Concurso de receitas com morangos em Brazlândia

Após um ano fora do calendário oficial de festas do Distrito Federal, devido a pandemia do novo coronavírus, o Concurso de Receitas com Morango volta ao circuito. Os pratos começam a ser elaborados nesta quinta-feira (2) e a final será no domingo (5), no encerramento da Festa do Morango de Brazlândia.

De acordo com a extensionista rural Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia, o concurso, realizado há mais de 15 anos, valoriza a criatividade dos agricultores e moradores dos núcleos rurais da região.

O concurso é feito pela Emater-DF e pela UCB, com apoio da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) — organizadora da Festa do Morango | Foto: divulgação Emater-DF


“A ideia é divulgar nossa região, a maior produtora de morangos do Distrito Federal, além de reforçar o trabalho da Emater-DF com os produtores, que se dá por meio de assistência técnica e capacitação profissional. Além disso, também incentivar o consumo do morango para a população, mostrando a diversidade de pratos e receitas que podem ser preparados com a fruta”, ressalta Luciana.

Neste ano, sete grupos se inscreveram, totalizando 14 pessoas. Os pratos serão feitos na cozinha da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga. “Ampliamos o espaço da atividade e vamos individualizar as pias, fogões e demais equipamentos, para evitar ao máximo o contato entre os grupos”, explica Luciana.

O número de jurados diminuiu para cinco e serão avaliados os seguintes aspectos: aparência, originalidade, organização, higiene no preparo e, claro, o sabor.

Formada por profissionais do curso de gastronomia da UCB, a comissão julgadora ficará a cargo dos chefs: Rodrigo Cabral, master em Gastronomia, Amanda Calegari, doutora em Ciências da Saúde, Otávia Paulino Cabral, pós-graduada em gastronomia contemporânea, Ludmila Moura, especialista em confeitaria artística, e Eliane Regis, técnica em cozinha.

O concurso é feito pela Emater-DF e pela UCB, com apoio da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) — organizadora da Festa do Morango — e também pela Administração Regional de Brazlândia. Desde a primeira edição, já foram apresentadas diversas receitas como mousses, pavês, pudins, tortas, bolos e até pratos salgados.

Serviço
16º Concurso de Receitas com Morango
Preparo dos pratos
2/9 (quinta-feira), às 9h
Universidade Católica de Brasília (UCB) – Taguatinga Sul

Premiação
5/9 (domingo), às 14h
Sede da Arcag (Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão)
BR-080, km 13 (Festa do Morango)
Acesso livre

* Com informações da Emater-DF



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem