![]() |
Vinhos naturais ou orgânicos. Foto: representação |
O que é um produto orgânico?
Por definição, um produto orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou a partir de processos extrativistas sustentáveis – com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente, não comprometer os recursos naturais e respeitar as características socioeconômicas da comunidade local.
Mas não é só isso. Além de valorizar as espécies locais da flora e da fauna, o produtor orgânico tem outro compromisso importante: cuidar para que todos os envolvidos na produção trabalhem em condições dignas, recebam assistência e tenham seus direitos respeitados.
Outro ponto importantíssimo é o cuidado com a saúde do solo. Não é permitido usar agrotóxicos ou substâncias sintéticas que contaminem o produto ou o meio ambiente e nem cultivar alimentos transgênicos.
Assim, um produto orgânico, seja in natura ou processado, é aquele produzido em conformidade com o sistema orgânico de produção agropecuária e industrial estabelecido pela lei 10.831, de 2003, regulamentada a partir de janeiro de 2011.
O que são vinhos naturais ou orgânicos?
Vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais são vinhos produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico ou biodinâmico e com leveduras nativas encontradas diretamente no terroir.
Vinhos Orgânicos são vinhos que não utilização Agrotóxicos ou seja utiliza somente produtos naturais contra pragas, excluindo produtos químicos como fertilizantes, pesticidas, fungicidas e herbicidas.
Vinhedos orgânicos tem terroir ricos em matéria orgânica, com sua biodiversidade preservada, são capazes de prover nutrientes complexos às videiras.
Os vinhos Biodinâmicos são vinhos que também utiliza o vinhedos orgânicos e também é a agricultura como um sistema e parte de um fluxo de energia cósmica. Respeitando as fases da lua, os produtos utilizados contra pragas são naturais, como camomila, estrume e quartzo, e enterrados, são utilizados como adubo.
Melhor ou pior?
Apesar de todos os esforços dos produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, não há como afirmar que esses vinhos sejam mais ou menos saborosos do que os outros, elaborados de forma “convencional”. Isso quem decide é o consumidor. De qualquer forma, saber como o vinho foi feito, com que cuidado as uvas foram tratadas, implicará em uma impressão diferente sobre o que estamos provando.
Postar um comentário