Setor de Rádio e TV Sul com qualidade de vida para população

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Menos de um ano após máquinas e trabalhadores “invadirem” o Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS), a primeira grande obra de urbanização do setor foi entregue à população nesta quinta-feira (19) pelo governador Ibaneis Rocha. Um trabalho inédito que trouxe à região uma qualidade de convivência urbana nunca vista anteriormente.

Durante a visita, o governador anunciou obras no Setor Comercial Sul – além da já em andamento reforma da Praça do Povo –; a licitação para reforma das calçadas no lado residencial da W3 Sul e também a reforma completa da W3 Norte, que será realizada em 2022.

O setor ganhou novas calçadas em concreto. São acessos mais largos, sem degraus ou obstáculos, o que facilita o deslocamento das pessoas com dificuldade de locomoção | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis Rocha percorreu toda área a pé para conferir de perto a reforma. No local, foram investidos R$ 4,5 milhões para transformar a região, o que permitiu a geração de 300 postos de trabalho.

As obras de urbanização do SRTVS beneficiam mais de 40 mil pessoas que circulam na região diariamente. A organização urbanística na área foi pensada para melhorar o trânsito de pessoas e veículos, com avanços na acessibilidade; solução das ocupações irregulares de área pública; estacionamentos e segurança para facilitar o acesso aos estabelecimentos.

O setor ganhou centenas de metros de novas calçadas em concreto. São passeios mais largos, sem degraus ou obstáculos, o que facilita o deslocamento das pessoas com dificuldade de locomoção. Os locais de travessia para pedestres também foram melhorados, com uma plataforma elevada, que nivela o asfalto à calçada.

Nas cinco praças do SRTVS, os pisos foram revestidos com placas de vidro prensado, com tons de vermelho, cinza e branco, formando diferentes desenhos. O paisagismo incluiu o plantio de 85 mudas de árvores do cerrado. Todo o espaço recebeu também 46 lixeiras duplas, com capacidade para 60 litros cada.

“Tive meu primeiro escritório de advocacia neste local e por muitos anos era uma reforma pretendida por todos aqui. É uma revitalização feita com todo cuidado e carinho, valorizando o pedestre e as pessoas que transitam aqui”, apontou o governador, que trouxe novidades.

“Isso faz parte de um grande projeto que nós temos de revitalização de todo o Plano Piloto. Temos a W3 Sul, que era um pedido de mais de 30 anos, e também o Setor Comercial Sul, onde estamos fazendo a Praça do Povo e vamos reformar todo aquele setor. Para o ano que vem, esperamos fazer a revitalização da W3 Norte também”, listou.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, reforçou que o setor nunca tinha sido olhado com carinho e que as obras sempre foram pontuais, mas não resolviam os problemas da região. “Estamos implantando a urbanização que nunca existiu aqui no Setor. Agora o setor está de fato urbanizado. Foram feitas calçadas, estacionamentos, pintura nova, sinalização viária, iluminação toda remodelada. Uma urbanização de acordo com o que a região merece”, explicou.

Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, que conhece bem a região, destacou a grande movimentação de pessoas que transitam no local. “Este é um corredor que liga o SRTVS até a Galeria dos Estados. É o ponto de maior fluxo de pedestres do Plano Piloto. Era um setor muito degradado, com uma série de ocupações irregulares, e essa obra inédita e necessária veio para colocar ordem em tudo que precisava aqui.”

A partir de agora, o SRTVS passa a ser uma Zona 30, a velocidade máxima permitida no local será de 30 km por hora; e bicicletas foram lembradas, com a instalação de 36 paraciclos, estruturas metálicas que permitem apoiar e trancar as bikes com segurança

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira reforçou a vocação da gestão em cuidar dos espaços públicos. “O SRTVS passa agora a ser qualificado. A gente fala em revitalização, em requalificação, mas aqui é qualificação. É a primeira vez que o setor tem praças, tem estacionamento organizado, calçadas de verdade. Essa é uma das grandes premissas desse governo, é ter uma cidade bonita, agradável e com espaços públicos de qualidade”, ressaltou.

Veículos

O número de vagas para carros e motos também foi ampliado. O local passou a oferecer 475 vagas, um aumento de 64% na oferta de estacionamento público. Até então, eram 288 vagas. Os motociclistas também receberam novas vagas e, agora, são 58 locais exclusivos para as motos. Bicicletas também foram lembradas, com a instalação de 36 paraciclos, estruturas metálicas que permitem apoiar e trancar as bikes com segurança.

Comerciante da região há mais de 20 anos, Joselita Gomes disse nunca ter visto uma obra desse porte na região. “Foi a primeira assim, ficou muito boa, o setor todo revitalizado e as vagas muito organizadas. Foi uma obra muito boa porque aqui estava muito abandonado”, apontou.

A partir de agora, o SRTVS passa a ser uma Zona 30. A exemplo do que já ocorre no Setor Hospitalar Sul, a velocidade máxima permitida no local será de 30 km por hora, medida que vai permitir a humanização do espaço, já que, além dos ciclistas, os pedestres foram priorizados na readequação de espaços.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem