Mostra inédita traz os famosos filmes clássicos de horror produzidos pelo mais antigo e tradicional estúdio de cinema inglês

 

A maldicao da mumia 1964 - divulgação


A mostra Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília de 16 de fevereiro a 14 de março, com entrada franca. Antes das sessões presenciais na sala de cinema, haverá um curso com três aulas e dois debates online. Tudo gratuito. 

 

No dia 27 de janeiro aconteceu a primeira aula do curso ministrado pelo curador Eduardo Reginato sobre a história do Estúdio Hammer. O curso aborda as primeiras produções, a grande virada, a ascensão até a decadência. Diretores, atores, as características marcantes do estilo Hammer de horror, sua influência no cinema fantástico moderno, o legado deixado pela extensa filmografia e seus fiéis seguidores no cinema. A segunda aula do curso está marcada para 17 de fevereiro (quarta), às 19 horas. A terceira aula acontece no dia 24 de fevereiro (quarta), às 20 horas.

 

Na quinta (28 de janeiro), às 19 horas, acontece o debate online com Daniel Caetano, cineasta, crítico e professor de cinema da UFF, e Carlos Primati, crítico, escritor e pesquisador especializado em cinema fantástico.  

 

O segundo debate online será em 04 de fevereiro (quinta), às 19 horas, com a participação do cineasta Marco Dutra e do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda. 

 

Cada ação online tem duração de aproximadamente duas horas e pode ser acompanhada pelo aplicativo Zoom nos respectivos links. 

 

Confira datas, atividades e links de acesso:

 

28 de janeiro (quinta) - 19 horas - Debate online - Com Carlos Primati e Daniel Caetano: bit.ly/DebateHammer28

 

04 de fevereiro (quinta) - 19 horas - Debate online - Com Marco Dutra e Marcelo Miranda: bit.ly/DebateHammer04

 

17 de fevereiro - Curso com Eduardo Reginato - Aula 02 - Com Eduardo Reginato: bit.ly/CursoEstudioHammerAula2

 

24 de fevereiro (quarta) - 20 horas - Curso online - Aula 03 - Com Eduardo Reginato: bit.ly/CursoEstudioHammerAula3

 

A mostra “Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror” é a maior já realizada na América Latina com os famosos filmes clássicos de horror produzidos pelo mais antigo e tradicional estúdio de cinema inglês. Os curadores Eduardo Reginato e Danilo Crespo selecionaram 30 longas-metragens produzidos entre as décadas de 1950 e 1970, que têm uma legião de fãs no mundo todo, como os cineastas Quentin Tarantino, Steven Spielberg e Martin Scorsese, e que são, até hoje, cultuados, copiados, parodiados e reverenciados. 

As sessões dos filmes acontecem nos cinemas dos CCBBs. No Rio de Janeiro, a mostra começou em 6 de janeiro e vai até 1º de fevereiro; em São Paulo, de 20 de janeiro a 8 de fevereiro; e, em Brasília, de 16 de fevereiro a 14 de março. 

O Estúdio Hammer era uma pequena produtora britânica de produção familiar que dominou o mercado global de terror e continua sendo altamente influente. A Hammer ressuscitou os ícones góticos descartados por Hollywood após a II Grande Guerra em filmes elegantes, sensuais e violentos que capturaram a essência da forma literária original e funcionaram como reflexos sombrios do drama convencional, da mesma forma que narrativas góticas inverteram o realismo oitocentista. Embora a idade de ouro do Hammer tenha terminado no início dos anos setenta, a marca continua sendo sinônimo de horror e o estúdio, muito parecido com Drácula, saiu recentemente do túmulo e voltou a produzir novos filmes.

Vampiro da noite 1958.jpg

 

Serviço: Curso e Debates da Mostra “Estúdio Hammer - A Fantástica Fábrica de Horror”


28 de janeiro de 2021 (quinta) às 19 horas

Debate com Carlos Primati e Daniel Caetano 

Acesso em: bit.ly/DebateHammer28

 

04 de fevereiro (quinta) - 19 horas

Debate com Marco Dutra e Marcelo Miranda

Acesso em: bit.ly/DebateHammer04

 

17 de fevereiro (quarta) - 19 horas

Curso com Eduardo Reginato - Aula 2

Acesso em: bit.ly/CursoEstudioHammerAula2

 

24 de fevereiro (quarta) - 20 horas

Curso com Eduardo Reginato - Aula 3

Acesso em: bit.ly/CursoEstudioHammerAula3

 

 

Mostra “Estúdio Hammer - A Fantástica Fábrica de Horror”

Data: De 16 de fevereiro a 14 de março de 2021

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: Setor de Clubes Sul - Trecho 2 - Lote 22

Entrada franca. 

 

Dúvidas, sugestões e reclamações por e-mail: ccbbdf@bb.com.br 

Assessoria de imprensa do CCBB:

Brasília – Pedro Emídio – pedro.emidio@bb.com.br  

CCBB nas redes sociais: Brasília - Facebook/ccbb.brasilia | Twitter/ @ccbb_df | Instagram/ccbbbrasilia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem