Menos 33 toneladas de sujeira de 79 bocas de lobo da Asa Sul

| Foto: Divulgação/GDF Presente

O Polo Central Adjacente III do GDF Presente está concentrando os trabalhos na Asa Sul nesses dias para fazer a limpeza das bocas de lobo, por causa da proximidade das chuvas. O serviço já começou com a retirada de 33 toneladas de terra, entulhos e folhas de 79 bocas de lobo da região.

Nesta época do ano, as folhagens caem naturalmente das árvores e cobrem os gramados da cidade. Essas folhas também chegam às calçadas e pistas | Foto: Divulgação/GDF Presente

O trabalho ajuda a prevenir possíveis alagamentos e até inundações, situações que ocorrem geralmente quando as bocas de lobo estão entupidas por causa de lixo descartado nas ruas.

O serviço é minucioso. Para a retirada de toda a sujeira, as bocas de lobo são abertas, limpas e depois recebem um jato de água de alta pressão do caminhão-pipa, que é essencial para a retirada de materiais que porventura ainda possam estar incrustados nos equipamentos que protegem os bueiros.

“O Polo Central Adjacente III do GDF Presente está empenhado em cumprir a determinação do nosso governador, Ibaneis Rocha, de realizar as obras e serviços para a melhoria da cidade” Alexandro Cesar, coordenador do Polo Central Adjacente III

Força-tarefa

Nas quadras 500, 700 e 900, o foco dos trabalhos foi o recolhimento de galhos e folhas. A força-tarefa reuniu 96 homens do Polo Central Adjacente III e trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e de reeducandos da Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal (Seap-DF).

Nesta época do ano, as folhagens caem naturalmente das árvores e cobrem os gramados da cidade. Essas folhas também chegam às calçadas e pistas. Com isso, elas podem acabar abrigando bichos peçonhentos, como aranhas, escorpiões e vespas. Além disso, existe o risco de as pessoas derraparem e sofrerem quedas, principalmente as mais idosas.

O Polo Central Adjacente III do GDF Presente começou também a retirada do mato e folhagens que insistem em brotar nos canteiros centrais, como no viaduto do Setor Policial Sul, que fica no final da Asa Sul.

A pintura dos meios-fios não foi esquecida. Do balão do aeroporto, passando pelo Eixão e eixinhos Sul, até o Eixo Monumental, os meios-fios receberam pintura nova.

W3 Sul: pente-fino para retirada de restos de obras | Foto: Divulgação/GDF Presente

Na W3 Sul, os trabalhos foram direcionados também para a limpeza das calçadas. Ao longo das quadras 506 até a 516, as equipes fizeram um pente-fino para a retirada de restos de concreto, pedras e outros materiais usados nas obras de construção das novas calçadas, que ficaram pelo caminho. Confira o vídeo das ações do GDF Presente:

“O Polo Central Adjacente III do GDF Presente está empenhado em cumprir a determinação do nosso governador, Ibaneis Rocha, de realizar as obras e serviços para a melhoria da cidade. Neste primeiro momento, estamos trabalhando na Asa Sul, mas vamos também para a região da Asa Norte”, disse o coordenador do polo, Alexandro César.

A presença do GDF Presente faz a diferença, qualquer que seja a cidade. “As ações do GDF Presente são um reforço fundamental na conservação do Plano Piloto”, afirma a arquiteta e urbanista Gaby Galvão, diretora de Obras da administração do Plano Piloto.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem