ACORDA MENINA!!!!

Quem aqui conhece esse bordão do programa de culinária mais famoso da TV? Chegamos à ultima matéria da nossa série sobre alimentação  saudável , e a "Namaria" que se cuide, pode soltar os cachorros, e passar por debaixo da mesa, porque as receitinhas que a Dra. Bruna Papalardo trouxe pra gente é de comer rezando!!! 

Foto: Arquivo. Escola Conselho Kids em atividade de educação nutricional do 
Programa Nutrindo Saber .

E rezar agradecendo, porque além de super saborosas, são ultra saudáveis. A matéria de hoje é praticamente toda escrita pela nutricionista mais amada de Brasília, ela fez questão de nos presentear com essa consultoria gratuita. Então prepare seu coração, separe os ingredientes e mão na massa.

Sabemos que todos querem adular um pouco as crianças da família, e por isso gulouseimas das mais variadas são os presentinhos preferidos. Mas apesar de parecer um ato inocente, alimentos com adição de  açúcar não são recomendados para os pequenos. A introdução precoce de açúcar na alimentação infantil pode desencadear o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, sobrepeso e obesidade. Além disso, antes dos dois anos a criança ainda está conhecendo os alimentos. Se for apresentada aos alimentos com adição de açúcar, a criança desenvolverá uma preferência para alimentos mais doces e pode ficar seletiva com outros alimentos, como as frutas, verduras e legumes. Essa seletividade alimentar pode deixar a criança desnutrida, já que deixa de comer alimentos nutritivos ricos em vitaminas e minerais para comer doces (alimentos de baixo valor nutricional). 

A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da saúde recomendam que esses alimentos (adoçados com açúcares ou mel) não sejam ofertados para as crianças menores de dois anos. E mesmo após os dois anos, o ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar da criança, mas que sejam oferecidos de forma ocasional. 

O que os pais podem fazer para substituir o açúcar é utilizar o sabor doce presente nas próprias frutas. As uvas passas, ameixas, tâmaras e bananas são ótimas para adoçar bolos e panquecas! Os sucos podem ser feitos com combinações de frutas diferentes. Ficam docinhos e nutritivos! 

Trouxe para vocês, três receitas simples que fazem sucesso entre as crianças: o Picolé de Frutas, o Suco do “Hulk” e o Suco das Princesas. Anotem aí!

Picolé de frutas:
- 200 ml de água de coco;
- 4 frutas maduras com cores diferentes (exemplo: morango, kiwi, manga e uva passa). 
Higienize e corte as frutas em cubinhos. Coloque em uma forminha de picolé ou copinho descartável e leve para congelar. 
Foto: Arquivo. Escola Conselho Kids em atividade de educação nutricional do 
Programa Nutrindo Saber .

Suco do Hulk
- 1 abacaxi bem maduro
- 2 folhas de couve
Higienize o abacaxi e a couve. O abacaxi pode ser cortado com a casca mesmo para evitar desperdício. Se preferir usar a casca em outra receita, descasque o abacaxi e reserve as cascas. Corte a polpa do abacaxi em cubos. Bata a polpa do abacaxi com a couve e 200ml de água no liquidificador até ficar bem triturado. Não é necessário coar. 
Foto: Arquivo. Escola Conselho Kids em atividade de educação nutricional do 
Programa Nutrindo Saber .

Suco das Princesas 
- 10 laranjas
- 1 beterraba pequena
Higiene as laranjas e a beterraba. Retirar o suco das laranjas com um espremedor. Retirar as sementes do suco. Cortar a beterraba em cubos. Bater o suco das laranjas com a beterraba cortada. Não é necessário coar.


Foto: Arquivo. Escola Conselho Kids em atividade de educação nutricional do 
Programa Nutrindo Saber .

Uaaaaaau! Depois que essas maravilhas foram apresentadas, já podemos colocar em prática. Desejo que as dicas passadas nessa série sejam muito bem aproveitadas por todos vocês. Vamos demonstrar amor aos pequenos cuidando também da alimentação deles.

Nos vemos em Maio com um novo tema!
Roberta Oliveira

Escritora Infantil, Educadora Socioemocional, Coaching Kids, Contadora de Histórias, Animadora Infantil

1 Comentários

  1. Olá, Bruna. Meu nome é Luciana, mãe do pequeno aí das fotos. Gostaria de agradecer pelo trabalho que você e a escola desenvolvem com relação à alimentação escolar saudável e adequada. Trabalho no Programa Nacional de Alimentação Escolar e acompanho de perto o trabalho das nutricionistas em elaborar o melhor cardápio adequado a cada faixa etária nas escolas públicas de educação básica. Vejo que no Conselho Kids, com a sua presença, o trabalho tem sido incrível!
    João sempre volta pra casa querendo fazer as recetinhas saudáveis e sempre fala que "adola" tudo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem