Mais 11 papa-entulhos serão instalados em cidades do DF

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) já assinou a ordem de serviço para dar início às obras de construção de mais 11 papa-entulhos no DF. As cidades beneficiadas serão Sobradinho e São Sebastião (duas unidades para cada) e Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Sobradinho II e Paranoá.

Papa-entulhos ajudam a orientar a população para o descarte correto de material| Foto: Divulgação/SLU

As empresas vencedoras do certame para construção dos novos equipamentos são a RGM Engenharia Ltda e a GHS Artex Construções. No total, o orçamento destinado ao trabalho é de R$ 3.356.556,89.

Os papa-entulhos são pontos de entrega voluntária (PEVs) para recebimento de restos de obras, móveis velhos, podas de árvores e galhadas, material geralmente descartado de forma irregular em áreas públicas. A meta do SLU é que esses equipamentos de limpeza fiquem mais próximos da população para auxiliar na limpeza pública e diminuir esse tipo de crime ambiental.

Circuito de limpeza

Nos 12 papa-entulhos já existentes, foram descartadas mais de 20 mil toneladas de resíduos entre janeiro e setembro

“O Governo do Distrito Federal é muito preocupado com o descarte irregular nas ruas e sabe que o papa-entulho é um equipamento que contribui para diminuir esse crime ambiental”, disse o diretor-presidente do SLU. “Dessa forma, juntamente com o SLU, trabalha firme para entregar mais papa-entulhos para que os moradores do DF possam ter um local adequado para esse tipo de descarte.”

O SLU tem mapeado cerca de 700 pontos críticos de descarte irregular no DF. Todos estão inseridos no circuito de limpeza manual e mecanizada. São retiradas mensalmente mais de 50 mil toneladas de resíduos das ruas, número que, sem a presença dos papa-entulhos, seria ainda maior. Nos 12 equipamentos instalados de janeiro a setembro deste ano, a população descartou quase 20 mil toneladas de entulhos e inservíveis que possivelmente seriam jogados em áreas públicas do DF.

Os papa-entulhos também recebem materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. Há equipamentos instalados no Gama, Taguatinga, Guará, Planaltina, Asa Sul, Santa Maria, Águas Claras, além de três unidades em Ceilândia e duas em Brazlândia. Para saber o endereço do papa-entulho mais perto de casa, basta entrar no site do SLU.

*Com informações do SLU



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem