MÃES HELICÓPTEROS

Ah, minhas queridas, que hipocrisia a minha falar da saúde da mulher e não trazer o assunto “maternidade”. Por aqui ela transborda e permeia minha vida e trabalho. Já que o assunto é a especialidade da casa, nada mais justo que uma reflexão rápida acerca do tema. Talvez assim como eu, você também deseja criar os filhos de uma forma diferente. Oferecer cuidados, proteção e oportunidades que lhes foram negadas, seja lá qual for o motivo. Acontece que tudo que é demais, estraga. Nós podemos pecar pelo excesso e ainda nem sabemos.


O super cuidado de mães helicópteros


Sabe aquele cuidado para o filhinho não cair, o olho bem aberto para observar se está mastigando direito e outras coisinhas que uma mãe bem entende? Se demais, podem fazer mais mal do que bem. Realizar tarefas pelos filhos, desde que sejam compatíveis com sua idade, disfarçados de superproteção pode causar inseguranças futuras e uma dificuldade no desenvolvimento da autonomia desses sujeitos. Filhos não estimulados hoje, são os adultos inseguros de amanhã e, pior, aqueles que não sabem nem lidar com suas emoções.


Eu sei que sua intenção é a melhor, a minha também é, mas ainda assim precisamos de constante orientação para não ser “demais” na vida deles. Mães (e pais também, oxe) precisam servir de guia e mediador na relação dessa criança com o mundo, de modo que ele possa encarar as adversidades e aprender com elas, entendendo que ele terá sempre um colo para recorrer e chorar, se preciso, mais uma hora vai precisar erguer a cabeça e enfrentar os próprios problemas. 



Nós não estaremos aqui o tempo todo e está tudo bem por isso, pois seguindo a ordem natural da vida, eles irão ficar. Como você quer que ele esteja quando você não estiver mais por perto? É respondendo essa pergunta que vai encontrar uma direção sobre qual perspectiva criar seus filhos. Você ainda vai errar muito, maternidade é isso, mas ainda assim estará fazendo seu melhor trabalho. Na dúvida, preze sempre pela liberdade (mas, claro, com limites). Quando idosos, não precisará carregá-los nas costas.


Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem