4 curiosidades sobre o Curry, um dos ingredientes mais apreciados do Japão

 

Curry Rice
Quickly Travel


Se você é daqueles que acham o sushi ou o rãmen como uma das maiores estrelas da culinária japonesa, saiba que está redondamente enganado! Do outro lado do mundo quem manda e desmanda na gastronomia local é o Curry, que tem até um dia para chamar de seu no calendário japonês, 22 de janeiro.

No Brasil, o ingrediente pode não ser tão querido quanto no Japão, mas será lembrado da mesma forma graças à 1ª Semana do Curry, de 22 a 28 de janeiro, organizada pela JETRO (Japan External Trade Organization).

Para celebrar e homenagear o ingrediente, a Quickly Travel, agência de viagens especializada no destino Japão e uma das subdistribuidoras oficiais de ingressos para os Jogos de Tóquio, reunirão algumas curiosidades sobre o Curry.

Confira:

- Origem

O Curry é um tempero de origem indiana, feito de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz moscada, cravinho, pimenta e canela. Foi levado ao Japão durante a Era Meiji (1869 – 1913) por uma pequena comunidade inglesa, que se instalou em Yokohama, quando os portos foram abertos ao ocidente e em pouco tempo se tornou muito popular na culinária local. Hoje, é bastante apreciado por adultos e crianças em todo o país e está presente em diversos pratos.

- Grandes quantidades...

Em média, cada pessoa no Japão consome aproximadamente 73 pratos de curry por ano. Isso equivale a pelo menos uma refeição por semana com o ingrediente.

- Queridinho das crianças

Além dos adultos, as crianças também adoram o Curry japonês. Nutritivo, saudável e saboroso, o ingrediente está presente no cardápio das merendas escolares do Japão desde 1948 e é um verdadeiro sucesso!

- Curry Rice

Entre as muitas possibilidades de receitas com o pozinho amarelo, como o Kare Udon e Kare-pan, o Karê Raisu (Curry Rice) é a mais famosa e bastante antiga. Apareceu pela primeira vez em um cardápio de restaurante em 1877, em Tóquio, como preparação do ocidente. A origem é incerta, mas os boatos apontam para um intercâmbio cultural entre marinheiros japoneses, britânicos e indianos.

Deu vontade?

Aqui no Brasil o prato pode ser encontrado em alguns dos melhores restaurantes, como o By Koji, que além de oferecer o prato em seu menu, também te ensina a fazer o famoso Karê Raisu na sua própria casa.

Confira a receita: 

Curry Rice - By Koji

Ingredientes:

2 cebolas
2 cenouras
3 batatas
2 talos de salsão
3 tomates
2 kg contra filé
Dois tabletes de Curry
600g Curry em flocos
4 litros de água.
Sal a gosto

 Modo de preparo

Corte todos os legumes e a carne em cubos

Cozinhe a cenoura e batatas em uma panela por 10 minutos (ponto al dente). Coloque os demais legumes em uma panela de pressão. Após a pressão, deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Separe aos cubos de carne dos legumes. Reserve.

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e depois passe em uma peneira para extrair o caldo.

Escorra a água da batata e cenoura.

Em uma panela, acrescente o caldo de legumes, cenoura, batata e carne para cozinhar. Acrescente o sal e os tabletes de curry e mexa até dissolver. Deixe cozinhar por meia hora

Acrescente karê em flocos.

Sirva-se com arroz

Rende até 10 porções.

Quem preferir desfrutar o preparo do By Koji, o Curry rice faz parte do almoço executivo da unidade do Albert Eintein no valor de R$ 70.


Curry Rice
Quickly Travel


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem