Aparelho auditivo facilita diálogo entre pessoas com dificuldades de ouvir de máscara

 

Aparelho auditivo com inteligência artificial

Pode parecer brincadeira, mas a realidade é que muita gente não consegue ouvir perfeitamente usando a máscara de proteção, devido à barreira que o tecido causa entre quem transmite a mensagem e quem ouve. A redução é de 3 a 12 decibéis, de acordo com uma pesquisa publicada na The Hearing Review. 


Na avaliação da fonoaudióloga Milkhia Beatriz, da Microsom, empresa especializada em aparelhos auditivos, ouvir pode ser ainda mais difícil, pois não existe o apoio da movimentação labial e expressões faciais ao falar. “As pessoas utilizam o movimento dos lábios para melhor compreender o que está sendo falado. Uma boa opção é fazer reuniões on-line ou baixar um aplicativo de transcrição instantânea”, destaca. 


Como solução, o Grupo Microsom trouxe para Brasília o Via AI. O acessório apresenta uma memória visual, ativada por meio de um aplicativo e o usuário  pode conversar normalmente com alguém que esteja usando máscara. “Com esse aparelho, a pessoa pode colocar o modo máscara e consegue ampliar de 4 a 6 decibéis as frequências”, explica Milkhia. 


Ainda de acordo com fonoaudióloga, o uso da máscara torna-se ainda mais desafiador para pessoas com deficiência auditiva. Uma outra alternativa é usar o “face shield”, viseira de proteção transparente que protege o rosto por completo; ou máscaras transparentes apenas na região da boca. Em situações de interação com outras pessoas, também é possível, solicitar o acompanhamento de alguém para  auxiliar na comunicação. 


Sobre a Microsom 


Referência em saúde auditiva, o grupo Microsom faz parte da história da cidade desde 2001. A clínica tem como objetivo trazer mais conforto aos pacientes com deficiência auditiva, oferecendo tecnologia de ponta. Na capital, a empresária Mariluce Cordeiro está à frente da direção geral coordenando as quatro unidades espalhadas pelo DF. 


Recentemente, o grupo foi o primeiro a trazer para Brasília, os produtos da linha “VIA AI”, que são aparelhos auditivos com inteligência artificial. Entre as funcionalidades destacamos o sensor de quedas, localizador, tradutor simultâneo e até monitoramento de atividade física e cognitiva. “Nós sempre visamos a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva de grau leve a severo”, afirma Mariluce.



Microsom

Endereço: QS 3 Loja 123 - Taguatinga/DF 

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 18h

Siga: @microsombrasilia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem