Operação Quinto Mandamento no Sudoeste/Octogonal

Na noite de ontem (21), foi realizada a “Operação Quinto Mandamento” na área do Sudoeste/Octogonal. ação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), mobiliza Instituições, Agências e Órgãos, nos eixos da segurança, mobilidade, fiscalização e prestação de serviços públicos, no combate ao crime no Distrito Federal, com ênfase nos crimes violentos, letais e intencionais e aqueles relacionados ao tráfico de drogas.

A Operação mobilizou Polícia Militar, Departamento de Trânsito (Detran-DF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Secretaria DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

A Polícia Militar, por meio do 7° BPM, foi responsável pela Coordenação Situacional da Operação. Estiveram presentes o Comandante do 1° CPR, TC Souza Junior Subcomandante do 1º  CPR e o Comandante do 7° BPM, Major Vinícius.

 Foi empregado o efetivo do Batalhão em apoio aos órgãos e agências participantes, bem como cinco viaturas do Batalhão de Choque (PATAMO), uma viatura do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) e uma viatura do Grupamento Tático Operacional (GTOP27). Ao todo atuaram na operação 55 servidores, dentre policiais, agentes e auditores, distribuídos em 11 viaturas.

Os pontos de atuação da Operação, definidos com base em análise e monitoramento de dados criminais em que são observados os locais, dias e horários com maior incidência dos crimes monitorados pela SSP. O objetivo é manter a redução de crimes relacionados aos crimes violentos contra a vida. O tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, por exemplo, estão diretamente ligados aos homicídios.

Na Operação deste sábado, o Detran-DF, DER e BPTran montaram barreiras em pontos estratégicos. Foi consultada a 270 situação de veículos, 19 autuações por alcoolemia, 37 recusas de teste de etilômetro, 56 autuações de trânsito, 03 veículos foram removidos ao depósito e 01 CNH recolhida.

 Já o CBMDF realizou a vistoria de 11 estabelecimentos comerciais, orientando sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.

A Secretaria DF Legal também fiscalizou 11 estabelecimentos na região, verificando a documentação de autorização de funcionamento, além de fiscalizar se os protocolos sanitários estabelecidos para coibir a disseminação da Covid-19 estão sendo respeitados. Apenas 01 estabelecimento foi notificado.

Por fim, duas pessoas foram conduzidas às 8ª Delegacia de Polícia Civil por uso e porte de entorpecentes.



Fonte: Polícia Militar do Distrito Federal - Ocorrências da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem