Atrações da Orquestra Sinfônica para este mês

Os melhores momentos dos concertos serão apresentados nesta terça (14), às 20h

Gravações feitas em parceria com o Iate Clube de Brasília estarão disponíveis no canal da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) do YouTube neste mês. “Para relembrar um pouco do que é essa ação sociocultural, o Iate in Concert, exibiremos compactos com os melhores momentos da edição de 2018”, explica o maestro Claudio Cohen, regente da sinfônica.

Os melhores momentos desse concerto da orquestra, gerida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), estarão disponíveis nesta terça-feira (14), às 20h. O público poderá rever as participações especiais do maestro João Carlos Martins e da soprano Laetitia Grimaldi.

O violoncelista Francisco Orru é destaque nas apresentações da orquestra | Foto: Cecília Orru

Já no dia 21, o canal da sinfônica exibirá o Concerto nº 3 para Piano e Orquestra, do compositor russo Sergei Rachmaninov, tendo como solista a pianista Kristina Miller, também de nacionalidade russa. Fechando o mês, no dia 28, será a vez da Sonata para Cordas, do brasileiro Antônio Carlos Gomes, gravada recentemente no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Primeiro violoncelo da OSTNCS desde 2017 e no grupo desde 2010, Francisco Orru aprecia muito as temporadas dos concertos no Iate Clube de Brasília. “Além de já estarem inseridos no calendário cultural da cidade como um evento aguardado ansiosamente pela população, marcado pela ajuda humanitária de arrecadação de cestas básicas, é, para nós da Sinfônica, um momento muito esperado do ano”, afirma.

Temas líricos

Sobre o Concerto nº 3 de Rachmaninov tocado pela pianista Kristina Miller, Francisco afirma que “é considerado o mais difícil concerto do repertório pianístico, mas foi realizado com absoluto domínio técnico e musical pela pianista”. Ele destaca ainda o bis tocado por ela no concerto que vai ser exibido no YouTube: “Algo além do imaginável”.

O contrabaixista Samuel Helmo, na orquestra desde 1991 e atualmente o chefe de naipe dos contrabaixos, endossa a observação do violoncelista sobre a obra: “É uma obra cheia de temas líricos e extremos emocionais. O compositor explora os timbres da orquestra, fazendo, por exemplo, os contrabaixos tocarem uma mesma melodia com os sopros, ou o piano tocando com a flauta, depois só com o oboé, depois com clarinete, trompa, fagote, grandes uníssonos da orquestra… Enfim, a música nunca é estática ou monótona.”

No dia 28, a atração será a Sonata para Cordas, de Carlos Gomes. “É leve, brilhante, ágil nos dois primeiros movimentos e, depois de um terceiro movimento cheio de reflexão e religiosidade, termina vibrante e empolgante”, explica Helmo. “Lembra em muitos momentos sua obra mais famosa: Lo Schiavo.

Concertos da Sinfônica no YouTube/Programação

  • Terça (14)
    Iate in Concert. Às 20h.
  • Dia 21
    Concerto nº 3 para Piano e Orquestra, de Sergei Rachmaninov. Às 20h.
  • Dia 28
    Sonata para Cordas, de Antônio Carlos Gomes. Às 20h.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem