Síndrome de impacto é uma das causas mais comuns para dores nos ombros

 

Dor no ombro - Imagem de Divulgação

De acordo com a Academia Americana dos Cirurgiões Ortopédicos, localizada nos Estados Unidos, a síndrome de impacto gera uma das dores que mais acometem os ombros dos adultos. Esse problema é decorrente de uma doença inflamatória degenerativa, que requer muita atenção, pois essa região possui uma das articulações mais complexas do corpo humano.

De acordo com André Giusti, ortopedista e especialista em ombro da Clínica Salus Ortopedia, localizada em Brasília, a patologia é caracterizada pela impactação mecânica de determinadas estruturas. "Os sintomas mais comuns indicam dores na parte frontal e lateral do braço e incômodos na hora de realizar algum movimento. Muitas vezes, a fragilidade no local se manifesta com mais frequência no período noturno", informa.

Atividades físicas de grande impacto e, inclusive, movimentos realizados no momento da natação, podem acusar o problema. Isso porque a degeneração ocorre devido aos atritos causados pela compressão do arco coracoacromial, responsável por formar parte do arcabouço ósseo.

Além disso, indivíduos de 40 a 50 anos são mais propensos a desenvolverem a lesão. Contudo, a mudança de hábitos esportivos e a readaptação de atividades laborais são algumas das dicas para evitar a piora da síndrome.

“O tratamento inicial pode ser conservador, por meio de repouso, medicamentos e fisioterapia específica. Caso a lesão se torne grave, o ortopedista pode recorrer ao procedimento cirúrgico, por meio da artroscopia”, pontua Giusti.

De acordo com o médico, são realizadas pequenas incisões no ombro para que uma câmera e pinças especiais sejam inseridas para guiar o momento da operação. Com a tática, é possível realizar a descompressão do ombro, evitando impacto entre as estruturas e, também, reparando das lesões encontradas, como o rompimento do manguito rotador.

Cuidados no dia a dia

Por se tratar de uma estrutura delicada, o ombro deve ser avaliado com cautela pelo ortopedista. Qualquer sinal de desconforto já é um indicativo de que algo está errado. Aos pacientes já diagnosticados com a síndrome de impacto de ombro, é preciso estipular limitações de movimentos.

“Cada indicação vai depender da fase em que a lesão se encontra, mas, no geral, carregar peso e atividades que exigem grande esforço do membro, durante a vigência do tratamento, devem ser evitadas. Medidas analgésicas e anti-inflamatórias auxiliarão na melhora. Entretanto, é preciso investir em exercícios leves para promover novamente a flexibilidade local quando a síndrome ainda estiver aguda”, orienta.

Sintomas da Síndrome do Impacto de Ombro:

- Dores no braço ou ombro;

- Fraqueza muscular;

- Limitação do movimento;

- Dor na face lateral do braço;

- Fraqueza dos membros superiores;

- Sensibilidade à dor.

 

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

 

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

 

SERVIÇO:

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul 
QNM 17 - Conjunto H, Lote 30 - Ed. São Miguel - Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937

Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil - Salas 342, 344 e 346 
Telefone: (61) 3349-1186

Taguatinga Norte
QND 47 - Lotes 17/18 - Sala 104 e 105 - Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem