Conheça a importância da radiografia nos tratamentos odontológicos

 

Foto: Freepik


A radiologia é foco de estudos e pesquisas desde 1895, ademais, está presente em aplicações da área de medicina desde o princípio. Assim, a evolução da tecnologia permitiu a implementação da radiografia para procedimentos odontológicos.

Os aparelhos de raio-X são imprescindíveis para a realização de exames de diagnósticos por imagem dos pacientes. Com eles, é possível verificar órgãos do corpo humano, assim como a estrutura óssea em sua completude.

Para entender a importância da radiologia na área da medicina, basta saber quais doenças podem ser detectadas em exames preventivos utilizando esse tipo de tecnologia.

Entre os diagnósticos estão:


Câncer de pulmão;


Doenças cerebrovasculares;


Infarto do miocárdio;


Pneumonia;


Traumas acidentais.


Ademais, para a área da odontologia, a radiografia foi assimilada de maneira pontual na identificação de toda a estrutura óssea formada pela cabeça, mandíbula e arcada dentária.

Assim sendo, os mais variados tratamentos dentários dependem do uso dos aparelhos de raio-X, pois eles apresentam a situação em dimensão proporcional.

Inclusive, a tecnologia avançada permite que o profissional da área odontológica possa apresentar um planejamento adequado para o paciente. Basicamente, podem ser realizadas radiografias de duas formas: intraoral e extraoral.

Cada uma delas é determinante para os procedimentos que vem a seguir, direcionando os tratamentos que podem ser mais adequados para cada indivíduo.
Correção de arcada dentária com aparelhos

A identificação de dentes tortos ou danificados pode ser visualizada a partir de uma radiografia simples da face, tanto frontal quanto lateral.

Assim fica mais fácil para o dentista indicar qual o modelo de aparelho ortodôntico é melhor para os dentes do paciente.

As imagens captadas podem ser produzidas em forma analógica, as famosas chapas de raio-X, ou serem encaminhadas para computadores interligados, acompanhando a tecnologia digital presente em diversos hospitais e clínicas odontológicas.

Essa facilidade disponível pela tecnologia permite que um paciente faça um exame de radiografia em um ponto, e seja encaminhado todas as dimensões para um protético fazer uma prótese ou um aparelho transparente móvel para correção dos dentes.

Para esse último modelo de aparelho, o raio-X é feito a partir de um escaneamento na área interna da boca, identificando toda a dimensão, para que seja produzido um equipamento de forma personalizada.
Ausência de dente pode ser reparada

Quando uma pessoa passa por um exame de raio-X, o corpo humano é apresentado em forma de contraste entre claro e escuro, de fácil identificação para um profissional com conhecimento técnico apropriado.

Mesmo para pessoas leigas, é possível identificar alguns pontos, como toda a estrutura óssea da cabeça e da mandíbula.

Se houver um vazio na arcada dentária, é ali que será aplicado um implante dentário, tratamento adequado para a correção no número de dentes dentro da boca.

O raio-X analógico ou digital é eficiente quando se trata de produzir imagens internas do corpo humano. No caso da área da odontologia, ele ajuda na identificação de ausência de dentes de forma clara e bastante visível.
Limpeza e higienização removem placa bacteriana

O excesso de placa bacteriana pode ser identificado por meio do raio-X, pois ela excede o tamanho normal da base dos dentes, formando o tártaro.

As pessoas que procuram uma ajuda especializada para fazer uma limpeza profunda dos dentes e uma higienização de forma correta, encontram o clareamento dental como tratamento mais adequado.

Esse tipo de procedimento deve ser feito em cima de uma cadeira de dentista, por mãos habilidosas de profissionais que verificam na chapa onde está o excesso de placa bacteriana.

Com o uso de ferramentas apropriadas e produtos aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os dentes são limpos, ficando mais claros e bonitos, garantindo um sorriso perfeito.
Beleza evidente até em chapa de raio-X

A correção estética está entre os procedimentos que exigem a verificação por meio da radiografia.

Assim, a aplicação de lente de contato dental permite a correção de pequenos defeitos, que podem desaparecer com essa película ultrafina na boca.

Os avanços tecnológicos não param, principalmente quando se trata de melhorias que podem ser implementadas em clínicas médicas. Nos consultórios odontológicos, é possível determinar até mesmo a beleza de um sorriso, tal é a evolução da tecnologia.

A radiografia tem sido beneficiada quanto aos novos equipamentos que recebem atualização constantemente.

Dessa forma proporciona cada vez mais segurança aos profissionais que operam as máquinas e aos pacientes que recebem o tratamento.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem