pulso que, posteriormente, deixa de funcionar. O problema é que Julia Staikova, chefe do departamento de relações públicas do Ministério dos Transportes, perdeu o antigo relógio de Petrov, fazendo com que ele inicie uma busca desenfreada pelo objeto.

Sobre a direção - Kristina Grozeva e Petar Valchanov são búlgaros e se formaram na Escola Nacional de Cinema de Sófia. Depois de terem vários curtas-metragens selecionados para os festivais de Clermont-Ferrand, Busan e Bruxelas, eles tiveram um deles, “Jump”, entre os cinco curtas indicados ao European Film Awards, em 2013.

Juntos, ainda realizaram um média-metragem para a TV, “Forced Landing” (2010). “A Lição” (2014), também lançado no Brasil pela Pandora Filmes, foi o primeiro longa escrito e dirigido pelos dois. Com ele a dupla recebeu diversos prêmios como o de Novos Diretores do 65º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. “Glory” é o segundo filme ficcional dos diretores.

Comentários

Formulário de contato

Enviar