VAI TER BLOQUINHO SIM, E VAI SER NA SUA CASA!

Carnaval adiado, filhos entediados e pais desesperados. Mas calma, que ainda tem jeito e a solução para isso tudo é você!

A garotada ama o carnaval e quanto a isso não podemos debater. Mas o que desperta o real interesse delas é a diversão que o feriado proporciona, muitas crianças só conseguem passar 3 dias direto com a família no Carnaval ou Natal, logo essa data se torna importante para seu entretenimento. Esse momento de brincar na rua com o bloco é muito importante, de acordo com Luciana Souza Santos, diretora da escola Arthur Guimarães, na Vila Buarque, em São Paulo, “Desde a Antiguidade Clássica, a praça é o espaço de convivência e discussão política. Então quando as crianças dominam a praça, também começam a entender que são parte do povo, do coletivo, e que elas devem ser cuidada por todos”.

Faça a festa de Carnaval na sua casa / Foto: Freepik



Porém, como na maioria dos locais, Brasília também teve o carnaval com blocos de rua adiado, mas isso não impede que a folia seja feita, a criança não está preocupada com o local físico e sim o ambiente preparado para seu divertimento, as brincadeiras, a música, e claro, a fantasia. Se você observar bastante os itens enumerados, concluirá que, tudo isso pode ser feito dentro da sua casa, com a família reunida, e desfrutar das atividades recreativas ao som claro, de muita música.

Ananda Gouveia, Neuropsicopedagoga e Coordenadora Pedagógica na Valecup- Cursos Online, aborda aspectos cognitivos e emocionais, “é fundamental a criança vivenciar esse momento de brincadeira e fantasias com a família. Para muitos, o carnaval é o único momento onde a criança consegue observar e sentir os pais se divertindo junto com ela sem restrição, com o único propósito de ser feliz. Mamãe fantasiada? jogando confete? o pai dançando super animado? Isso cria uma memória afetiva importantíssima, além da admiração e sensação de pertencimento.” Ela ainda indica, “Brinquem, pulem, dancem e se fantasie! Deixa a imaginação rolar solta, participe desse momento e se permita algumas loucuras como um ‘bloquinho dentro de casa’ isso faz bem para elas e para você”.


Para facilitar, trago hoje o enredo completo para agitar o Familódromo:

MÚSICA: Se você é um sambista nato, além de sambar aproveite para apresentar as marchinhas de carnaval para a criançada. Apitos, são bem vindos!

  • Quanto riso, quanta alegria
  • Bandeira Branca
  • Ô abre alas
  • As pastorinhas
  • Chiquita bacana
  • Me da um dinheiro ai
  • A jardineira
  • Aurora
  • Mamãe eu quero, mamãe eu quero
  • Daqui não saio, daqui ninguém me tira.

BRINCADEIRAS:  

  • Oficinas de Máscaras: As máscaras são a sensação do Carnaval. Quer ícone maior desse feriado do que o acessório? Em vez de comprá-las prontas, é interessante e superdivertido confeccioná-las com a turminha. Pegue um molde na internet e recorte as máscaras em cartolina ou EVA. A partir daí, deixe à disposição dos pequenos: cola com glitter, paetês, plumas, aviamentos, tintas e qualquer outro material que sirva para decorar as máscaras.

  • Ateliê de Fantasias: Uma das grandes diversões do Carnaval para as crianças é a fantasia. É nessa festa que eles aproveitam para ser quem mais quiserem, de princesas a super-heróis. Mas o mais divertido aqui é a criatividade e customização.  Com um pedaço de tecido e uma fita, dá para fazer a capa do super-herói. Com um tapa-olho e uma bandana na cabeça, nasce um pirata. Deixem a imaginação tomar conta e vejam o quão divertido pode ser montar fantasias de carnaval.

  • Confeccione Instrumentos Musicais: As escolas de samba são uma das maiores atrações do Carnaval. A bateria é que dá o tom da música e faz todo mundo dançar. Sendo assim, uma brincadeira bem divertida é fazer instrumentos musicais e cair no samba. Latas de leite em pó cobertas com bexiga viram tambores incríveis. Uma garrafa com grãos de arroz ou feijão se torna um chocalho. Na internet, você encontra muitos vídeos com o passo a passo para transformar sucata em instrumentos. Temos certeza de que vocês montarão uma bateria nota 10! Aproveitem para escolher um nome bem legal para essa escola de samba tão animada. 

  • Pintura Corporal: Qual criança não adora uma bela pintura no rosto?  O mais legal é que dá para fazer com poucos recursos: basta ter a tinta adequada para pintura facial e muita criatividade! Escolham diversos desenhos, como borboletas, estrelas, bolas de futebol, entre outros, e façam uma sessão de pintura facial. Os glitters apropriados para a pele do rosto infantil também são uma ótima opção para deixar a maquiagem ainda mais bonita e carnavalesca.

Agora é só aproveitar a folia, e postar muitas fotos com as hashtags #PaisEFIlhos #CadeBrasilia que é claro que eu já estou super curiosa para ver!
Roberta Oliveira

Escritora Infantil, Educadora Socioemocional, Coaching Kids, Contadora de Histórias, Animadora Infantil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem