1)
Analise a imagem a seguir e escolha a alternativa correta sobre que tipo de sistema de símbolos de comunicação alternativa representa e quais suas características.
Fonte: SARTORETTO, BERSCH, 2010, p. 23.
Alternativas:
Símbolos comunicativos: definidos amplamente como quaisquer entidades (objetos reais, desenhos, figuras, palavras, etc) que sejam empregadas para representar outras, sejam elas objetos, ações, relações e conceitos. Na comunicação, símbolo é tudo aquilo que é utilizado para representar o pensamento.
Picture Communication Symbols – PCS: provavelmente o sistema mais utilizado no mundo atualmente. Envolve 3000 figuras altamente icônicas desenhadas de forma estilizada acompanhadas de vocábulo escrito e é destinado a indivíduos cujas habilidades intelectuais não permitem o emprego de sistema abstrato e complexo. Além dos pictogramas, palavras funcionais como artigos e preposições são representadas na ortografia tradicional sem qualquer desenho;
checkCORRETO
Pictogram Ideogram Communication System – PIC: permite a comunicação estimulando habilidades perceptuais e cognitivas, é composto por 400 pictogramas -- desenhos estilizados formando silhuetas brancas sobre um fundo preto, com a palavra escrita impressa acima do desenho. Destinado a indivíduos cujas habilidades intelectuais não permitem o emprego de sistema abstrato e complexo;
Sistema de Símbolos Bliss: atualmente é composto de mais de 2200 símbolos, que podem ser usados isoladamente ou em combinação para construir virtualmente qualquer mensagem. É composto de três tipos de símbolos: pictográficos, ideográficos e arbitrários;
Sistema Rebus: composto por 950 sinais gráficos, dos quais a maioria são pictogramas e alguns são ideogramas. Os rébus simples representam uma palavra ou parte de uma palavra através de um pictograma. Os mais complexos combinam tais pictogramas com letras, números, notas musicais, etc;
Resolução comentada:
A imagem representa os Símbolos de Comunicação por Figuras ou Picture Communication Symbols – PCS, provavelmente o sistema mais utilizado no mundo atualmente. Envolve 3000 figuras altamente icônicas desenhadas de forma estilizada acompanhadas de vocábulo escrito e é, como o PIC, destinado a indivíduos cujas habilidades intelectuais não permitem o emprego de sistema abstrato e complexo como o Bliss. Além dos pictogramas, palavras funcionais como artigos e preposições são representadas na ortografia tradicional sem qualquer desenho.
Código da questão: 18562
2)
Entre as possibilidades de posicionamento na sala de aula na escola, aponte as alternativas corretas sobre o que é mais indicado para cada caso:
I. No caso das crianças com movimentação involuntária, deixar o melhor amigo do lado comprometido, como também os seus materiais, visando que a criança faça transferência do peso para aquele lado, bem como estimular o uso de ambas as mãos.
II. No caso de crianças com paralisia cerebral hemiparesia, é importante que ela se sente no meio da sala, em frente a lousa, para maior simetria.
III. Crianças com maior dificuldade de atenção devem ser sentadas mais à frente, próximas à lousa.
IV. Verificar a interferência de estímulos na sala de aula que possam desviar a atenção do aluno.
V. O posicionamento do professor frente ao aluno deverá favorecer o contato "olho a olho".
Alternativas:
Resolução comentada:
Em relação à posição na sala de aula na escola (BRASIL, 2003, p. 75): 1. No caso das crianças com movimentação involuntária, é importante que ela se sente no meio da sala, em frente lousa, para maior simetria; 2. No caso de crianças com paralisia cerebral hemiparesia, deixar o melhor amigo do lado comprometido, como também os seus materiais, visando que a criança faça transferência do peso para aquele lado, bem como estimular o uso de ambas as mãos; 3. Crianças com maior dificuldade de atenção devem ser sentadas mais à frente, próximas à lousa; 4. Verificar a interferência de estímulos na sala de aula que possam desviar a atenção do aluno; 5. Verificar a iluminação da sala de aula e a presença de reflexo da luz no quadro negro; 6. Verificar a cor do quadro de giz, bem como a cor do giz utilizado para melhor visualização do que é escrito; 7. O posicionamento do professor frente ao aluno deverá favorecer o contato “olho a olho”.
Código da questão: 18740
3)
Compete ao professor de AEE que atende alunos com deficiência física (ALVES, GOTTI, 2006, p. 271):
I. orientar o manejo de materiais adaptados de comunicação alternativa (quando for o caso)
II. vivência de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola
III. atividades de vida diária que envolvam a rotina domiciliar
IV. adaptação ao uso de próteses de membros superiores ou inferiores
V. promover o aprendizado da informática acessível, identificando o melhor recurso de tecnologia assistiva
VI. orientar o professor quanto ao conteúdo que deve ser ensinado e a grade curricular a ser seguida
Alternativas:
-
-
-
I, II, IV e V
checkCORRETO
-
Resolução comentada:
Compete ao professor de AEE que atende alunos com deficiência física: “Orientar o manejo de materiais adaptados de comunicação alternativa (quando for o caso); vivência de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola; atividades de vida diária que envolvam a rotina escolar; adaptação ao uso de próteses de membros superiores ou inferiores; promover o aprendizado da informática acessível, identificando o melhor recurso de tecnologia assistiva; orientar o professor quanto ao uso de metodologia da educação física adaptada” (ALVES, GOTTI, 2006, p. 271). A rotina domiciliar deve ser organizada pela família e o conteúdo assim como a grade curricular a ser seguida são competências do professor da sala comum.
Código da questão: 19094
4)
A acessibilidade no contexto da educação, para o deficiente físico, deve ocorrer por meio de um trabalho colaborativo e da prática das políticas de inclusão, uma vez que são observados no processo de escolarização a falta de:
Alternativas:
sistematização, acompanhamentos sistemáticos e/ou parcerias
checkCORRETO
atividades produtivas e de comunicação no período escolar;
atividades de exploração e manipulação de material em sala de aula;
desempenho diferente do aluno com deficiência física;
ajudas técnicas ou tecnologia assistiva;
Resolução comentada:
Na sala de aula o aluno fica a maior parte do período escolar envolvido em atividades produtivas e de comunicação, o que justifica o uso de ajudas técnicas, ou tecnologia assistiva para promover sua acessibilidade. Tem sido relatado que tais recursos contribuem com o processo de escolarização da criança com deficiência física, embora a implementação deles seja realizada muitas vezes sem sistematização, acompanhamentos sistemáticos e/ou parcerias. Além disso, observa-se a ausência do trabalho colaborativo e da prática das políticas de inclusão (ALVES, MATSUKURA, 2011).
Código da questão: 18664
5)
Cláudio, que tem paralisia cerebral e não consegue falar, está no segundo ano do ensino fundamental e Luana, sua professora de AEE, soube que ele está conseguindo responder às perguntas que a professora da classe regular faz durante as suas aulas, usando as formas alternativas de comunicação que está sendo trabalhado com ele na Sala de Recursos. Que tipo de competência Cláudio demonstra ter desenvolvido?
Alternativas:
Resolução comentada:
No AEE, a comunicação alternativa visa desenvolver competência operacional e funcional. Competência operacional do aluno é seu entendimento e apropriação de seu recurso de comunicação, interagindo, influenciando ações e comportamentos de interesse. A competência funcional do recurso é o efeito deste no contexto escolar e em outros (SARTORETTO, BERSCH, 2010).
Código da questão: 18568
6)
O professor que atua no AEE precisa acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola PORQUE a oferta do AEE prevê na sua organização a identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa;
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira;
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira;
as duas afirmações são falsas.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira;
checkCORRETO
Resolução comentada:
O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização (BRASIL, 2009, Art. 10), entre outras coisas, plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas. Assim, entre as atribuições do professor que atua no AEE, espera-se que acompanhe a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
Código da questão: 18955
7)
É importante analisar se é necessário a utilização de algumas adaptações nos materiais escolares de crianças com deficiência motora porque alunos com deficiência física podem ter dificuldade para segurar o lápis e coordenar os movimentos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
Alternativas:
As duas afirmações são falsas.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Conforme Gil (2005, p. 61) e a Secretaria de Educação Especial (2002, p. 69) apontam, a utilização de algumas adaptações nos materiais escolares de crianças com deficiência motora que têm dificuldade para segurar o lápis e coordenar os movimentos.
Código da questão: 18589
8)
O conceito de deficiência na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), mais conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Art. 2o), define mais que uma condição do organismo, pois considera-se:
Alternativas:
a igualdade com os demais.
a interação com uma ou mais barreiras;
checkCORRETO
-
a estimulação da família;
a probabilidade genética;
Resolução comentada:
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), mais conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Art. 2o), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2015).
Código da questão: 18342
9)
Para proporcionar acessibilidade comunicativa ao estudante com deficiência física, é necessário avaliar:
I. a resposta cognitiva requerida para o manejo do suporte técnico;
II. as opções de saída que este permite para a comunicação, o jogo, o estudo, o controle do ambiente ou a formação e a ocupação profissional;
III. a resistência e portabilidade do suporte técnico.
Quais alternativas estão corretas?
Alternativas:
Resolução comentada:
É necessário considerar que a acessibilidade comunicativa pode ser proporcionada ao estudante com deficiência física avaliando-se a resposta motora requerida para o manejo do suporte técnico; as opções de saída que este permite para a comunicação, o jogo, o estudo, o controle do ambiente ou a formação e a ocupação profissional e; a resistência e portabilidade do suporte técnico (BASIL, 2004).
Código da questão: 18817
10)
Considerando-se que cada aluno é único e que uma mesma deficiência não significa as mesmas necessidades educacionais especiais, deve ser realizada uma avaliação de ingresso no contexto escolar pelo professor especialista da Sala de Recursos Multifuncional e/ou pedagogo da escola. No caso de uma deficiência física, sem deficiência intelectual, qual avaliação pode ser dispensada?
Alternativas:
interpretação e produção de textos
parecer de fisioterapeuta e fonoaudiólogo
recursos de tecnologias assistivas e práticas sociais
-
parecer psicológico
checkCORRETO
Resolução comentada:
Para conhecer as necessidades educacionais especiais dos alunos, deve ser realizada uma avaliação de ingresso no contexto escolar pelo professor especialista da Sala de Recursos Multifuncional e/ou pedagogo da escola. “Deverá enfocar aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação, produção de textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem como as áreas do desenvolvimento, considerando ainda, a utilização da comunicação alternativa para escrita e/ou para fala, recursos de tecnologias assistivas e práticas sociais, acrescida de parecer de fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Em caso de deficiência intelectual associado, complementar com parecer psicológico” (SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, 2011, p. 6).
Código da questão: 18725
Postar um comentário