Estudantes da rede pública vão conhecer a CLDF por dentro

O conhecimento político e social dentro da educação se dá, também, por meio de atividades práticas. Com o objetivo de mostrar aos estudantes dos ensinos fundamental e médio o dia a dia das decisões que guiam a legislação do Distrito Federal, a Secretaria de Educação firmou parceria com a Câmara Legislativa do DF para participação no programa Conhecendo o Parlamento.

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo
O programa busca contribuir para a compreensão das funções da Câmara Distrital, assim como das questões e valores próprios do Poder Legislativo, indispensáveis para o exercício da cidadania e para a consolidação da democracia | Foto: Secretaria de Turismo/Arquivo

A iniciativa busca contribuir para a compreensão das funções da Câmara Distrital, assim como das questões e valores próprios do Poder Legislativo, indispensáveis para o exercício da cidadania e para a consolidação da democracia.

 “Nossos estudantes cada vez mais se interessam pelo trabalho realizado na Câmara Legislativa e seus possíveis desdobramentos. Assim, o Programa Conhecendo o Parlamento possibilita vislumbrar um futuro no qual a política seja vivida desde a escola até o Legislativo”, avalia o subsecretário de Educação Básica, Tiago Cortinaz.

Durante as programações, as crianças e os jovens terão a oportunidade de entender a dinâmica do processo democrático de formulação das leis. “A educação é um ato político, nos lembra o eterno educador Paulo Freire. Nesse sentido, conhecer e intervir sobre a política é fundamental para a construção e a transformação da realidade”, completa Cortinaz.

Projetos

O programa desenvolvido pela Câmara Legislativa é dividido em quatro projetos e também contempla as escolas privadas e as instituições de ensino superior.

Os três primeiros compreendem palestras e visitas guiadas – conduzidas por servidores da Câmara Legislativa – a cada público estudantil: O Cidadão do Futuro para o ensino fundamental; O Jovem Cidadão para os ensinos médio e superior; e A Câmara vai à Escola, que está em fase de implementação, destinado tanto a estudantes da educação básica quanto da superior.

O quarto projeto é um curso de educação política, a partir do mês de agosto. Com carga de 60 horas, a oferta será anual, para 30 professores. A Câmara Legislativa oferecerá lanche e transporte para estudantes e professores durante as visitas. A forma de agendamento para as escolas será divulgada posteriormente. 

* Com informações da Secretaria de Educação



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem