Praça dos Prazeres On-line promove três dias de Carnaval com transmissão gratuita

Praça dos Prazeres on-line


Fevereiro é um mês consagrado ao Carnaval, Iemanjá e ao signo de Aquário, todos arquétipos de liberdade e rica troca coletiva, algo raro neste momento em que justamente o isolamento nos é imposto como proteção mais prudente contra a pandemia de Covid-19.

A Praça dos Prazeres On-line vai manter a tradição do Carnaval sem promover aglomerações nas ruas. A programação virtual dá continuidade às atividades artísticas, políticas e culturais desenvolvidas pelos blocos carnavalescos que se concentram na histórica praça da 201 Norte desde 2006. Para 2021 estão previstas as apresentações de 10 blocos e atrações em dois dias de evento, com transmissão pela internet e respeito a todos os protocolos de segurança recomendados pela OMS.

A programação digital e gratuita incentiva os foliões a ficar em casa e preservar a saúde física e mental, pois a festa só faz bem pra alma, mesmo que seja à distância. “Vamos preparar as fantasias, purpurinar as máscaras e apertar o play”. Celebra Juliana de Andrade aka Jul Pagul, fundadora do Balaio Café e da Plataforma Praça dos Prazeres. “O Carnaval é nossa missão de vida! O maior tesouro cultural e criativo de nossa gente, país, tempo e planeta. Em fevereiro de 2021, o lema é ‘Reinventa Carnaval, Carnaval como Respiro!'”. Convida com um mote mais do que apropriado para o atual Zeitgeist.

A programação será transmitida de 14 a 16 de fevereiro pelo canal 12 da NET, na TV Comunitária de Brasília DF e também pelas redes sociais do Balaio Café, da Praça dos Prazeres e dos Blocos participantes.

Programação:

Domingo (14 de fevereiro):

20 às 21h - Bloco do Bacurau

21 às 22h - Martinha do Coco

22 às 23h - Bora Pra Cuba

23 às 24h - Bloco do Prazer



Segunda (15 de fevereiro):

20 às 21h - Vini Selector - Ska Niemeyer

21 às 22h - Bloco Celta

22 às 23h - Asé Dúdú

23 às 24h - Bloco é de Nanãn



Terça - (16 de fevereiro):

20 às 21h - Ventoinha de Canudo

21 às 22h - Rainhas do Babado

22 às 23h - Dona Imperatriz - Thabata Lorena

23 às 24h - Bloco Bora Coisar

O projeto Praça dos Prazeres Online é realizado com o aporte da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e conta com o apoio da equipe da TV Comunitária do DF.

Sobre a Plataforma Praça dos Prazeres:

“A Plataforma Praça dos Prazeres é um território de Carnaval, fundada em 2006. Foi precursora em lançar 80% dos blocos ativos no DF, que hoje fazem do Carnaval da capital um verdadeiro tesouro do nosso povo. Memória é um direito cultural previsto em marcos regulatórios e pactos que norteiam as políticas culturais no DF.

Realizar a Praça dos Prazeres é reverenciar a cultura Carnavalesca do DF, seu legado, sua trajetória e memória. Ano após ano, ofertamos vários dias de Carnaval da melhor qualidade. E, geralmente, na terça-feira, somos o único espaço a ofertar Carnaval, em Brasília. Destacamos este fato, pois ao propormos a Praça dos Prazeres 2021 reafirmamos nosso compromisso histórico e efetivo, com a nossa cidade, capital do maior país da América Latina. Nossa trajetória de protagonismo carnavalesco merece este reconhecimento que é de tradicionalidade, historicidade e cidadania criativa e cultural.

A programação da Praça dos Prazeres é reconhecida pela diversidade e compromisso com a cultura popular e de matriz africana e indígena. Na praça desfilam blocos que reivindicam direitos sociais da população minorizada. E também, é na Praça que temos o único Bloco transnacional do Carnaval do DF. O que posiciona Brasília, mais próxima da dimensão geopolítica de capital federal, e suas possibilidades e potencialidades criativas. Território de inúmeras culturas e que abriga as representações diplomáticas de 124 países. Nosso compromisso é que Brasília brilhe, em seu potencial geopolítico e cultural. Somos um território Carnavalesco disposto a garantir os direitos econômicos e trabalhistas de quem promove o Carnaval. Protagonistas e brincantes, nestes 15 anos de folia, já somam milhões de pessoas promovendo a Economia local, gerando renda e empregos. Inclusive, para o setor de Turismo que tem sido estimulado com a qualificação do Carnaval de Brasília.

Para a edição de 2021, propomos manter a efervescência afetiva e criativa da Praça dos Prazeres. Esta força que faz convergir as linguagens musicais, audiovisuais, teatrais, em nosso território. E também, a liberdade de expressão e formação pela cultura da paz. Desde sempre, este território é um território de respeito a todas as pessoas. Suas origens, classes sociais, raças, orientações de gênero e sexualidades. Respeitamos sobretudo os tesouros criativos no nosso país, a nossa oralidade, as expressões culturais das nossas diversas Culturas.

Na Praça o acesso aos bens Culturais e sua fruição são dispostos de forma democrática. A entrada em nosso território é livre e gratuita. Estimulamos que as pessoas criem suas fantasias, por isso, temos um público diverso, irreverente, único e muito colorido. O que faz do nosso território um local de encontros e construção de sociabilidade, para o despertar de consciências que nos ajudem a promover um mundo mais justo, igualitário e que respeite o Meio Ambiente.

Reafirmamos nossas campanhas pelo combate às violências e opressões. E nos dispomos a somar a Campanha Folia com Respeito. Nesta edição de 2021, o Carnaval tem transversalidade com a Saúde. Por isto, propomos uma programação online, com os blocos que fazem o melhor Carnaval da cidade: Praça dos Prazeres! Desta vez, com o respeito ao enfrentamento à pandemia da Covid-19. Vamos fortalecer as campanhas de prevenção, ao propormos uma programação carnavalesca que oriente e direcione a população para brincar em casa. E assim, promovemos saúde e Carnaval. Carnaval como respiro! Público. A Praça aposta em atrações protagonizadas por mulheres, pessoas negras, LGBTIAP+, periféricas, migrantes, e que valorizem a cultura da paz e inclusão. Insiste em garantir que o Carnaval, a Cultura Popular, as manifestações “sub” qualificadas, censuradas, desprestigiadas tenham visibilidade e fomento. O amor, liberdade e alegria humanizam nosso tempo e nossa cidade. Transformamos o centro da capital do país, a favor das pessoas: suas vidas criativas e liberdades, sobretudo de expressão, criação e afeto.”

Jul Pagul.

Serviço: Praça dos Prazeres On-line
Data: De 14 a 16 de fevereiro de 2021 (De domingo a terça-feira de Carnaval)
Acesso gratuito
Transmissão: TV Comunitária de Brasília - DF (Canal 12 da NET)
Redes sociais:
Balaio Café - Facebook: www.facebook.com/balaiocafe
YouTube: www.youtube.com/user/BalaioCafe
Praça dos Prazeres - Facebook: www.facebook.com/pracadosprazeres
Instagram: www.instagram.com/pracadosprazeres/
Classificação indicativa: Livre

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem