ABRIL o mês da DANÇA

O Dia da Dança tem como principal motivo a busca da valorização das distintas identidades culturais e estilos da expressão corporal. 

Desde o ano de 1982 o dia 29 de abril foi escolhido, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, em vida deixou uma das obras mais importantes da história da dança, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Levando seu nome a ser sitato e  perpetuar em diversos estudos sobre a dança no seu tempo e na atualidade.

Por ser conhecido como Dia Mundial da Dança, durante esse período grupos e artistas se mobilizam para levar a dança a conhecimento de diversas pessoas e também homenagear essa a expressão artística que é a dança.

foto divulgação do arquivo pessoal: O'hana Proença (2021)


A dança tem a capacidade de acessar as pessoas levando conhecimento expandindo horizontes e formação seja de público seja o artista, ela tem o poder de transformar através dos sentimentos e captar traços particulares de diferentes culturas e gerações. 

A dança não é singular, ela mora na pluralidade corporal e na diversidade dos estilos, cada um com a sua própria personalidade e tradições  com a liberdade de se expressar. Os métodos de ensino e aprendizagem são desenvolvidos através de experiências tentativas, erros e acertos e muito estudo.

Ao longo desse mês você conhecerá quem são os artistas e grupos que movimentam o cultura da dança em nossa Capital, mesmo com esse cenário caótico devido a pandemia. 

E aí está preparadx?! 

O'hana Proença

instagram Sou O’hana Proença, pedagoga, bacharel em Teatro. Com especialização em Dança e Consciência Corporal e Gestão Cultural. Atualmente sou coordenadora do projeto internacional Momentos - Brasil e colunista do Cadê Brasília. Por aqui vou trazer informações e conhecimento sobre arte, dança, música, teatro, circo.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem