domingo, 29 de março de 2020

Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade


AVA - Questões para exercitar.

1)
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, dentre eles o autismo e a psicose, são diagnosticados quando os sintomas aparecem antes dos 5 anos de idade. Para que a criança seja considerada nesta condição tem que apresentar, obrigatoriamente, as seguintes características:

Alternativas:
Resolução comentada:
As características que definem os transtornos globais do desenvolvimento são: alterações nas interações sociais, na comunicação, e interesses restritos.

Código da questão: 16903
2)
Considerando uma pessoa surda profunda desde o nascimento, que utiliza predominantemente a Língua de Sinais, podemos dizer que essa precisa de acessibilidade para poder utilizar de todos os recursos presentes na vida do cidadão. Qual tipo de acessibilidade é necessário nesse caso?

Alternativas:
Resolução comentada:
Por utilizar-se da Língua de Sinais, o surdo precisa de acessibilidade na comunicação.

Código da questão: 16851
3)
Ana é gestora de uma escola pública de uma pequena cidade do interior, e recebeu a matrícula de uma criança surdocega, que irá frequentar as aulas a partir do próximo semestre. Como é uma gestora consciente de suas responsabilidades e atua em busca de uma educação inclusiva de qualidade, tomou algumas medidas no sentido de favorecer o atendimento às necessidades deste novo aluno. Dentre elas:

Alternativas:
Resolução comentada:
O trabalho colaborativo é essencial para o desenvolvimento do aluno, portanto a gestora acionou outros setores para auxiliarem no processo.

Código da questão: 18084
4)
Preenche a frase abaixo, relacionada à definição de Tecnologia Assistiva e assinale a alternativa correta:
As Tecnologias Assistivas englobam produtos, ____________________, metodologias, estratégias, práticas e serviços que "objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e ______________ de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, __________________, qualidade de vida e inclusão social" (Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, 2004).


Alternativas:
Resolução comentada:
As TAs englobam produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que “objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, 2004).

Código da questão: 18069
5)
A Declaração de Salamanca é considerada o marco inicial das discussões em prol da inclusão. Em relação à este documento, leia as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I. O Brasil, como país signatário da Declaração de Salamanca assume compromissos internacionais de promover a inclusão no país, e para isso deve criar legislação específica.
II. Este documento trata da inclusão das pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, não estando relacionada com questões culturais e sociais.
III. A Declaração de Salamanca determina que todas as crianças possam aprender juntas, independente das suas características físicas, psicológicas, sociais ou emocionais.
As afirmativas corretas são:


Alternativas:
Resolução comentada:
O Brasil assume compromisso internacional ao assinar o documento, que propões que todas as crianças devem aprender juntas, independente de suas características.

Código da questão: 18114
6)
Pensar em inclusão nos remete a pensar nas crianças com deficiência, que apresentam dificuldades em seu aprendizado. Dito assim, as pessoas com altas habilidades / superdotação ficariam de fora do sistema. Em relação à isso podemos afirmar que os alunos com altas habilidades / superdotação::

Alternativas:
Resolução comentada:
Os alunos com altas habilidades / superdotação tem suas especificidades e necessitam ser atendidos em suas especificidades..

Código da questão: 16576
7)
O período de integração escolar foi marcado pela tentativa de inserir as pessoas com deficiência na sociedade, e se caracteriza por ainda mantê-las em ambiente protegido. Nesta época, as crianças predominantemente frequentavam qual escola/classe?

Alternativas:
Resolução comentada:
No período da integração escolar, predominantemente as crianças frequentavam as classes especiais.

Código da questão: 17082
8)
Em relação à deficiência visual, sabemos como ela pode comprometer o desenvolvimento, principalmente como congênita, visto que 80% das informações que recebemos é por essa via. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Independente da acuidade visual, as pessoas com deficiência visual se desenvolverão da mesma maneira.
II. Consideramos Baixa Visão quando não é possível a correção da visão mesmo com o uso de lentes e outros recursos ópticos.
III. Para o desenvolvimento integral da pessoa cega ou com deficiência visual, é fundamental o uso de tecnologias assistivas.
IV. A criança cega terá dificuldades de aprendizagem, mas não terá problemas no seu desenvolvimento psicomotor.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
Resolução comentada:
A baixa visão ocorre quando a visão não pode ser corrigida com o uso de lentes. Para as pessoas com deficiência visual é fundamental o uso das tecnologias assistivas.

Código da questão: 16562
9)
Construir uma escola de fato inclusiva é uma responsabilidade de toda a sociedade. Entretanto, cada qual tem um papel nesta tarefa. Quando falamos de adaptações curriculares, o que cabe ao gestor?

Alternativas:
Resolução comentada:
Ao gestor cabe realizar e/ou respaldar as adaptações de grande porte.

Código da questão: 17232
10)
A surdocegueira caracteriza um indivíduo que tenha algum grau de perda auditiva (surdez) com a deficiência visual. È uma população com características típicas, e deve ser atendida nas suas necessidades. Leia as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:
I. Todos os surdos cegos apresentam perdas totais de visão e audição. Quando há perda parcial não é surdocegueira.
II. A principal via de conhecimento do surdocego é o tato, o uso de suas mãos é fundamental para conhecer o mundo.
III. Diversos métodos possibilitam a comunicação da pessoa surdocega, dentre eles o LIBRAS tátil e o Tadoma.
IV. Não tendo a visão e a audição, o desenvolvimento comunicativo do surdo cego é inviável.
As afirmativas corretas são:

Alternativas:
Resolução comentada:
Há diferentes graus de perdas auditivas e visuais na surdocegueira, sua principal via de comunicação é através do tato, com métodos como o LIBRAS tátil e o Tadoma, entre outros.

Código da questão: 16944

Postar um comentário

O botão Whatsapp funciona apenas no dispositivo móvel