Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem


AVA - Questões para exercitar.
Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)
Identifique se são (V)erdadeiras ou (F)alsas as alternativas abaixo:
Para Papalia e Feldman (2013), a criança na segunda infância:
( ) Consegue refletir sobre o objeto sem estar na presença física dele (capacidade simbólica).
(  ) Se a pessoa ou o objeto esteja disfarçado, a criança não consegue perceber que as características físicas da pessoa ou do objeto são as mesmas.
(  ) Não compreende que os acontecimentos possuem causas (capacidade de relacionar causa com efeito).
(  ) Não consegue contar e lidar com quantidades.
(  ) Desenvolve empatia (imagina como os outros podem se sentir).
(  ) Torna-se consciente das atividades mentais e do funcionamento da mente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente, de (V)erdadeiras ou (F)alsas.

Alternativas:
Resolução comentada:
Para Papalia e Feldman (2013), a criança na segunda infância:
• Consegue refletir sobre o objeto sem estar na presença física dele (capacidade simbólica).
• Descobriu que mesmo que a pessoa ou o objeto esteja disfarçado, as propriedades físicas estão mantidas (um professor vestido de pirata é o professor, por exemplo).
• Compreende que os acontecimentos possuem causas (capacidade de relacionar causa com efeito).
• Conta e lida com quantidade (raciocínio lógico e matemático).
• Desenvolve empatia (imagina como os outros podem se sentir).
• Torna-se consciente das atividades mentais e do funcionamento da mente.

Código da questão: 37778
2)
Quais são as duas ciências básicas que sustentam a psicomotricidade?

Alternativas:
Resolução comentada:
A psicomotricidade é sustentada basicamente por dois campos: a psicologia e a neurologia.

Código da questão: 37786
3)
Leia e associe as duas colunas.

Alternativas:
Resolução comentada:
A abordagem multicomponencial atenderá às questões da gênese da psicomotricidade e seu desenvolvimento nos seres humanos, e está mais voltada à pesquisa teórica e aplicação prática da própria psicopedagogia. A multiexperiencial enfocará as dimensões interna e externa do indivíduo em relação às experiências vivenciadas como mediadoras da motricidade, está mais voltada à ação terapêutica e tratamento de casos de transtorno motor e deficiências. Por fim, a abordagem multicontextual investigará a psicomotricidade como uma função que decorre das interações do indivíduo com o meio social no qual está inserido, ou seja, estudo e observação de como o indivíduo utiliza a psicomotricidade para viver nos diversos contextos aos quais pertencem.

Código da questão: 37781
4)
O primeiro contato _________ quando o bebê nasce se dá com a equipe que assessorou o parto. Mas logo em seguida, e por muito tempo, a experiência social mais importante ocorrerá em _________, seguida da convivência escolar. De acordo com esta perspectiva, é a _________ da criança com outros seres humanos que permitirá a ela desenvolver um repertório de habilidades, já que ela passará a __________ a história, os costumes e os hábitos do grupo social ao qual pertence.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.

Alternativas:
Resolução comentada:
o primeiro contato social quando o bebê nasce se dá com a equipe que assessorou o parto. Mas logo em seguida, e por muito tempo, a experiência social mais importante ocorrerá em família, seguida da convivência escolar. De acordo com esta perspectiva, é a interação da criança com outros seres humanos que permitirá a ela desenvolver um repertório de habilidades, já que ela passará a partilhar a história, os costumes e os hábitos do grupo social ao qual pertence.

Código da questão: 37767
5)
Os movimentos rudimentares ocorrem desde os primeiros meses de vida e se intensificam até aos dois anos de idade. São divididos em movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos.
Assinale a alternativa que traz, respectivamente, um exemplo de movimento estabilizador, locomotor e manipulativo para esta faixa etária.

Alternativas:
Resolução comentada:
Os movimentos rudimentares ocorrem desde os primeiros meses de vida e se intensificam até aos dois anos de idade. São divididos em movimentos estabilizadores (controlar a cabeça em linha reta com o tronco, ocorre por volta do primeiro mês de vida; sentar – entre três e oito meses; ficar em pé – entre dez e doze meses), locomotores (arrastar-se – por volta de seis meses; engatinhar – dos nove aos onze meses; andar – dos onze aos quinze meses) e manipulativos (alcançar – entre quatro e cinco meses; apreender – entre cinco e quatorze meses; soltar – entre doze e dezoito meses).

Código da questão: 37788
6)
Analise esta experiência que foi apresentada na Leitura Fundamental do tema 1:
    “Estudos apontados por Bee e Boyd (2011) indicam que é possível observar em fetos que tenham sido estimulados com uma breve leitura diária: ao serem expostos à mesma leitura após o nascimento, houve mudança da frequência cardíaca, indicando que reconheceram o padrão sonoro.”
    As experiências citadas indicam que houve:

    Alternativas:
    Resolução comentada:
    quando o bebê demonstra que já conhecia o som respondendo fisicamente a este mesmo estímulo após seu nascimento, é um sinal de houve aprendizagem fetal.

    Código da questão: 37748
    7)
    A psicomotricidade não se resume apenas a uma descrição acerca da integração das funções __________ e ¬¬¬¬¬__________. É também um campo de estudo e _________, ou seja, investiga como se dá a relação das funções citadas e de que forma é possível proporcionar intervenções que venham a melhorar o desenvolvimento motor do indivíduo.
    A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.

    Alternativas:
    Resolução comentada:
    A psicomotricidade não se resume apenas a uma descrição acerca da integração das funções psíquicas e motoras. É também um campo de estudo e intervenção, ou seja, investiga como se dá a relação das funções citadas e de que forma é possível proporcionar intervenções que venham a melhorar do desenvolvimento motor do indivíduo.

    Código da questão: 37783
    8)
    Leia e analise as afirmativas abaixo:
    I – A psicomotricidade não é importante para a psicopedagogia institucional, já que trata apenas dos aspectos motores dos indivíduos.
    II – Psicomotricidade é a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos precisos, harmônicos e econômicos.
    III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca.
    IV – A psicomotricidade atua em três campos: educativo, reeducativo e terapêutico.
    Estão corretas somente as afirmações:

    Alternativas:
    Resolução comentada:
    Para o psicopedagogo institucional, o conhecimento em psicomotricidade é uma ferramenta importantíssima, pois ela traz informações importantes para um diagnóstico e opções de intervenção (a primeira afirmação é incorreta).
    Uma boa forma para definir psicomotricidade é: a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos precisos, harmônicos e econômicos.
    No século XX, temos, grande influência de Henry Wallon (2007), médico e psicólogo, Julian de Ajuriaguerra (1983), psiquiatra, Le Boulch (1998), médico, psicólogo e educador físico, apresentou o método psicocinético em 1966, defendendo a necessidade de se estabelecer uma ciência do movimento humano aplicada ao próprio desenvolvimento humano. Na década de 1970, o psicopedagogo e psicomotricista Vitor da Fonseca desponta como o maior representante da área.
    Com Wallon e Le Boulch, o olhar para a psicomotricidade repousou sobre sua possibilidade educativa e reeducativa. Isto significa que estes influentes autores compreenderam que a psicomotricidade pode ser usada por professores, pais, terapeutas, psicólogos e psicopedagogos tanto para criar processos educativos (aprender a andar, a segurar o lápis, escrever, etc.) quanto para criar processos reeducativos (após uma debilidade, retomar os movimentos ou, em casos de transtornos ou deficiências, educar-se através da psicomotricidade) e terapêuticos.

    Código da questão: 37782
    9)
    Identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo.
    (   ) A avaliação dos reflexos primitivos não é importante para a avaliação geral do desenvolvimento do neonato.
    (    ) O choro do bebê tem a função de sinalizar uma necessidade: como ele não pode se mover, o choro acaba atraindo a atenção de alguém. Assim, causa repulsa das pessoas.
    (  ) Os estados comportamentais, conhecidos como estados de consciência, são observados em recém-nascidos e estabelecem-se em torno de cinco estágios de vigília e sono: sono profundo, sono mais leve, inquietação e fome, vigília alerta, sonolência (quando alimentados).
    (    ) A existência de reflexos específicos indica que há uma comunicação saudável entre o tronco encefálico (que coordena os movimentos do corpo e recepção de estímulos) e a medula espinhal e demonstra que o bebê possui habilidades físicas importantes que irão se desenvolver, tais como: caminhar, segurar e alcançar objetos.
    Agora, assinale a alternativa que traz a sequência correta de V e F.

    Alternativas:
    Resolução comentada:
    Os testes reflexivos são conduzidos por pediatras e especialistas em bebês. Eles são importantes porque podem ser indicadores de problemas neurológicos.
    O choro do bebê tem a função de sinalizar uma necessidade: como ele não pode se mover, o choro acaba atraindo a atenção de alguém. Assim, ativa a ação responsiva de alguém.
    Os estados comportamentais, conhecidos como estados de consciência (BEE; BOYD, 2011) também são observados em recém-nascidos, e estabelecem-se em torno de cinco estágios de vigília e sono: sono profundo, sono mais leve, inquietação e fome, vigília alerta, sonolência (quando alimentados). E então o ciclo se repete ao longo do dia. Posteriormente, quando o bebê for maior, este ciclo se alterará.
    A existência de reflexos específicos (primitivos) indica que há uma comunicação saudável entre o tronco encefálico e a medula espinhal e demonstra que o bebê possui habilidades físicas importantes que irão se desenvolver, tais como: caminhar, segurar e alcançar objetos.

    Código da questão: 37754
    10)
    Leia e associe as colunas abaixo, em que a coluna da esquerda apresenta os objetivos da psicomotricidade e a da direita, exemplos:

    Alternativas:
    Resolução comentada:
    Os exemplos relativos a cada objetivo estão relacionados corretamente agora:

    Código da questão: 37784

    Poste um Comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem