Pacientes da UBS 1 participam de ação do Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo chama a atenção para a prevenção do suicídio e importância de tratar a saúde mental. Para abordar este tema, a equipe da Unidade Básica de Saúde 1 de Taguatinga fez uma ação nesta quinta-feira (23) para seus usuários.

As ações promovidas mensalmente pelos servidores da unidade se referem às campanhas abordadas no período, como o Setembro Amarelo, que chama a atenção para a prevenção do suicídio e importância de tratar a saúde mental | Foto: Divulgação Secretaria de Saúde do DF

“Foi feita uma reunião de bate papo, musicoterapia, café da manhã e entrega de rosas amarelas com mensagens para elevar a autoestima. Todos os pacientes que aguardavam consulta ou outro tipo de atendimento participaram das atividades, cerca de 50 pessoas ao todo”, explica a gerente da UBS 1 de Taguatinga, Iraquitânia Bernardo.

Segundo a gestora, anualmente os servidores da unidade promovem ações alusivas às campanhas abordadas em cada mês, como o Agosto Dourado, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

Neste ano, a UBS promoveu atividades voltadas para o cuidado da saúde mental dos servidores e pacientes. As ações foram pensadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a gerência da unidade. Foram desenvolvidas dinâmicas visando a promoção da saúde mental, além de promoção à autoestima e ao autocuidado.

“Iniciamos as atividades com os servidores e hoje fizemos com os pacientes atendidos na unidade. Estamos retornando as nossas atividades coletivas com os pacientes e não queríamos deixar passar a oportunidade de focar no cuidado da saúde mental, sobretudo em tempos de pandemia”, conclui a gerente da unidade.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem