Nutricionista dá dicas para começar o ano eliminando exageros

Alimentos saudáveis

Ano novo chegou, mas algumas lembranças do ano que acabou ainda estão bem vivas em nossas lembranças e, infelizmente, na balança também. Após ceias, confraternizações, alguns deslizes e viagens de férias, a maior parte das pessoas começa o ano com uns quilinhos a mais. Estudos apontam que as pessoas engordam, em média, 2 kg do início de dezembro até o fim de janeiro.


De acordo com o nutricionista Daniel Novais, existem diversas maneiras de voltar ao peso ideal ao longo do ano.  Uma delas é apenas retornar à sua rotina de alimentação balanceada e exercícios físicos. “É normal sair um pouco da linha neste período de fim do ano. Mas se você é uma pessoa que mantém hábitos saudáveis, é só voltar à rotina que o seu organismo vai se readaptar rapidamente”, explica.

Para facilitar, o especialista recomenda não enfiar 100% o pé na jaca nas férias. Mas, se mesmo assim você preferir fazer um detox para dar uma “limpada” e voltar mais rápido, Daniel dá algumas dicas. Vale lembrar que uma dieta detox não deve ser estendida por muito tempo e ser sempre acompanhada por um profissional.

Alimentos saudáveis:


Abacaxi, limão, canela, gengibre, açafrão, cravo, cranberry e alimentos verde-escuros (couve, por exemplo) são aliados no processo de desintoxicação. Bebidas com esses ingredientes são uma boa pedida. Além disso, evite o consumo de produtos ultraprocessados como, lasanha congelada, macarrão instantâneo, refrigerantes... e diminua o consumo de açúcar e de frituras;

Beba muita água:


Se hidratar é sempre muito importante, mas se você quer desinchar e desintoxicar, a melhor dica é beber muita água! Ela melhora a circulação, acelera o metabolismo e melhora o fluxo linfático. Com isso, a perda de peso e o detox acontecem com muito mais facilidade, além de melhorar o funcionamento de todo o organismo, incluindo o funcionamento intestinal. O recomendável é tomar pelo menos dois litros de água por dia.

Chás:


Alguns chás são ótimos diuréticos e ajudam a eliminar toxinas do organismo. São muito bons para quem retém muito líquido e quer diminuir as celulites. Além disso, alguns deles, como o de hibisco, são ricos em antioxidantes e ajudam na prevenção do envelhecimento da pele. Outros, como o chá verde e o chá branco, contêm cafeína e aceleram bastante o metabolismo, além de dar aquele gás a mais no dia.

Termogênicos naturais:


Diversos alimentos são naturalmente termogênicos, desde frutas até temperos e bebidas. Eles aumentam a temperatura corporal e aumentam a queima de gordura. Nós encontramos estas propriedades no gengibre, na canela, na pimenta, na maçã, na folha de mostarda, no curry, entre outros itens que podem ser incluídos no cardápio neste período detox.

Fibras:


As fibras são importantíssimas na alimentação diária, principalmente de quem está querendo uma perda de gordura. Além de regular o funcionamento do intestino e ajudar em possíveis constipações, ela proporciona sensação de saciedade e controla os níveis de glicose no sangue. Vários alimentos são ricos em fibras, como abacate, aveia em flocos, arroz integral, tomate, brócolis, cenoura, beterraba e alho poró.

Álcool zero:


“De dezembro até janeiro nós já costumamos consumir mais bebidas alcoólicas que a média e o recomendável, certo? Então, já que agora o foco é desintoxicar o organismo, aquela tacinha de vinho pode atrapalhar seus resultados. Geralmente uma dieta detox não dura muito tempo, então que tal esperar o fim desse período para voltar a consumir aquela bebidinha moderadamente?”.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem