Feira dos Importados recebe Centro de Atendimento ao Turista móvel

O SIA (Setor de Indústria e Abastecimento) completou 16 anos como região administrativa na última quarta-feira (14). Para celebrar a data, a Secretaria de Turismo do DF, instalou uma das suas unidades móveis do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Feira dos Importados, importante polo comercial da cidade, que ficará à disposição da população, dos turistas e comerciantes até o dia 18 de julho.

“Nós recebemos turistas de várias cidades e países, e eu estou muito feliz com a contribuição da Setur e da administração para nos ajudar a receber os turistas que frequentam nossas bancas” Laudicéia Lopes, comerciante

A secretária de turismo, Vanessa Mendonça, aproveitou a ocasião para anunciar a criação de uma Rota das Feiras, cujo projeto está em fase de pesquisa e estruturação. “É com muita alegria que celebramos o aniversário do SIA recebendo, aqui na Feira dos Importados, o apoio da Setur-DF, trazendo o CAT móvel. Durante a semana, passam diariamente pela feira 10 mil pessoas, sendo boa parte turistas, e é necessário disponibilizarmos informações sobre o turismo de Brasília para acolhermos nossos visitantes”, disse a administradora do SIA, Luana Machado.

Os comerciantes também apoiaram e ressaltaram a importância da parceria entre a administração e a Setur para o acolhimento dos turistas. Laudicéia Lopes, que é comerciante há 20 anos na feira, falou da alegria em vivenciar a ação. “Nós recebemos turistas de várias cidades e países, e eu estou muito feliz com a contribuição da Setur e da administração para nos ajudar a receber os turistas que frequentam nossas bancas”.

Para Rafael Pereira, que também trabalha na feira, o CAT também contribui com informações que complementam o seu trabalho. “O turista tem que ser informado, estamos aqui para ajudar, porque o atendimento é essencial. O ideal é que a gente conheça os principais pontos turísticos para informar aos visitantes”, conclui Rafael.

Telma Parreira é moradora de Uberlândia e frequenta a Feira dos Importados uma vez por mês. “Eu prefiro fazer as compras aqui a ir para São Paulo, eu acho mais seguro e gosto da cidade. Tenho muitas histórias aqui e fiquei surpresa com a ação da secretaria de Turismo e em conhecer a coleção das rotas. Amei ganhar essas informações”, afirmou a cliente.

As feiras são a marca registrada do SIA. Elas são responsáveis por abastecer Brasília e o Entorno com os mais variados produtos, aquecendo a economia.

“As feiras são um espelho da cultura local e regional que deve ser conhecido e valorizado” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A secretária anunciou a abertura de uma rota para as feiras, que está em fase de estruturação. “Depois de percorrer essas três instalações, a Feira dos Importados, o Ceasa e a Central das Flores eu quero aproveitar a oportunidade para homenagear o SIA nos seus 16 anos de região administrativa e anunciar que nós estamos elaborando uma rota turística para as feiras. O projeto está em fase pesquisa e estruturação, mas é um instrumento de fomento econômico para os empreendedores deste segmento. As feiras são um espelho da cultura local e regional que deve ser conhecido e valorizado. E esse é também o nosso novo olhar sobre o turismo”, anunciou Vanessa Mendonça.

O anúncio da rota foi celebrado com muito entusiasmo pelos comerciantes, clientes e autoridades presentes. O presidente da Central de Flores, Francisco Jakubowski de Carvalho, conhecido como Kiko, comemorou afirmando que para os produtores essa será uma oportunidade de futuras ampliações. “Todos nós estamos agradecidos por essa notícia que, com certeza, vai trazer motivação e mais frequentadores para nossa feira e o reconhecimento para o nosso trabalho. O reconhecimento sempre foi o nosso maior desejo e a presença da secretária Vanessa aqui é o início da realização”, comemora Kiko.

Ceasa

Com um volume de visitação diária de até 15 mil pessoas, a feira do Ceasa também contou com a presença da equipe da Setur, que foi recebida pelos feirantes com alegria. O diretor Operacional da Ceasa -DF, Fernando Cabral, lembrou que ter a Rota da Feiras vai potencializar o fluxo de vendas e valorizar os produtos locais. “Nossos produtores se sentem valorizados e representados com essa rota, não podemos deixar de agradecer a iniciativa da secretaria de Turismo em dar o devido valor às feiras”.

Funcionamento do CAT

O atendimento nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) móveis é realizado presencialmente. São oferecidas informações sobre os produtos e serviços turísticos no Distrito Federal e Entorno e distribuídos mapas, guias turísticos e materiais de divulgação.

 

*Com informações da Setur



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem