Novo terminal de ônibus para quem mora em Santa Maria

A manhã desta sexta-feira (30) será de alegria para as pessoas que utilizam transporte público em Santa Maria. Durante cerimônia agendada para as 10h, na Quadra 401 da cidade, será entregue o novo terminal de ônibus para a população.

“É um presente para os moradores de Santa Maria”, comemora o secretário de Transporte e Mobilidade, Walter Casimiro. “A solicitação de uma estrutura adequada é antiga. Conseguimos agilizar a obra e estamos entregando com dois meses antes do prazo previsto.”

De acordo com Casimiro, o terminal de Santa Maria vai melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade da população. “O novo terminal vai oferecer mais conforto, segurança e comodidade tanto para os usuários quanto para os colaboradores do transporte público.”

R$ 4,8 milhões foram investidos no novo terminal

A obra, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), começou em março de 2020. Com terreno de 16.015,43 m², a estrutura fica na Quadra 401 de Santa Maria e foi erguida onde funcionava um ponto provisório de controle das linhas que atendiam a região.

O novo terminal possui dez boxes para embarque e desembarque de passageiros e 53 vagas para os coletivos. O estacionamento público conta com 60 vagas para veículos, 25 vagas para motos e um bicicletário. A estrutura tem ainda dois banheiros públicos com acessibilidade e lanchonete.

A obra, custeada com recursos de emendas parlamentares e orçamento do Governo do Distrito Federal (GDF), teve investimento de R$ 4,8 milhões e gerou, aproximadamente, 50 empregos diretos e 25 indiretos.

Melhorias para a cidade

O terminal vai beneficiar cerca de 120 mil moradores de Santa Maria. A rodoviária será ponto de controle (partidas e chegadas) de 14 linhas de ônibus de ligação e circulares que alimentam o BRT de Santa Maria e atendem o deslocamento interno da cidade.

Pelo local passam 89 veículos que realizam 435 viagens em dias úteis, 318 aos sábados e 193 aos domingos.

Por ser construída em um ponto próximo à DF-290, junto à divisa com o Entorno, a nova estrutura também será utilizada pela população dos municípios adjacentes que acessam o transporte público coletivo do DF. Com o novo terminal, será possível fazer a integração operacional com as linhas do semiurbano do Entorno.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem