Produtores de São Sebastião recebem máquinas e implementos

Os pequenos produtores da região dos núcleos rurais Cavas de Baixo e Cavas de Cima, em São Sebastião, têm motivos para comemorar. Eles foram beneficiados, este mês, com implementos agrícolas doados por uma ação do Governo do Distrito Federal (GDF) por intermédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), com investimento do Fundo Distrital de Desenvolvimento Rural (FDR). A entrega favoreceu 94 famílias cadastradas na Associação dos Produtores Rurais da Região de Cavas (Acavas).

Equipamentos vão permitir aos agricultores melhorias no sistema de produção | Foto: Divulgação

O maquinário designado pelo governo é composto por uma patrulha completa, com um trator grande, uma carreta, arado, grade e esparramadeira de calcário. O equipamento foi entregue à Acavas, que fica responsável disponibilizá-lo aos pequenos produtores. “Todos os produtores serão beneficiados”, explica o presidente da associação, Arnaldino José de Souza. “Cada produtor faz seu cadastro e poderá agendar para usar o maquinário. Teremos uma escala para que todos possam usar”.

A região é formada por pequenos produtores, que trabalham com hortifrutigranjeiros, piscicultura e criação de aves e gado. “Esse benefício vai aumentar a nossa produção”, afirma Arnaldino. “Com esse maquinário, teremos uma facilidade maior no manuseio e na rentabilidade também”.

Ação contínua

“Essa é uma ação que empodera a Associação dos Produtores Rurais das Cavas” Júnior Carvalho, coordenador do Polo Leste do GDF Presente

Só este ano, foram adquiridos pelo FDR 104 maquinários, como tratores e microtratores com implementos agrícolas, além de tanques de resfriamento de leite. Os maquinários estão sendo entregues pela Seagri a 20 entidades, beneficiando diretamente 1.050 famílias de produtores rurais representados pelas instituições.

As entidades são selecionadas por meio de chamamento público, sendo os bens disponibilizados por acordo de cooperação firmado entre a secretaria e a entidade beneficiária, para atendimento à demanda dos produtores vinculados. Já receberam os equipamentos instituições de São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Ceilândia, Brazlândia e Park Way.

“Esses maquinários ajudam muito na produtividade e qualidade dos produtos que são plantados pelos produtores, e isso com certeza vai ajudar o produtor rural para que ele tenha mais renda no campo”, reforça o secretário de Agricultura, Candido Teles. Trata-se de uma parceria entre o GDF e os produtores rurais, explica o titular da Seagri. “Esse é um compromisso que o governador Ibaneis Rocha tem com o campo, e com certeza o campo dá esse retorno, abastecendo a população com produtos agropecuários de qualidade”, diz.

O coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Júnior Carvalho, participou da entrega dos implementos. “Essa é uma ação que empodera a Associação dos Produtores Rurais das Cavas”, resume. “Eles ganharam um trator e todos os implementos agrícolas, o que lhes dá condições de produção”.

Estão previstas ainda entregas de três tanques resfriadores de leite, já adquiridos, que beneficiarão uma cooperativa de Luziânia e duas associações de produtores rurais de Cocalzinho de Goiás.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem