Parque Veredinha receberá plantio de mil mudas

180 mil mudas já foram plantadas desde o início da ação Plantio das Águas

O Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia) começa a receber, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h30, mil mudas, marcando o início do XX Plantio das Águas e do Projeto Simplesmente Plantar, eventos voltados para a comemoração do 1º Dia da Consciência Ambiental de Brasília. A iniciativa contará com a participação de estudantes das escolas públicas da Região Administrativa de Brazlândia.

O Plantio das Águas é uma iniciativa do Movimento Ecos do Cerrado, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental. A realização conjunta já ocorre há oito anos em várias unidades de conservação (UCs) administradas pelo órgão. Só no Parque Veredinha o projeto já resultou no plantio de mais de 10 mil mudas. A ação existe desde 2000 e contabiliza 180 mil mudas plantadas.

A ação Plantio das Águas, que há oito anos é realizada em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, desde o ano passado tem como objetivo homenagear as vítimas da covid-19 | Fotos: Divulgação/Instituto Brasília Ambiental

Entre as espécies nativas que serão plantadas encontram-se acácia monjoleiro, angico, cedro, cega machado, embaúba, fruta sabiá, ingá, ingá metro, jatobá, jenipapo, jerivá, mama cadela, mirindiba, mutamba, pau formiga, pororoca, saboneteira, taipoca, tamboril e tapia.

Para o agente de unidades de conservação atuante no Veredinha, Diego Gordinho, a parceria com o Movimento Ecos tem sido de extrema importância para os plantios periódicos nas UCs e parques.

O coordenador do Movimento Ecos do Cerrado, Edimir Moreira, também ressalta a importância conjunta no cuidado com o meio ambiente e explica que, desde o ano passado, o Plantio das Águas “tem como objetivo homenagear as vítimas da covid-19”.

Consciência

Moreira, que é autor da sugestão da criação do Dia da Consciência Ambiental, criado pela Câmara Distrital, ressalta a importância da sua ocorrência em novembro, mês que inicia o período de chuvas e a época mais propícia para o plantio. “Todas as datas voltadas para o meio ambiente se concentram no primeiro semestre do ano e na época da seca”, lembra.

Além das mudas que serão plantadas no Veredinha, o Plantio das Águas destinará mais cinco mil mudas para outros parques ecológicos. As mudas são oriundas de vários parceiros, entre eles as secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Justiça e Cidadania (Sejus), além do próprio Movimento Ecos do Cerrado.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem