Tecnologia assistiva e comunicação alternativa


AVA - Questões para exercitar.

1)
Que importante tratado internacional que defende os princípios da inclusão se tornou decreto legislativo com valor de emenda constitucional no Brasil?

Alternativas:
Resolução comentada:
Em 2009, o Congresso Nacional aprovou e a Presidência da República promulgou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, redigida pela ONU. Trata-se do decreto 6.949/09, que hoje tem força de emenda constitucional no país por ter sido aprovado em 2 turnos, com 3/5 dos votos dos membros do congresso.

Código da questão: 19156
2)
Analise a frase abaixo:
O modelo de funcionalidade é adequado para traçar planos de adoção de tecnologia assistiva porque é um modelo que permite ao professor uma prática independente do diagnóstico médico.
Pode-se concluir que:

Alternativas:
Resolução comentada:
Pode-se concluir da leitura do tema 3 que a atuação no modelo de funcionalidade prescinde do diagnóstico médico, mesmo que possa ser auxiliada por esse último. Por um lado, porque os objetivos propostos pela funcionalidade não precisam ser colocados em torno da questão da saúde. Eles podem ser pedagógicos, por exemplo, no caso da educação inclusiva. Por outro, porque o modelo vai se debruçar sobre as relações entre o indivíduo e as barreiras que devem ser retiradas. Nesse sentido, a tecnologia assistiva pode ser planejada em função da funcionalidade que se pretende alcançar.

Código da questão: 20504
3)
Qual a diferença entre design universal e tecnologia assistiva?

Alternativas:
Resolução comentada:
Embora ciências complementares, design universal e tecnologia assistiva têm como principal diferença o fato de que o primeiro se volta para a construção de produtos e ambientes que considerem as diferenças pessoas que vão utilizá-lo, enquanto que a tecnologia assistiva estuda particularmente as pessoas com deficiência e suas necessidades de adaptação.

Código da questão: 21018
4)
Entre as atividades abaixo, qual é exemplo de atividade da vida diária:

Alternativas:
Resolução comentada:
Para a maioria dos autores, são designadas de atividades da vida diária aquelas tarefas rotineiras relacionadas à alimentação, higiene, excreção, vestimenta e outras. Exclui atividades profissionais e escolares, assim como tarefas cognitivas mais complexas.

Código da questão: 21385
5)
Em uma turma escolar, um estudante com baixa visão senta-se mais próximo ao quadro negro do que outros alunos; um estudante com autismo tem permissão de ficar em pé enquanto os outros devem permanecer sentados e um estudante com paralisia cerebral tem direito a utilizar o computador como caderno. Esses exemplos ilustram o princípio de:

Alternativas:
Resolução comentada:
O princípio de equidade sustenta que a igualdade de condições será dada por um tratamento diferenciado, conforme as necessidades de cada estudante.

Código da questão: 18212
6)
Das opções abaixo, quais fazem parte da classificação de barreiras definidas pela Lei Brasileira da Inclusão?
I. Barreiras urbanísticas e arquitetônicas.
II. Barreiras nos transportes.
III. Barreiras na comunicação e na informação.
IV. Barreiras atitudinais.
V. Barreiras tecnológicas.
Assinale a opção correta:

Alternativas:
Resolução comentada:
Todas as opções representam tipos de barreiras pela Lei Brasileira da Inclusão (Lei 13.146/15).

Código da questão: 18275
7)
O comprometimento das funções psicomotoras e das funções mentais globais, conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), podem requerer:
I - Recursos de ajudas técnicas individuais;
II - Serviços de um auxiliar de vida diária (indivíduo treinado para auxiliar as pessoas com deficiência nas tarefas diárias);
III - Produtos e tecnologias gerais para uso pessoal na vida diária;
IV- Produtos e tecnologias de apoio para uso pessoal na vida diária;
V- Encaminhamento da pessoa para instituições especializadas;
VI - Intervenções da área médica.
Marque a opção que corresponde às alternativas corretas:

Alternativas:
Resolução comentada:
Os dois últimos exemplos não são citados na CIF, por não tratar da área médica.

Código da questão: 21450
8)
Softwares para criação de pranchas de comunicação, aplicativos tradutores de Língua Brasileira de Sinais, funções de conversão de texto para voz e voz para texto são exemplos de _________.

Alternativas:
Resolução comentada:
Os exemplos citados são exemplos de como recursos digitais podem auxiliar na comunicação aumentativa e alternativa, fazendo parte dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação.

Código da questão: 21442
9)
Analise a frase abaixo:
Espaços acessíveis devem permitir a passagem de todas as pessoas. Quando um professor vai organizar sua sala de aula, que distância deve deixar entre objetos e móveis para permitir a circulação de cadeiras de roda, de acordo com os princípios de acessibilidade?

Alternativas:
Resolução comentada:
A ABNT define, na norma NBR 9050:2015, um espaço de pelos menos 90 centímetros para a circulação.

Código da questão: 20540
10)
Analise a frase abaixo, que o autor N. Bobbio escreveu no livro "A era dos direitos":
A liberdade e a igualdade dos homens não são um dado de fato, mas um ideal a perseguir; não são uma existência, mas um valor; não são um ser, mas um dever-ser
Esta frase explicita uma importante mudança no paradigma da ciência, que afetará a forma com que enxergamos os direitos. Assinale a alternativa que corretamente assinala que mudança foi essa.

Alternativas:
Resolução comentada:
Ao compreendermos que a liberdade e a igualdade não são um dado de fato, uma existência, fica claro que a ciência não deve buscar um único padrão e sim buscar ideais que permitam a participação social de todos. Essa sociedade será, então, complexa, pois será baseada em ideais, e não na simplicidade natural.

Código da questão: 21020

Comentários

Formulário de contato

Enviar