OIM celebra Semana dos Migrantes entre 14 e 18 de dezembro

Na semana em que se festeja o Dia Internacional dos Migrantes, celebrado em 18 de dezembro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) estende as comemorações ao longo dos dias com eventos online e projeções culturais em diversas cidades do Brasil, fomentando a discussão sobre o tema das migrações

A apresentação da estratégia da OIM para jovens migrantes, a entrega de certificações para governos locais, exposição de fotos, assim como o lançamento do Plano de Resposta para os Refugiados e Migrantes da Venezuela da Plataforma R4V- Resposta a Venezuelanas e Venezuelanos estão na programação.

“O Dia Internacional para os Migrantes é uma data celebrada pelas Nações Unidas para reconhecer os cerca de 272 milhões de migrantes internacionais no mundo todo. Em 2020, com a pandemia de COVID-19, os desafios se tornaram ainda maiores para os migrantes em situação de vulnerabilidade e não podemos deixar que essa situação afete os seus direitos”, ressalta o Chefe de Missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux

Para ampliar o debate sobre a inclusão dos migrantes e os benefícios que a migração bem gerida traz tanto para os migrantes quanto para as comunidades de acolhida, os diversos eventos são realizados em parcerias com governo federal, estaduais e municipais, organizações da sociedade civil e setor privado, colocando em destaque diferentes ações relativas à atuação da OIM no Brasil.

O Webinar Oportunidades para Jovens Migrantes abre a programação da semana no dia 14, às 15h, com o lançamento da estratégia do Projeto Oportunidades para jovens venezuelanos e de países vizinhos ao Brasil. O evento contará com depoimentos de jovens migrantes sobre o processo de integração no Brasil, pronunciamento de autoridades do governo federal; relatos de boas práticas de organizações parceiras da OIM, como o SENAI de Santa Catarina, a Visão Mundial, e a IBM; além de uma atração cultural para celebrar o Dia Internacional dos Migrantes que será revelada no dia.;

Em complemento ao evento, em janeiro, uma série de cartilhas para apoiar jovens venezuelanos e migrantes de países vizinhos no Brasil, dirigidas aos próprios jovens, ao setor público, ao setor privado e às organizações da sociedade civil estará disponível para download ao público em geral e será utilizado em capacitações com parceiros.

Na terça-feira (15), às 15h, será o dia do lançamento do Plano de Resposta para Refugiados e Migrantes da Venezuela 2021 (RMRP, na sua sigla em inglês). Uma ação coordenada pela plataforma R4V - Resposta para Venezuelanos e Venezuelanos, composta por 46 organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas e co-liderada pela OIM e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). O evento é realizado em parceria com o Governo Federal.

Em 2021, os parceiros da R4V deverão ampliar significativamente os seus esforços para apoiar as autoridades nacionais, estaduais e municipais nas suas respostas, e reforçar as ações de assistência e integração das pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela. Para alcançar esse objetivo, serão necessários USD 98 milhões para implementar o Plano de Resposta de 2021 no Brasil e ajudar a aliviar as necessidades urgentes dos mais vulneráveis.

Em cerimônia virtual coordenada com 27 governos locais de todas as regiões do Brasil, na quarta-feira (16), às 15h, será o dia da Entrega do Selo MigraCidades, um processo de certificação de governança migratória local, fruto da parceria entre a OIM e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).;

A plataforma MigraCidades oferece ferramentas e capacitações para os governos locais verificarem a abrangência de suas políticas migratórias existentes, bem como identificarem potenciais políticas a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida.

Fechando a semana, na sexta-feira (18), a OIM e a Cáritas Brasileira em parceria realizam a PANAS – Exposição Urbana sobre Migração. Uma seleção de 46 fotos feita por chamada pública será apresentada em vídeo em uma projeção simultânea em prédios de nove capitais do Brasil: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Recife e São Paulo.

O intuito da iniciativa é contar histórias por imagens e sensibilizar a população sobre a migração, o acolhimento e a integração dos venezuelanos e demais migrantes no Brasil. Além das projeções, as fotos também ganharão uma exposição virtual no site da OIM.

Todos os eventos da Semana do Migrantes são abertos ao público e podem ser acessados sem cadastro prévio.

Serviços:
14.12 - Webinar Oportunidades para Jovens Migrantes
15h no YouTube da OIMBrasil



15.12 - Lançamento do Plano de Resposta para Refugiados e Migrantes da Venezuela 2021
15h pelo Zoom: https://bit.ly/3qDtdlZ / ID da reunião: 936 5447 1227 / Senha de acesso: 515938



16.12 - Entrega do Selo MigraCidades
15h no YouTube da OIMBrasil



18.12 - PANAS – Exposição Urbana sobre Migração
19h com projeções em Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Recife e São Paulo (endereços completos disponíveis aqui) Exposição virtual em brazil.iom.int/panas2020



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem