COLETIVO CRIADOUROS REALIZA OCUPAÇÃO VIRTUAL DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA COM ATIVIDADES CULTURAIS


Complexo Cultural de Planaltina - Foto SECEC

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o Coletivo Criadouros começa em novembro o projeto de Ocupação Virtual do Complexo Cultural de Planaltina com a disponibilização de cinco espetáculos em vídeo, transmissão de lives com artistas da cidade, e conteúdo exclusivo sobre o projeto na internet, gratuitamente.

Inicialmente idealizado para acontecer presencialmente, o projeto de ocupação se adaptou ao formato online em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), para assim oferecer gratuitamente ao público uma programação cultural diversificada e voltada para diferentes públicos de todas as idades, inclusive bebês.

Abrindo a programação, uma conversa entre as equipes do Complexo Cultural de Planaltina e do Coletivo Criadouros será transmitida ao vivo no dia 04 de novembro às 20h no Instagram. Será um momento para que o público conheça o conteúdo do projeto, e saiba como está sendo a produção e reinvenção cultural nesse momento de pandemia.

Na programação estão os espetáculos do repertório do Coletivo Criadouros: Achadouros - Teatro para Bebês e Cria, além de obras independentes desenvolvidas por seus integrantes: O Violinista Mosca Morta, Sementes e Unalome, que ficarão em cartaz durante uma semana cada no site www.criadouros.com. Para o lançamento das temporadas, acontecerão lives com a equipe artística dos espetáculos pelo Instagram @ccplanaltina, integrando na programação conversas e depoimentos de técnicos, produção, atores, direção musical e cênica.

“Achadouros - Teatro para Bebês”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, convida o público a aventurar-se com duas personagens em seu quintal imaginário. “O Violinista Mosca Morta” traz à cena um palhaço tentando executar seu concerto musical apesar de uma mosca inconveniente. Em “Sementes” a palhaça Ananica brinca e faz poesia com o imaginário das plantas e dos frutos. “Cria” mostra os percursos de duas mulheres dentro da transitoriedade do espaço-tempo. O espetáculo “Unalome”, inspirado no livro “Mulheres que correm com os lobos” de Clarissa Pinkola Estés, dá expressão artística a símbolos e arquétipos universais relacionados ao feminino por meio da linguagem circense, da dança e do teatro de sombras.

Os espetáculos dedicados à primeira infância fazem parte de um movimento teatral que atualmente ocupa um lugar de crescente relevância nos palcos e nas instituições de ensino infantil no Brasil e no mundo. Os espetáculos infanto-juvenis são ações que também se dirigem aos educadores e aos adultos que podem, através dessa arte, redimensionar a sua própria relação com este público quando muitas vezes, equivocadamente, subestimam a infinita capacidade de percepção e recriação destes. Já os espetáculos adultos dizem respeito a um contexto teatral de inovações cênicas contemporâneas e trabalham com a linguagem do circo, da palhaçaria em que a dramaturgia, essencialmente brasiliense, foi construída em processos criativos originais.

Criadouros é um coletivo formado por Caísa Tibúrcio, Marcelo Augusto, Nara Faria e Pedro Caroca. A primeira parceria se deu em 2015 com o espetáculo “Achadouros - Teatro para Bebês” com direção de José Regino. O espetáculo recebeu o Prêmio Sesc do Teatro Candango de Melhor Espetáculo Infantil e Menção Honrosa no Prêmio CBTIJ. Em 2017 o coletivo estreou “Cria”, com dramaturgia e direção de Ana Flávia Garcia. “Cria” recebeu em seu ano de estreia o Prêmio Sesc do Teatro Candango nas categorias de dramaturgia (Ana Flávia Garcia), iluminação (Marcelo Augusto Santana) e cenário (Roustang Carrilho). Com seu repertório premiado, o coletivo circulou por todo o Distrito Federal e nacionalmente com apresentações em cidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso e Goiás por meio de eventos, festivais e patrocínios da iniciativa pública.

PROGRAMAÇÃO
Lives

Dia 04 de novembro
Live de Abertura da Ocupação Virtual do Complexo Cultural de Planaltina
Dia 11 de novembro
Live com Marcelo Augusto do espetáculo Cria
Dia 18 de novembro
Live com Lucas Tiburcio do espetáculo Sementes
Dia 25 de novembro
Live com Mafá Nogueira do espetáculo O Violinista Mosca Morta
Dia 02 de dezembro
Live com Lívia Brandão do espetáculo Unalome
Dia 09 de dezembro
Live com José Regino do espetáculo Achadouros - Teatro para Bebês
Sempre às quartas-feiras, às 20h
Local: www.instagram.com/ccplanaltina
Acesso gratuito e livre para todos os públicos

Temporadas dos espetáculos
De 12 a 17 de novembro a partir das 20h
Espetáculo Cria
De 19 a 24 de novembro a partir das 16h
Espetáculo Sementes
De 26 de novembro a 1º de dezembro a partir das 16h
Espetáculo O Violinista Mosca Morta
De 03 a 08 de dezembro a partir das 20h
Espetáculo Unalome
De 10 a 15 de dezembro a partir das 16h
Espetáculo Achadouros - Teatro para Bebês
Local: www.criadouros.com
Acesso gratuito
Verificar classificação indicativa de cada espetáculo.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem