Educação Especial e Inclusiva

AVA - Questões para exercitar.

Educação Especial e Inclusiva

Metodologia da Pesquisa Científica



1)
Qual o tipo de pesquisa quanto aos procedimentos de coleta de dados que é caracterizada pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento?
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

  • Survey.

  • Estudo de caso.
    checkCORRETO

  • Experimental.

  • Participante.

  • Documental.
Resolução comentada:
O estudo de caso é caracterizado pelo “estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento” (GIL, 2008, p. 58).

Código da questão: 47295
2)
Popper concluiu que as observações e testes empíricos sucessivos não teriam a capacidade de provar que uma teoria era verdadeira – apenas que era falsa. Qual é o nome desse princípio criado por Popper?
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

  • Princípio da falseabilidade.
    checkCORRETO

  • Positivismo.

  • Racionalismo.

  • Empirismo.

  • Princípio da verificabilidade.
Resolução comentada:
Princípio da falseabilidade: Popper concluiu que as observações e testes empíricos sucessivos não teriam a capacidade de provar que uma teoria era verdadeira – apenas que era falsa.

Código da questão: 47287
3)
O enfoque quantitativo se fundamenta em um esquema dedutivo e lógico, busca formular questões de pesquisa e hipóteses para posteriormente testá-las, confia na medição padronizada e numérica.
PORQUE
Utiliza a análise estatística, que é reducionista e pretende generalizar os resultados de seus estudos mediante amostras representativas.
Fonte: Sampieri; Collado; Lucio (2006, p. 19).
Assinale a alternativa acerca das asserções supracitadas, bem como a relação entre elas:

Alternativas:

  • Somente a primeira asserção está correta.

  • Somente a segunda asserção está correta.

  • A primeira asserção está incorreta, e a segunda está correta.

  • A primeira asserção está correta, e a segunda justifica a primeira.
    checkCORRETO

  • A primeira asserção está correta, e a segunda não justifica a primeira.
Resolução comentada:
O enfoque quantitativo se fundamenta em um esquema dedutivo e lógico, busca formular questões de pesquisa e hipóteses para posteriormente testá-las, confia na medição padronizada e numérica, utiliza a análise estatística, é reducionista e pretende generalizar os resultados de seus estudos mediante amostras representativas (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006, p. 19).

Código da questão: 47294
4)
A que tipo de estudo correspondem as seguintes questões de pesquisa: “Qual o nível de insegurança dos habitantes de uma cidade como São Paulo? Em média, quantos assaltos ocorreram diariamente nos últimos 12 meses? Quantos roubos por domicílio? Quantos assaltos a estabelecimentos comerciais? Quantos roubos de veículos automotivos? Quantos feridos?”. Exemplo extraído de Sampieri, Collado e Lucio (2006, p. 113).
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

  • Descritivo.
    checkCORRETO

  • Correlacional.

  • Explicativo.

  • Genérico.

  • Exploratório.
Resolução comentada:
Descritivo, pois busca especificar propriedades e características importantes de qualquer fenômeno que se analise, segundo Sampieri, Collado e Lucio (2006, p. 102).

Código da questão: 47292
5)
Sobre o surgimento do pensamento científico, considere as seguintes afirmações:
I. Os filósofos desempenharam um papel de primeiro plano nessa trajetória.
II. É na Grécia antiga que os instrumentos da lógica são desenvolvidos pelos filósofos Platão e Aristóteles.
III. Por meio de Galileu Galilei os pilares da razão e da experiência não se fundem.
IV. A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade entre os gregos, que foram os povos mais evoluídos nessa época.
V. No positivismo, o pesquisador deve influenciar o objeto do qual trata o estudo, buscando intervir.
São verdadeiras:

Alternativas:

  • III - IV - V.

  • I - II - V.

  • I - II - III.

  • I - II - IV.
    checkCORRETO

  • IV - V.
Resolução comentada:
O intuito de descrever a obra e as referências de alguns atores que contribuíram para o surgimento do pensamento científico é demonstrar como o conceito e o universo da ciência eram historicamente percebidos pelos seus expoentes, em suas diversas acepções. “Os filósofos desempenharam um papel de primeiro plano nessa trajetória, a tal ponto que, durante muito tempo, o saber científico no Ocidente pareceu se confundir com o filosófico” (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 22).
É na Grécia antiga que os instrumentos da lógica são desenvolvidos pelos filósofos Platão e Aristóteles como forma de contrapor as explicações atribuídas aos deuses e à magia (LAVILLE; DIONNE, 1999).
“Platão e Aristóteles dedicaram-se a compreender o espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008, p. 33).
A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade entre os gregos, que foram os povos mais evoluídos nessa época. Eles construíram as primeiras cidades, conquistaram novos territórios e geraram riquezas. As riquezas provocaram crescimento que exigiu soluções práticas para a arquitetura, a agricultura e para a organização social. “Isso explica os avanços na Física, na Geometria, na teoria política (inclusive com a criação do conceito de democracia)” (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008, p. 33).
Por meio de Galileu Galilei os dois pilares se fundem: o da razão e o da experiência, ambos como fontes de conhecimento, ou seja, o Racionalismo e o Empirismo. Galileu foi o primeiro cientista moderno que realizou as primeiras experiências da Física moderna (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).
Depois de tantas contribuições de muitos outros expoentes dentro da história do pensamento científico, que não foram contemplados nesta unidade e nem no quadro cronológico apresentado, ressalta-se, nesta mesma linha de pensamento, já no século XIX, a contribuição de Auguste Comte com uma forma de fazer ciência, chamada por ele de Positivismo.
Considerado o pai da Sociologia, Comte postulou que o conhecimento científico é “válido e genuíno, opondo-se ao conhecimento metafísico, mítico e teológico. [...] A realidade só é aceita se for advinda dos fatos” (APPOLINÁRIO, 2004, p. 158).
Por esta concepção, o pesquisador não deve influenciar o objeto do qual trata o estudo, buscando cuidar para intervir o mínimo possível, e a experimentação deve ser rigorosamente controlada para que seus resultados possam ser generalizados (LAVILLE; DIONNE, 1999).

Código da questão: 47288
6)
O ser humano, desejoso de saber mais, passou a desenvolver um conhecimento mais confiável por meio da racionalidade, conhecido como:

Alternativas:

  • Conhecimento Artístico.

  • Conhecimento Religioso.

  • Senso comum.

  • Conhecimento Filosófico.

  • Conhecimento Científico.
    checkCORRETO
Resolução comentada:
O ser humano, desejoso de saber mais, passou a desenvolver um conhecimento mais confiável por meio da racionalidade, conhecido como saber científico ou conhecimento científico.

Código da questão: 47276
7)
Em relação ao projeto de pesquisa, considere as seguintes afirmações:
I. Para escrever o projeto, algumas leituras já devem ter sido feitas.
II. O gosto pessoal deve prevalecer sobre as exigências da pesquisa.
III. O aluno que não tem leitura e/ou experiência na área em que pretende trabalhar terá condições de discorrer sobre o problema.
IV. O problema é a questão por nós levantada, sendo, em geral, algum assunto em uma área específica que não está resolvido.
V. A originalidade está mais no ponto de vista adotado do que no tema propriamente dito.
São verdadeiras:

Alternativas:

  • II - III - IV.

  • I - II - III - V.

  • I - III - III - IV.

  • I - IV - V.
    checkCORRETO

  • III - V.
Resolução comentada:
Para escrever o projeto, algumas leituras já devem ter sido feitas. Este é o momento de falar sobre as mais relevantes. Contudo, devemos sempre manter o foco. Um livro que achamos fantástico, mas que será usado apenas parcialmente no artigo, não pode ganhar mais evidência do que um texto que será uma das sustentações do argumento. O gosto pessoal não pode prevalecer sobre as exigências da pesquisa. O aluno que não tem leitura e/ou experiência na área em que pretende trabalhar não terá condições de discorrer sobre o problema, a hipótese, os objetivos, a justificativa e a metodologia a ser empregada. O problema é a questão por nós levantada, sendo, em geral, algum assunto em uma área específica que não está resolvido. Há, frequentemente, uma preocupação dos alunos com uma suposta necessidade de ser original. Porém, os trabalhos acadêmicos, em sua maioria, não são “originais”, mas intervenções em discussões relevantes.
A originalidade está mais no ponto de vista adotado do que no tema propriamente dito. Não se encontra um tema original para se escrever um artigo de especialização. Vale mais a pena pensar em contribuir para uma discussão mais ampla (GLAISER, 2014).

Código da questão: 47301
8)
Sobre o conhecimento mágico, considere as seguintes afirmações:
( ) Criticamente é conhecido como um “não conhecimento”.
( ) A ciência acredita em magia.
( ) O conhecimento racional não se opõe ao mítico.
( ) A força da ciência está na legitimação pelo senso comum.
( ) A crença no milagre nasce da visão de um universo no qual o desejo e as emoções podem alterar os fatos.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

Alternativas:

  • V – F – F – V – V.
    checkCORRETO

  • F – V – F – V – F.

  • F – F – F – V – F.

  • V – V – F – V – F.

  • V – V – F – V – V.
Resolução comentada:
O conhecimento mágico criticamente é conhecido como um “não conhecimento”, pois a ciência não acredita em magia. Mas, “o senso comum continua teimosamente a crer no poder do desejo [...]. A crença na magia, como a crença no milagre, nasce da visão de um universo no qual o desejo e as emoções podem alterar os fatos” (ALVES, 2000, p. 17).
O conhecimento racional se opõe ao mítico (que se refere ao mito), pois é um conhecimento sobre o qual se problematiza, e não simplesmente se crê; um conhecimento no qual a explicação é demonstrada por meio da discussão, da exposição clara de argumentos, e não apenas relatada, revelada oralmente (ANDERY, 2001, p. 21).
No mundo contemporâneo, todas essas formas de conhecimento coexistem e nenhuma é superior à outra, de fato, são complementares. Não há fundamento racional sequer para afirmarmos que uma explicação científica seria melhor que uma explicação religiosa, por exemplo. A ciência pós-moderna busca se converter em senso comum, ou seja, a ciência trabalha com o objetivo de “ser” o senso comum, pois a força e a racionalidade da ciência estão na legitimação pelo senso comum (APPOLINÁRIO, 2012).

Código da questão: 47279
9)
Em relação aos tipos e modalidades de apresentação de textos científicos, a ____________________________________ significa simplesmente um texto que versa sobre um único tema.
Assinale a alternativa que melhor corresponde à lacuna:

Alternativas:

  • Indicação do problema.

  • Apresentação dos objetivos.

  • Monografia.
    checkCORRETO

  • Delimitação do tema.

  • Indicação do objeto de estudo.
Resolução comentada:
Monografias: a maioria dos trabalhos científicos pode ser denominada genericamente de monografia, na medida em que esse termo significa simplesmente um texto que versa sobre um único tema. Porém, normalmente nos referimos apenas às teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso como monografias. (APPOLINÁRIO, 2012, p. 86)

Código da questão: 47304
10)
A _______________ apresenta um movimento oposto ao da dedução em relação à apreensão da realidade, e é parte intrínseca da nova ciência, em sintonia com a proposta humanista do mergulho no real sensível.
Assinale a alternativa que melhor corresponde à lacuna:

Alternativas:

  • Corroboração.

  • Proposição.

  • Indução.
    checkCORRETO

  • Inferência.

  • Indagação.
Resolução comentada:
A indução apresenta um movimento oposto ao da dedução em relação à apreensão da realidade, e é parte intrínseca da nova ciência, em sintonia com a proposta humanista do mergulho no real sensível.

Código da questão: 47281

TGD, altas habilidades, superdotação e AEE


1)
Leia as frases abaixo e verifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) A inclusão dificulta a educação da cognição social.
( ) Os alunos TGD ou TEA precisam de um olhar específico para o desenvolvimento da cognição social.
( ) O desenvolvimento da cognição social pode ser chamado de socialização, num linguajar mais técnico.
( ) O professor precisa entender e valorizar as habilidades sociais e os conhecimentos desenvolvidos pelas trocas relacionais dos alunos.
( ) O contexto escolar é o melhor ambiente para se aprender tolerância, respeito, controle do corpo e da ansiedade, entre outras habilidades de convivência.
A sequência correta é:

Alternativas:

  • F, V, F, V, V
    checkCORRETO

  • F, V, V, F, V

  • V, V, F, V, F

  • V, F, F, V, V

  • F, F, V, F, V
Resolução comentada:
A inclusão facilita a educação da cognição social. O desenvolvimento da cognição social pode ser chamado de socialização, num linguajar mais pedagógico.

Código da questão: 20532
2)
Sobre as crianças com altas habilidades, reflita sobre as afirmações e escolha a alternativa correta:
I - Crianças com altas habilidades raramente apresentam necessidade de orientação e apoio psicológico.
II - São público-alvo da Educação Especial por necessitarem de atendimento diferenciado.
III - Sempre se sentem acolhidas e pertencentes ao grupo, já que sempre se destacam.
IV - Precisam do apoio do professor para que não sofram rejeição dos demais colegas.
V - Podem provocar sentimento de inferioridade nas outras pessoas, prejudicando alguns relacionamentos.

Alternativas:

  • As afirmações I, II e III estão corretas.

  • As afirmações I, III e IV estão corretas.

  • As afirmações III, IV e V estão corretas.

  • As afirmações II, III e V estão corretas.

  • As afirmações II, IV e V estão corretas.
    checkCORRETO
Resolução comentada:
São público-alvo da Educação Especial por necessitarem de atendimento diferenciado.
Precisam do apoio do professor para que não sofram rejeição dos demais colegas.
Podem provocar sentimento de inferioridade nas outras pessoas, prejudicando alguns relacionamentos.

Código da questão: 20012
3)
Complete o trecho com a sequência correta das palavras:
Todos sabemos que existem muitos alunos com necessidades especiais nas escolas. É preciso que os professores estejam preparados para receber esses alunos e, para tanto, é __________ obter _______________ sobre cada necessidade e não apenas _______________ ou suposições. Percebemos, então, a necessidade de _______________das disciplinas voltadas à inclusão na _______________ dos professores.

Alternativas:

  • primordial, conhecimento, hipóteses, redução, categoria.

  • irrelevante, conhecimento, informações, redução, formação

  • primordial, informação, conhecimentos, ampliação, formação

  • primordial, conhecimento, informações, ampliação, formação
    checkCORRETO

  • irrelevante, informação, conhecimentos, ampliação, categoria.
Resolução comentada:
Todos sabemos que existem muitos alunos com necessidades especiais nas escolas. É preciso que os professores estejam preparados para receber esses alunos e, para tanto, é primordial obter conhecimento sobre cada necessidade e não apenas informações ou suposições. Percebemos, então, a necessidade de ampliação das disciplinas voltadas à inclusão na formação dos professores.

Código da questão: 20721
4)
Preencha as lacunas com as palavras na sequência correta:
O autismo precisa ser visto pelo professor, principalmente, com um ___________________________, essa visão dará condições de se trabalhar com as ________________________ e investir pesado logo no início do ____________________.

Alternativas:

  • enfoque regressivo; atividade referenciadas; desenvolvimento infantil

  • enfoque evolutivo;  intervenções adequadas;  ensino fundamental

  • enfoque evolutivo;  intervenções adequadas;  desenvolvimento infantil
    checkCORRETO

  • enfoque disciplinar; atividades referenciadas; desenvolvimento infantil

  • Enfoque disciplinar; intervenções adequadas; ensino fundamental
Resolução comentada:
O autismo precisa ser visto pelo professor, principalmente, com um enfoque evolutivo, essa visão dará condições de se trabalhar com as intervenções adequadas e investir pesado logo no início do desenvolvimento infantil.

Código da questão: 20501
5)
Escreva V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O professor é o grande mediador da aprendizagem, suas intervenções pedagógicas dirigem e orientam o aprendizado.
( ) Os métodos de comunicação TEACCH, PECS e ABA buscam a autonomia do autista.
( ) A realidade virtual amplia as possibilidades terapêuticas das abordagens tradicionais.
( ) Os ambientes virtuais podem ser a única estratégia para o desenvolvimento cognitivo do autista.
( ) Os autistas possuem grande capacidade de imaginar.
A sequência correta é:

Alternativas:

  • F, F, V, V, V

  • V, F, V, F, V

  • V, V, V, F, F
    checkCORRETO

  • V, V, F, F, V

  • F, V, F, V, F
Resolução comentada:
O professor é o grande mediador da aprendizagem, suas intervenções pedagógicas dirigem e orientam o aprendizado. Os métodos de comunicação TEACCH, PECS e ABA buscam a autonomia do autista. A realidade virtual amplia as possibilidades terapêuticas das abordagens tradicionais.

Código da questão: 20042
6)
Escreva V (verdadeiro) ou F (falso) após analisar as afirmações abaixo:
( ) Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs) têm sido estudados desde o século XVIII.
( ) Hoje, a origem dos TGDs já é amplamente conhecida, estudada e divulgada.
( ) Não existe cura para o autismo e os demais TGDs.
( ) Quanto mais cedo o diagnóstico e o início das terapias, melhor as respostas do indivíduo que possui algum TGD.
( ) É necessário o início das terapias para que haja o ajuste do indivíduo na sociedade. Para tanto, devem participar do processo, médicos, terapeutas, pais e professores.
A sequência correta é:

Alternativas:

  • V, V, F, F, F

  • V, F, V, F, V

  • F, F, V, V, V
    checkCORRETO

  • F, V, F, V, V

  • F, F, V, V, F
Resolução comentada:
Os estudos sobre os TGDs iniciaram no século XX apenas e sua origem ainda é pesquisada, já que continua desconhecida.

Código da questão: 20688
7)
Preencha as lacunas com as palavras na sequência correta:
Para uma boa _______________ em grupo, são necessários comportamentos humanos de _______________ e altruísmo. Os alunos TEA precisam ter esses comportamentos desenvolvidos, já que neles estes são ­­­­________________. Assim, deve-se trabalhar a
_______________, o canal de comunicação eficaz e a ______________ em grupos.

Alternativas:

  •  atividade,  cooperação, extremos,  compensação,  comunicação

  • convivência, superação,  inexistentes,  estimulação, atividade

  • convivência, cooperação, inexistentes, estimulação, comunicação
    checkCORRETO

  • convivência,  superação,  extremos,  estimulação,  atividade

  • atividade,  cooperação,  inexistentes, compensação,  comunicação
Resolução comentada:
Para uma boa convivência em grupo, são necessários comportamentos humanos de cooperação e altruísmo. Os alunos TEA precisam ter esses comportamentos desenvolvidos, já que neles estes são inexistentes. Assim, deve-se trabalhar a estimulação, o canal de comunicação eficaz e a comunicação em grupos.

Código da questão: 19885
8)
Sobre a utilização da Tecnologia na Educação, complete o trecho com as palavras na sequência correta:
A dificuldade de _______________ nas escolas é uma questão que só pode ser superada com _______________ em conexões de mais qualidade. Não tem outro jeito. Com poucos recursos o uso de tecnologias mobile não é tão _______________. Reverter esse cenário, exige a mobilização das esferas pública e privada para firmar _______________ que ofertem o essencial.

Alternativas:

  • parcerias, investimento, eficiente, objetivos

  • conexão, desenvolvimento, relevante, parcerias

  • conexão, objetivos, relevante, parcerias

  • parcerias, desenvolvimento, relevante, objetivos

  • conexão, investimento, eficiente, parcerias
    checkCORRETO
Resolução comentada:
A dificuldade de conexão nas escolas é uma questão que só pode ser superada com investimento em conexões de mais qualidade. Não tem outro jeito. Com poucos recursos o uso de tecnologias mobile não é tão eficiente. Reverter esse cenário, exige a mobilização das esferas pública e privada para firmar parcerias que ofertem o essencial.

Código da questão: 20855
9)
Sobre a utilização da Tecnologia na educação, verifique:
( ) As tecnologias móveis não são capazes de substituir as salas de informática
( ) Uma das vantagens das tecnologias móveis é não ficar limitada a um espaço fixo.
( ) Com regras e orientações, o uso do celular em sala de aula pode ser uma maneira do professor envolver os alunos entediados.
( ) O trabalho com as tecnologias móveis deve ser realizado sempre individualmente para que o professor não perca o controle da sala de aula.
A sequência correta é:

Alternativas:

  • V, V, F, F

  • F, F, V, V

  • F, F, V, F

  • V, F, V, F

  • F, V, V, F
    checkCORRETO
Resolução comentada:
O trabalho com as tecnologias móveis pode ser realizado individualmente ou em grupo, para que o professor não perca o controle da sala de aula.
De acordo com a atividade proposta, as tecnologias móveis podem ou não substituir as salas de informática

Código da questão: 20840
10)
Escreva V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Os professores se sentem perdidos diante da diversidade presente em sala de aula.
( ) A formação dos professores para o trabalho com a educação inclusiva apresenta nívies de excelência.
( ) A questão das altas habilidades é amplamente discutida nos cursos de pedagogia.
( ) Ainda é muito reduzida a carga horária destinada às disciplinas inclusivas nas universidades.
( ) O professor pode apresentar um sentimento de inferioridade com relação aos alunos com altas habilidades, o que pode atrapalhar o desempenho em sala de aula.
A sequência correta é:

Alternativas:

  • V, F, F, V, V
    checkCORRETO

  • V, F, V, F, V

  • F, V, V, V, F

  • V, V, F, F, V

  • F, F, V, V, F
Resolução comentada:
A formação dos professores para o trabalho com a educação inclusiva apresenta grandes falhas.
A questão das altas habilidades é pouco discutida nos cursos de pedagogia.

Código da questão: 20545

Deficiência intelectual e AEE



1)
A Legislação prevê a obrigatoriedade de oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, considerando a complexidade da condição de deficiência intelectual, aponte a afirmativa correta:

Alternativas:

  • A família é obrigada a aceitar a matrícula a criança com deficiência intelectual no AEE.

  • É obrigação da família matricular as crianças com deficiência intelectual na rede regular de ensino (Educação Básica) e no Atendimento Educacional Especializado.

  • A escola é quem define se a criança com deficiência intelectual frequentará o AEE.

  • A família pode optar por matricular ou não a criança com deficiência intelectual no AEE.
    checkCORRETO

  • O professor especialista pode elaborar o Plano de AEE e definir os dias de atendimento sem anuência da família da criança.
Resolução comentada:
A oferta do AEE é obrigatória, contudo, a participação do estudante é uma decisão da família.

Código da questão: 19147
2)
Sobre a Lei 8.213/91 (Lei de cotas), quanto aos direitos da pessoa com deficiência ao trabalho, o que o documento determina?
I - Até 100 (cem) funcionários, reservar 2% das vagas para pessoas com deficiência;
II - A reserva de vagas deve ocorrer com empresas que tenham de 100 (cem funcionários) em diante;
III - A dispensa do funcionário com deficiência só pode ocorrer após a contratação de um novo funcionário com deficiência;
IV - As reservas de vagas vão de 2% a 5%, de acordo, respeitando as determinações da Lei;
V - A contratação de pessoas com deficiência pode ser substituída pelo pagamento de impostos federais.
Indique quais afirmativas estão corretas:

Alternativas:

  • II, III e IV.
    checkCORRETO

  • III, IV e V.

  • II, IV e V.

  • I, II e V.

  • I, III e IV.
Resolução comentada:
De acordo com a Lei nº 8.213 a determinação de cotas é válida para empresas que tenham acima de 100 funcionários, as reservas variam entre 2% e 5%. Para demitir a pessoa com deficiência a empresa deve ter contratado outra pessoa com deficiência.

Código da questão: 18841
3)
Várias são as possibilidades para a superação de barreiras no contexto escolar, dentre elas estão:
I - preparar os professores e demais agentes escolares, por meio de orientações e cursos de capacitação;
II - desenvolver senso de responsabilidade para todos os estudantes, sem diferenciação, ou seja, todos os estudantes têm obrigações e direitos;
III- prever a flexibilização curricular desde a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola;
IV- entender que as crianças com deficiência intelectual precisam se adequar aos espaços escolares e não o contrário;
V - oferecer um currículo com conteúdos mais simples, que não exijam resolução de problemas.

Alternativas:

  • II, III e V.

  • I, II, III, IV e V.

  • I, II, IV e V.

  • I, II e III.
    checkCORRETO

  • II, III, IV e V.
Resolução comentada:
O espaço escolar deve se adequar para receber a criança com deficiência, além disso, ela deve participar de todas as atividades, com adequações necessárias às suas necessidades.

Código da questão: 19150
4)
Com base no material estudado assinale exemplos de estímulos para a criança com deficiência intelectual:
I - estimular a interação por meio da conversa, toque e música.
II - propiciar o desenvolvimento da autonomia e independência.
III - estimular o desenvolvimento da linguagem e habilidades motoras por meio da brincadeira.
IV - incentivar a interação com outras crianças.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

  • I, II, III, IV.
    checkCORRETO

  • I, II, IV.

  • I, II, III.

  • I, III, IV.

  • II, III.
Resolução comentada:
Todas as afirmativas correspondem aos estímulos que podem ser ofertados à criança. Por meio da brincadeira, da música, das interações com os demais a criança tem a possibilidade de se desenvolver em diferentes aspectos. Além disso, espera-se que ela se torne uma pessoa autônoma e independente.

Código da questão: 19450
5)
De acordo com Rego (2012), o desenvolvimento do pensamento e modos de comportamento da criança se desenvolvem:

Alternativas:

  • a partir das interações com o meio social e objetos da cultura, mediados pelo adulto;
    checkCORRETO

  • a partir das interações com o meio social e objetos da cultura sem a necessidade de mediação.

  • quando a criança começa a falar e sistematizar as ideias;

  • a partir do 3º mês de vida;

  • a partir do momento em que a criança ingressa na educação infantil;
Resolução comentada:
Logo ao nascer, a atividade psicológica do bebê é elementar e determinada por sua herança biológica, contudo, o desenvolvimento do pensamento e modos de comportamento se desenvolvem à partir das interações com o meio social e objetos da cultura, mediados pelo adulto.

Código da questão: 19250
6)
Considerando a necessidade de oferecer processos avaliativos que verifiquem os avanços apresentados pelos estudantes com deficiência intelectual, que rompam com padrões de aprendizagem, alguns instrumentos de práticas avaliativas a serem utilizados são:
I - observação;
II - registro (fotos, gravações em áudio e em vídeo);
III - fichas descritivas, relatórios individuais, caderno ou diário de campo;
IV - provas operatórias (individuais e em grupos);
V - portfólio.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Alternativas:

  • II, IV e V.

  • IV.

  • I, II, III, IV e V.
    checkCORRETO

  • III e IV

  • I e II.
Resolução comentada:
Ultrapassar uma visão padronizada de ensino e aprendizagem é possibilitar diferentes meios avaliativos, a fim de considerar os avanços apresentados pelos estudantes nas diferentes situações e contextos.

Código da questão: 18794
7)
De acordo com Bueno (2001), a partir de qual documento internacional as discussões sobre a política de inclusão escolar no Brasil foram aprofundadas?

Alternativas:

  • Declaração de Salamanca.
    checkCORRETO

  • Declaração dos Direitos Humanos.

  • Declaração de Montreal.

  • Convenção da Guatemala.

  • Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes.
Resolução comentada:
De acordo com Bueno, foi a partir da Declaração de Salamanca (1994) – uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade – que se aprofundaram as discussões quanto às políticas de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no ensino regular.

Código da questão: 18826
8)
De acordo com a Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (AAIDD), qual é a definição de deficiência intelectual?

Alternativas:

  • Limitações irreversíveis no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) e no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de habilidades sociais, conceituais e práticas. 

  • Limitações significativas tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) quanto no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de habilidades sociais, conceituais e práticas. Esta deficiência origina-se antes dos18 anos de idade.
    checkCORRETO

  • Limitações significativas tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) quanto no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de habilidades sociais, conceituais e práticas. Podendo ocorrer ao longo de toda a vida

  • Limitações tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) quanto no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de habilidades sociais, conceituais e práticas. Esta deficiência origina-se antes dos 20 anos de idade.

  • Limitações significativas na fala, dificuldade de aprendizagem, hiperatividade e comprometimento nas relações interpessoais. Esta deficiência origina-se antes dos18 anos de idade.
Resolução comentada:
De acordo com a AAIDD, a deficiência intelectual é definida por: Limitações significativas tanto no funcionamento intelectual (raciocínio, aprendizagem, resolução de problemas) quanto no comportamento adaptativo, que abrange uma gama de habilidades sociais, conceituais e práticas. Esta deficiência origina-se antes dos18 anos de idade.

Código da questão: 19451
9)
Ao concluir o curso de graduação o diploma do estudante com deficiência intelectual o habilitará para:

Alternativas:

  • o Ensino Superior não habilita o estudante para atuação profissional, tendo em vista sua condição de deficiência intelectual.

  • o estudante com deficiência intelectual não recebe diploma do curso, apenas certificação de participação como ouvinte.

  • como se trata de um estudante com deficiência intelectual o diploma terá uma observação limitando o campo de atuação profissional.

  • atuar apenas em atividades técnicas.

  • atuação na área de formação assim como todos os demais concluintes do curso.
    checkCORRETO
Resolução comentada:
Não há diferenciação entre os concluintes com e sem deficiência, todos gozam dos mesmos direitos.

Código da questão: 19318
10)
A formação em educação profissional do estudante com deficiência pode ser oferecida por:

Alternativas:

  • apenas por instituições privadas como SENAC e SENAI;

  • apenas pela Rede Federal de Educação Profissional;

  • apenas por instituições de educação especial voltadas para o ensino profissionalizante;

  • apenas por centros de habilitação e reabilitação profissional.

  • programas de educação, em articulação com Programas de Educação Profissional, sejam públicos ou privados;
    checkCORRETO
Resolução comentada:
A formação em educação profissional é ampla, pode ser realizada, por exemplo, por meio de Programa de Educação de Jovens e Adultos, articulado com a Educação Profissional, Programas de Educação Profissional oferecidos por meio de ações governamentais (federais e estaduais), ou em parceria com instituições privadas, cooperativas ou associações.

Código da questão: 19320

Deficiência física e AEE


1)
Analise a imagem a seguir e escolha a alternativa correta sobre que tipo de sistema de símbolos de comunicação alternativa representa e quais suas características.



Fonte: SARTORETTO, BERSCH, 2010, p. 23.

Alternativas:

  • Símbolos comunicativos:  definidos amplamente como quaisquer entidades (objetos reais, desenhos, figuras, palavras, etc)  que sejam empregadas para representar outras, sejam elas objetos, ações, relações e conceitos.  Na comunicação, símbolo é tudo aquilo que é utilizado para representar o pensamento.

  • Picture Communication Symbols – PCS: provavelmente o sistema mais utilizado no mundo atualmente. Envolve 3000 figuras altamente icônicas desenhadas de forma estilizada acompanhadas de vocábulo escrito e é destinado a indivíduos cujas habilidades intelectuais não permitem o emprego de sistema abstrato e complexo. Além dos pictogramas, palavras funcionais como artigos e preposições são representadas na ortografia tradicional sem qualquer desenho;
    checkCORRETO

  • Pictogram Ideogram Communication System – PIC: permite a comunicação estimulando habilidades perceptuais e cognitivas, é composto por 400 pictogramas -- desenhos estilizados formando silhuetas brancas sobre um fundo preto, com a palavra escrita impressa acima do desenho.  Destinado a indivíduos cujas habilidades intelectuais não permitem o emprego de sistema abstrato e complexo;

  • Sistema de Símbolos Bliss: atualmente é composto de mais de 2200 símbolos, que podem ser usados isoladamente ou em combinação para construir virtualmente qualquer mensagem. É composto de três tipos de símbolos: pictográficos, ideográficos e arbitrários;

  • Sistema Rebus: composto por 950 sinais gráficos, dos quais a maioria são pictogramas e alguns são ideogramas. Os rébus simples representam uma palavra ou parte de uma palavra através de um pictograma. Os mais complexos combinam tais pictogramas com letras, números, notas musicais, etc;
Resolução comentada:
A imagem representa os Símbolos de Comunicação por Figuras ou Picture Communication Symbols – PCS, provavelmente o sistema mais utilizado no mundo atualmente. Envolve 3000 figuras altamente icônicas desenhadas de forma estilizada acompanhadas de vocábulo escrito e é, como o PIC, destinado a indivíduos cujas habilidades intelectuais não permitem o emprego de sistema abstrato e complexo como o Bliss. Além dos pictogramas, palavras funcionais como artigos e preposições são representadas na ortografia tradicional sem qualquer desenho.

Código da questão: 18562
2)
Entre as possibilidades de posicionamento na sala de aula na escola, aponte as alternativas corretas sobre o que é mais indicado para cada caso:
I. No caso das crianças com movimentação involuntária, deixar o melhor amigo do lado comprometido, como também os seus materiais, visando que a criança faça transferência do peso para aquele lado, bem como estimular o uso de ambas as mãos.
II. No caso de crianças com paralisia cerebral hemiparesia, é importante que ela se sente no meio da sala, em frente a lousa, para maior simetria.
III. Crianças com maior dificuldade de atenção devem ser sentadas mais à frente, próximas à lousa.
IV. Verificar a interferência de estímulos na sala de aula que possam desviar a atenção do aluno.
V. O posicionamento do professor frente ao aluno deverá favorecer o contato "olho a olho".

Alternativas:

  • III, IV e V
    checkCORRETO

  • I e II

  • II, III e V

  • I, III e V

  • III e IV
Resolução comentada:
Em relação à posição na sala de aula na escola (BRASIL, 2003, p. 75): 1. No caso das crianças com movimentação involuntária, é importante que ela se sente no meio da sala, em frente lousa, para maior simetria; 2. No caso de crianças com paralisia cerebral hemiparesia, deixar o melhor amigo do lado comprometido, como também os seus materiais, visando que a criança faça transferência do peso para aquele lado, bem como estimular o uso de ambas as mãos; 3. Crianças com maior dificuldade de atenção devem ser sentadas mais à frente, próximas à lousa; 4. Verificar a interferência de estímulos na sala de aula que possam desviar a atenção do aluno; 5. Verificar a iluminação da sala de aula e a presença de reflexo da luz no quadro negro; 6. Verificar a cor do quadro de giz, bem como a cor do giz utilizado para melhor visualização do que é escrito; 7. O posicionamento do professor frente ao aluno deverá favorecer o contato “olho a olho”.

Código da questão: 18740
3)
Compete ao professor de AEE que atende alunos com deficiência física (ALVES, GOTTI, 2006, p. 271):
I. orientar o manejo de materiais adaptados de comunicação alternativa (quando for o caso)
II. vivência de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola
III. atividades de vida diária que envolvam a rotina domiciliar
IV. adaptação ao uso de próteses de membros superiores ou inferiores
V. promover o aprendizado da informática acessível, identificando o melhor recurso de tecnologia assistiva
VI. orientar o professor quanto ao conteúdo que deve ser ensinado e a grade curricular a ser seguida

Alternativas:

  • II, IV e VI

  • IV, V e VI

  • I, III, V e VI

  • I, II, IV e V
    checkCORRETO

  • I, II e III
Resolução comentada:
Compete ao professor de AEE que atende alunos com deficiência física: “Orientar o manejo de materiais adaptados de comunicação alternativa (quando for o caso); vivência de mobilidade e acesso a todos os espaços da escola; atividades de vida diária que envolvam a rotina escolar; adaptação ao uso de próteses de membros superiores ou inferiores; promover o aprendizado da informática acessível, identificando o melhor recurso de tecnologia assistiva; orientar o professor quanto ao uso de metodologia da educação física adaptada” (ALVES, GOTTI, 2006, p. 271). A rotina domiciliar deve ser organizada pela família e o conteúdo assim como a grade curricular a ser seguida são competências do professor da sala comum.

Código da questão: 19094
4)
A acessibilidade no contexto da educação, para o deficiente físico, deve ocorrer por meio de um trabalho colaborativo e da prática das políticas de inclusão, uma vez que são observados no processo de escolarização a falta de:

Alternativas:

  • sistematização, acompanhamentos sistemáticos e/ou parcerias
    checkCORRETO

  • atividades produtivas e de comunicação no período escolar;

  • atividades de exploração e manipulação de material em sala de aula;

  • desempenho diferente do aluno com deficiência física;

  • ajudas técnicas ou tecnologia assistiva;
Resolução comentada:
Na sala de aula o aluno fica a maior parte do período escolar envolvido em atividades produtivas e de comunicação, o que justifica o uso de ajudas técnicas, ou tecnologia assistiva para promover sua acessibilidade. Tem sido relatado que tais recursos contribuem com o processo de escolarização da criança com deficiência física, embora a implementação deles seja realizada muitas vezes sem sistematização, acompanhamentos sistemáticos e/ou parcerias. Além disso, observa-se a ausência do trabalho colaborativo e da prática das políticas de inclusão (ALVES, MATSUKURA, 2011).

Código da questão: 18664
5)
Cláudio, que tem paralisia cerebral e não consegue falar, está no segundo ano do ensino fundamental e Luana, sua professora de AEE, soube que ele está conseguindo responder às perguntas que a professora da classe regular faz durante as suas aulas, usando as formas alternativas de comunicação que está sendo trabalhado com ele na Sala de Recursos. Que tipo de competência Cláudio demonstra ter desenvolvido?

Alternativas:

  • atencional

  • linguística

  • operacional
    checkCORRETO

  • intelectual

  • funcional
Resolução comentada:
No AEE, a comunicação alternativa visa desenvolver competência operacional e funcional. Competência operacional do aluno é seu entendimento e apropriação de seu recurso de comunicação, interagindo, influenciando ações e comportamentos de interesse. A competência funcional do recurso é o efeito deste no contexto escolar e em outros (SARTORETTO, BERSCH, 2010).

Código da questão: 18568
6)
O professor que atua no AEE precisa acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola PORQUE a oferta do AEE prevê na sua organização a identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas:

  • a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa;

  • a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira;

  • as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira;

  • as duas afirmações são falsas.

  • as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira;
    checkCORRETO
Resolução comentada:
O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização (BRASIL, 2009, Art. 10), entre outras coisas, plano do AEE: identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas. Assim, entre as atribuições do professor que atua no AEE, espera-se que acompanhe a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

Código da questão: 18955
7)
É importante analisar se é necessário a utilização de algumas adaptações nos materiais escolares de crianças com deficiência motora porque alunos com deficiência física podem ter dificuldade para segurar o lápis e coordenar os movimentos.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Alternativas:

  • As duas afirmações são falsas.

  • A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
    checkCORRETO
Resolução comentada:
Conforme Gil (2005, p. 61) e a Secretaria de Educação Especial (2002, p. 69) apontam, a utilização de algumas adaptações nos materiais escolares de crianças com deficiência motora que têm dificuldade para segurar o lápis e coordenar os movimentos.

Código da questão: 18589
8)
O conceito de deficiência na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), mais conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Art. 2o), define mais que uma condição do organismo, pois considera-se:

Alternativas:

  • a igualdade com os demais.

  • a interação com uma ou mais barreiras;
    checkCORRETO

  • a condição da sociedade;

  • a estimulação da família;

  • a probabilidade genética;
Resolução comentada:
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), mais conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Art. 2o), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2015).

Código da questão: 18342
9)
Para proporcionar acessibilidade comunicativa ao estudante com deficiência física, é necessário avaliar:
I. a resposta cognitiva requerida para o manejo do suporte técnico;
II. as opções de saída que este permite para a comunicação, o jogo, o estudo, o controle do ambiente ou a formação e a ocupação profissional;
III. a resistência e portabilidade do suporte técnico.
Quais alternativas estão corretas?

Alternativas:

  • I e III

  • Somente II

  • Somente I

  • I e II

  • II e III
    checkCORRETO
Resolução comentada:
É necessário considerar que a acessibilidade comunicativa pode ser proporcionada ao estudante com deficiência física avaliando-se a resposta motora requerida para o manejo do suporte técnico; as opções de saída que este permite para a comunicação, o jogo, o estudo, o controle do ambiente ou a formação e a ocupação profissional e; a resistência e portabilidade do suporte técnico (BASIL, 2004).

Código da questão: 18817
10)
Considerando-se que cada aluno é único e que uma mesma deficiência não significa as mesmas necessidades educacionais especiais, deve ser realizada uma avaliação de ingresso no contexto escolar pelo professor especialista da Sala de Recursos Multifuncional e/ou pedagogo da escola. No caso de uma deficiência física, sem deficiência intelectual, qual avaliação pode ser dispensada?

Alternativas:

  • interpretação e produção de textos   

  • parecer de fisioterapeuta e fonoaudiólogo

  • recursos de tecnologias assistivas e práticas sociais

  • sistemas de numeração

  • parecer psicológico
    checkCORRETO
Resolução comentada:
Para conhecer as necessidades educacionais especiais dos alunos, deve ser realizada uma avaliação de ingresso no contexto escolar pelo professor especialista da Sala de Recursos Multifuncional e/ou pedagogo da escola. “Deverá enfocar aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação, produção de textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem como as áreas do desenvolvimento, considerando ainda, a utilização da comunicação alternativa para escrita e/ou para fala, recursos de tecnologias assistivas e práticas sociais, acrescida de parecer de fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Em caso de deficiência intelectual associado, complementar com parecer psicológico” (SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, 2011, p. 6).

Código da questão: 18725

Deficiência visual e AEE


1)
De acordo com o alfabeto braile apresentado abaixo, faça a leitura da palavra solicitada:


Questão 48 WBA0215

Assinale a alternativa que corresponde à palavra abaixo:


Questão 48 - 2


Alternativas:

  • ORIENTAÇÃO

  • CEGUEIRA
    checkCORRETO

  • MOBILIDADE

  • TERAPIAS

  • AMOREIRA
Resolução comentada:
A palavra é cegueira.

Código da questão: 22302
2)
O professor do atendimento Educacional Especializado, deve atuar nas salas de recurso multifuncionais. Alguma das atribuições desses profissionais são:
I- Elaboração, execução e avaliação do plano de AEE do aluno;
II- Definição do cronograma e das atividades do atendimento do aluno;
III- Organização de estratégias pedagógicas e identificação e produção de recursos acessíveis;
IV- Emissão de laudos com diagnósticos dos alunos com deficiência.
É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

  • III

  • I

  •  I, II e III
    checkCORRETO

  • I, II, III e  IV

  • I, II e IV
Resolução comentada:
O professor de AEE não faz emissão de laudos. Apenas os médicos especialistas.

Código da questão: 20834
3)
Sabemos que a criança com deficiência visual terá que utilizar de outros sentidos para se desenvolver e compreender o mundo em que vive. Assim, podemos afirmar que:
I. A relação que estabelecerá com seus pares e o ambiente que vive influenciarão no seu desenvolvimento.
II. Não haverá necessidade de adaptações para que a criança com deficiência visual esteja incluída no sistema escolar.
III. A criança irá se desenvolver independente dos estímulos que receber do meio e das pessoas com que convive.
IV. As barreiras atitudinais também podem influenciar no processo de desenvolvimento e inclusão desse aluno.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas:

  • I, II e IV.

  • I, II e III.

  • I e IV.
    checkCORRETO

  • II e III.

  • I, II, III e IV.
Resolução comentada:
As adaptações são fundamentais para o desenvolvimento da criança com deficiência visual, bem como os estímulos que recebe do meio e das pessoas com que convive.

Código da questão: 21924
4)
Sobre a deficiência visual é correto afirmar que:
I- Divide-se em cegueira e baixa-visão.
II- A cegueira, refere-se à ausência total da resposta visual. Pode ser classificada em congênita ou adquirida.
III- A baixa-visão corresponde a uma miopia ou hipermetropia avançada.
IV- A cegueira adquirida se caracteriza pela perda total de visão após os cinco anos de idade.
É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

  • II e III

  • I, III e IV

  • I, II, III e  IV

  • I e III

  •  I, II e IV
    checkCORRETO
Resolução comentada:
A baixa visão ou visão subnormal caracteriza-se como a alteração na capacidade visual, ocasionando rebaixamento na acuidade visual, redução do campo visual e da sensibilidade aos contrastes. Pode ser classificada em leve, moderada, severa ou profunda e decorrente de doenças como: doenças de retina, glaucoma, catarata, traumas, diabetes, senilidade, entre outras causas.

Código da questão: 21689
5)
Louis Braille, após perder a visão, desenvolveu um sistema de comunicação, reconhecido mundialmente.
Acerca desse sistema é correto afirmar que:
I - A escrita do braile pode ser realizada com a reglete e o punção ou por meio das máquinas braile;
II - A cela Braille é formada por um conjunto de seis pontos dispostos em três linhas e duas colunas;
III- Na fase de alfabetização é importante trabalhar com o tamanho original das celas, a fim de não confundir a leitura das crianças.
IV- A direção para escrita no reglete é da direita para a esquerda e a leitura é realizada da esquerda para a direita.
Assinale a alternativa que responde corretamente as afirmativas apresentadas.

Alternativas:

  • As afirmações I, II e III estão corretas. 

  • As afirmações III e IV estão corretas. 

  • As afirmações I, II e IV estão corretas. 
    checkCORRETO

  • As afirmações I, III e IV estão corretas.

  • As afirmações I e IV estão corretas.
Resolução comentada:
Na fase da alfabetização os professores normalmente trabalham com celas maiores produzidas em madeira, EVA, e cartolina, para que a criança inicie o contato com letras e números, desenvolvendo habilidades táteis para posteriormente se adequarem ao alfabeto de tamanho padrão.

Código da questão: 20885
6)
A tecnologia Assistiva é a área que utiliza recursos e serviços para promover a inclusão e garantir a acessibilidade. É organizada em modalidades. São elas:
I- Comunicação aumentativa e alternativa;
II- Recursos de acessibilidade ao computador;
III- Atendimento oftalmológico;
IV- Projetos arquitetônicos para acessibilidade.
É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas:

  • I, II e III

  • III

  • I, II e IV
    checkCORRETO

  • I

  • I, II, III e  IV
Resolução comentada:
Os recursos ópticos são classificados como recurso de tecnologia assistiva, mas o atendimento do especialista que os prescreve, não.

Código da questão: 22314
7)
O ato de brincar traz benefícios para todas as crianças, mas especialmente para a criança com deficiência visual proporciona estímulos importantes para o seu desenvolvimento, ele exercita situações de interação, de apropriação de regras e rotinas do dia-a-dia.
Em relação ao brincar podemos afirmar que:

Alternativas:

  • A criança com deficiência visual não necessita de experiências concretas com jogos e brinquedos.

  • Por ter deficiência visual, a criança não irá conseguir brincar, o que deve ser substituído por outra atividade.

  • Para brincar a criança com deficiência visual não necessitará de nenhum tipo de adaptação, isso não é importante.

  • O jogo simbólico é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança com deficiência visual.
    checkCORRETO

  • A deficiência visual não leva a nenhum atraso no tipo de brincadeira realizada pela criança, independe do meio.
Resolução comentada:
O jogo simbólico é fundamental para o desenvolvimento da criança, e para ocorrer deve ser estimulado a partir do meio e das experiências da criança.

Código da questão: 21993
8)
A baixa-visão pode ser classificada em leve, moderada, severa ou profunda e decorrente de doenças como: doenças de retina, glaucoma, catarata, traumas, diabetes, senilidade entre outras causas. Essas doenças podem ocasionar a perda da visão:
I. central
II. periférica
III. difusa do campo visual
IV. total e sensibilidade ao contraste.
É correto o que afirma em:

Alternativas:

  • I, II, III e  IV

  • I e IV

  •  I, II e III
    checkCORRETO

  • II e III

  • ) I, III e IV
Resolução comentada:
A baixa-visão pode ocasionar a perda da visão central, perda da visão periférica, perda difusa do campo visual, diminuição da sensibilidade ao contraste.

Código da questão: 20931
9)
A história da humanidade reflete períodos de exclusão, discriminação, integração e inclusão. As pessoas com deficiência visual, na antiguidade, receberam diversos tratamentos, dos quais podemos citar:

Alternativas:

  • Eram aceitas e podiam se desenvolver na educação e no trabalho.

  • Eram aceitas e tornavam-se bons guerreiros, contribuindo para as cidades.

  • Não sofriam nenhum tipo de discriminação por parte da sociedade.

  • Eram tratadas em reabilitação para se desenvolverem satisfatoriamente.

  • Quando crianças eram mortas, quando adultos, eram abandonadas.
    checkCORRETO
Resolução comentada:
Na antiguidade as pessoas com deficiência não tinham direito à vida ou à educação. Quando nasciam com a deficiência eram mortas, e quando a adquiriam na fase adulta, eram abandonadas.

Código da questão: 22889
10)
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi um marco na história da legislação nacional para a inclusão escolar. Esse documento garante:
I) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior;
II) Atendimento educacional especializado;
III) Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
IV) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar;
Assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • As afirmações II, III e IV estão corretas. 

  • As afirmações I,  II e III estão corretas . 

  • As afirmações I,II, III e IV estão corretas.
    checkCORRETO

  • As afirmações I e IV estão corretas.

  • As afirmações III e IV estão corretas. 
Resolução comentada:
Todos os itens citados revelam os objetivos garantidos na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Código da questão: 21348

Problemas e distúrbios de aprendizagem


1)
Uma garota de 12 anos é encaminhada pela escola onde estuda a um profissional especializado em dificuldades e distúrbios da aprendizagem. Segundo relato da escola, esta aluna já repetiu de ano duas vezes por não conseguir alcançar a média necessária e está sob ameaça de uma nova reprovação. Frente às possibilidades de intervenção abaixo, quais delas seriam as mais assertivas:
I. Pensar em atividades que sejam do interesse do aluno/paciente.
II. Propor atividades que exigem a regulação da atenção de modo gradativo, respeitando sempre o limite de cada aluno.
III. Utilizar estratégias diferenciadas de ensino.
IV. Encaminhar para uma instituição especializada.
Estão CORRETAS somente as afirmações:

Alternativas:

  • I, II e III.
    checkCORRETO

  • III e IV.

  • I, II, III e IV.

  • I e II.

  • Somente IV.
Resolução comentada:
Vários são os encaminhamentos possíveis em relação a pessoa com TDAH, tais como: pensar em atividades que sejam de seu interesse e tentar conduzir seu processo de aprendizagem por esta via; propor atividades que exigem a regulação da atenção de modo gradativo; e utilizar estratégias diferenciadas de ensino.

Código da questão: 50537
2)
Segundo Henri Wallon, quais seriam as dimensões necessárias a serem consideradas na constituição da pessoa?
( ) Motor.
( ) Afetivo.
( ) Cognitivo.
( ) Espacial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente:

Alternativas:

  • V, V, V, V.

  • F, V, V, V.

  • V, F, F, F.

  • V, V, V, F
    checkCORRETO

  • V, V, F, F.
Resolução comentada:
Segundo Henri Wallin, as dimensão que precisam ser consideradas na constituição da pessoa são: motor, afetivo e cognitivo.

Código da questão: 22168
3)
O trabalho com problemas e distúrbios de aprendizagem pode ser realizado de__________, através de atividades ____________ e ou ___________.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.

Alternativas:

  • única forma, em grupo ou na escola.

  • diversas formas, grupo e com os amigos;

  • diversas formas, em família e com os amigos;

  • única forma, individuais em consultório;

  • diversas formas, individuais e grupo;
    checkCORRETO
Resolução comentada:
As atividades de intervenção com problemas e distúrbios de aprendizagem podem ser realizadas de muitas formas, em propostas tanto individuais quanto grupais.

Código da questão: 22171
4)
Qual é o primeiro estágio de desenvolvimento da escrita?

Alternativas:

  • A escrita pictográfica, com a utilização de desenhos e rascunhos.

  • A imitação, sem a atribuição de sentidos e significados.
    checkCORRETO

  • A escrita alfabética, com o início do processo de escolarização.

  • A imitação, com atribuição de sentidos e significados.

  • A escrita pictográfica, com a utilização de gestos e desenvolvimento motor.
Resolução comentada:
O aprendizado da escrita começa logo no momento em que a criança começa a imitar o movimento motor envolvido na escrita, sem mesmo atribuir nenhum sentido e significado àquilo que está expressando.

Código da questão: 22797
5)
Um dos problemas em relação ao diagnóstico da discalculia é a ligação deste problema a ____________, em que a pessoa enquadrada neste tipo de diagnóstico é considerada como _____________ em relação a diferentes formas _________.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas.

Alternativas:

  • uma disfunção social, capaz, de escrita.

  • uma disfunção orgânica, incapaz, numéricas;
    checkCORRETO

  • uma disfunção orgânica, capaz, numéricas;

  • uma disfunção emocional, capaz, numéricas; 

  • uma disfunção social, incapaz, de escrita;
Resolução comentada:
O diagnóstico da dislexia associa-se muito a uma disfunção orgânica, favorecendo a rotulação do aluno como incapaz em relação às habilidades numéricas.

Código da questão: 22512
6)
Nos casos de dificuldade e distúrbio de aprendizagem, é necessário realizar uma avaliação:

Alternativas:

  • que considere o contexto social e histórico da dificuldade de aprendizagem, sem contudo desconsiderar as questões individuais;
    checkCORRETO

  • que considere o ambiente físico;

  • considerar a relação escola – família.

  • focalizar no aluno;

  • analisar as relações escolares;
Resolução comentada:
Nos casos de dificuldade e de distúrbio da aprendizagem é importante realizar uma avaliação que considere o contexto social e histórico do sujeito a fim de identificar as causas do problema.

Código da questão: 22811
7)
Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2008), é direito da pessoa com necessidade educacional especial, no que se refere ao seu processo de escolarização:
( ) frequentar exclusivamente instituições especializadas;
( ) frequentar o ensino regular gratuito;
( ) o estado tem o dever de assegurar a acessibilidade física e pedagógica.
( ) permanecer em salas especiais dentro da escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.

Alternativas:

  • F, V, V, F.
    checkCORRETO

  • V, F, V, V.

  • V, V, V, V.

  • F, F, V, F.

  • V, V, F, F.
Resolução comentada:
Segundo a Convenção sobre os Diretos das Pessoas com Deficiência (2008), é direito de toda pessoa com necessidade educacional especial frequentar o ensino regular gratuito, recebendo toda condição necessária para sua acessibilidade.

Código da questão: 21940
8)
O TDAH é pensado como diagnóstico em situações em que:

Alternativas:

  • Dificuldade em realizar atividades envolvendo o raciocínio numérico.

  • Dificuldade em decodificar as letras.

  • Dificuldade na escola, sobretudo no que se refere a capacidade de concentração nas atividades, resultando em um baixo desempenho escolar.
    checkCORRETO

  • A criança ou adulto apresenta bastante dificuldade em aprender conteúdos básicos do cotidiano.

  • Dificuldade em processar os conteúdos escolares.
Resolução comentada:
O TDAH é considerado como diagnóstico em situações em que há uma dificuldade escolar, em especial na capacidade de conseguir manter-se atento nas atividades, o que resulta em um baixo desempenho escolar.

Código da questão: 22611
9)
Uma garota de 10 anos é encaminhada para um atendimento especializado com a queixa de dificuldade com a escrita, apresentando erros ortográficos e gramaticais. Caso você fosse o profissional responsável pelo caso, qual seria sua principal intervenção?

Alternativas:

  • Favorecer o maior contato com a leitura e selecionar as palavras que têm mais dificuldade para repetir por várias vezes.

  • Favorecer o desenvolvimento cognitivo a fim de esperar o momento certo para o aprendizado da escrita.

  • Encaminhar para uma avaliação neuropsicológica. 

  • Favorecer um maior contato com a leitura e escrita, envolvendo temas que sejam de seu interesse.
    checkCORRETO

  • Favorecer o desenvolvimento psicomotor, em especial com atividades de repetição e cópia de palavras.
Resolução comentada:
Em casos de dificuldade com a escrita, é importante estimular a leitura e a prática da escrita utilizando-se de temas que sejam do interesse do aluno.

Código da questão: 22934
10)
Os alunos com dificuldade de aprendizagem são alunos que precisam de uma:

Alternativas:

  • Avaliação Psicológica.

  • Educação Especial.
    checkCORRETO

  • Apoio Familiar.

  • Avaliação neurológica.

  • Encaminhamento a uma instituição especializada.
Resolução comentada:
São alunos que precisam de uma educação especial, que atenda suas capacidades e necessidades de aprendizado.

Código da questão: 22826

#Problemasedistúrbiosdeaprendizagem #DeficiênciavisualeAEE #DeficiênciafísicaeAEE #DeficiênciaintelectualeAEE #TGD,altashabilidades,superdotaçãoeAEE #MetodologiadaPesquisaCientífica

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem