Café sem Troco, no Paranoá, ganha o primeiro papa-lixo

Às margens da DF-130, na área rural Café sem Troco, no Paranoá, a população estava acostumada a ver pilhas de lixo jogados a céu aberto. Mas agora o cenário mudou. No local, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instalou o primeiro papa-lixo da região, um equipamento que vai ajudar a manter a limpeza e dar destinação adequada aos resíduos.

Ao redor do contêiner, foi feito um paisagismo com grama e duas palmeiras, para ajudar a manter preservada a área e evitar que a população faça o descarte do lado de fora. O contêiner semienterrado tem capacidade para receber até 5m³ de resíduos domiciliares de forma segura.

O DF conta hoje com 260 papa-lixos. O SLU iniciou em julho a segunda etapa de instalação dos equipamentos. Na primeira, foram 98. Nessa segunda etapa, serão mais 127

Reivindicação antiga da comunidade, o  novo contêiner já agrada os moradores. Empresário há 12 anos na região, José Carlos tem um ponto de venda de churrasco. Ele cansou de ver o lixo jogado na rua. “Isso aqui era nojento. Muita sujeira, juntava muito bicho, dava vergonha. Agora está maravilhoso”, comemora.

Presidente da Associação de Moradores da região, Leo de Freitas disse que está orientando a população a utilizar o equipamento corretamente. “Nós tínhamos alguns contêineres, mas muitos ficaram inutilizados com o tempo e outros foram furtados. Com isso, a população jogava o lixo na rua mesmo. Com o papa-lixo, essa situação vai mudar”, declarou o representante comunitário.

A previsão é de que novos equipamentos sejam instalados na comunidade ainda neste ano. Em toda região do Paranoá já são dois papa-lixos em funcionamento. O outro foi instalado no mês de junho, no Núcleo Rural de Sobradinho dos Melos.

Atualmente, há 26 caminhões específicos que fazem a coleta dos resíduos de papa-lixo. Eles são caminhões compactadores com expansor e braço munck para retirar o contêiner semienterrado e coletar o lixo. Os caminhões regulares das coletas convencional e seletiva não recolhem o lixo descartado nos papa-lixos.

O Distrito Federal conta hoje com 260 papa-lixos. O SLU iniciou em julho a segunda etapa de instalação dos equipamentos. Na primeira, foram colocados 98 papa-lixos pelo DF. Nessa segunda etapa, serão mais 127 equipamentos.

A meta do Governo do Distrito Federal é disponibilizar um total de 454 contêineres para atender a população de todas as regiões administrativas até 2022.

O mapa com as localizações de todos os papa-lixos instalados do DF está disponível no site do SLU: http://www.slu.df.gov.br/papa-lixo/.

* Com informações do SLU



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem