Curso de qualificação profissional para assistentes sociais

Trabalhadores da assistência social que vivem no Distrito Federal terão a oportunidade de participar de cursos gratuitos de qualificação a partir de janeiro de 2022. Vem aí o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas), voltado a profissionais que, sendo ou não servidores, desejam se atualizar sobre a legislação da área e os procedimentos essenciais ao desempenho das suas atribuições.

Qualificação é votlada a todos os profissionais da área, independentemente de vínculos com o serviço público | Foto: Divulgação/Sedes
“É fundamental o trabalhador do Sistema Único de Assistência Social passar por essa atualização” Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

As inscrições estão abertas. Basta preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Mas atenção: as vagas são limitadas, e as inscrições só vão até o dia 20. O CapacitaSuas é coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Cidadania e, no DF, pela Sedes, integrando o Plano de Formação e Educação Permanente do órgão.

“É uma oportunidade de os trabalhadores fazerem uma reciclagem”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “A legislação vai mudando com o passar dos anos, foram incorporadas novas regras, direitos e procedimentos para o atendimento à população. É fundamental o trabalhador do Suas [Sistema Único de Assistência Social] passar por essa atualização.”

Aulas virtuais

Os cursos começam em 17 de janeiro, em formato on-line, para facilitar o acesso dos profissionais da assistência social que vivem em regiões mais distantes. O limite é de até 800 trabalhadores do Suas, que serão divididos em turmas.

São três novos cursos, cada um com 40 horas de carga horária: Atualização em Vigilância Socioassistencial, com 250 alunos; Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas, com 300 alunos, e Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços de Proteção Social Especial do Suas, com 250 alunos.

A subsecretária de Assistência Social da Sedes, Kariny Alves, lembra que essa capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede de assistência social é uma demanda antiga da categoria. “O programa CapacitaSuas garante oferta de formação para os profissionais, que é necessária”, afirma. “Nossa profissão requer esse conhecimento da legislação para que possamos oferecer um serviço de qualidade”.

Além das oficinas ao vivo, ficarão disponíveis aulas gravadas na Escola Virtual da Sedes. Ao final, todos os participantes aprovados receberão um certificado que contará para a progressão da carreira.

CapacitaSuas

O CapacitaSuas foi instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social em resposta às demandas de trabalhadores do Suas nas conferências da categoria. A Sedes aderiu ao CapacitaSuas em maio de 2012. O programa disponibiliza recursos para três etapas de cursos de capacitação. A primeira etapa foi em 2014, na modalidade presencial, quando foram capacitados mais de mil trabalhadores.

“Depois de sete anos sem executar os cursos do CapacitaSuas, empenhamos esforços para promover a segunda etapa do programa, visto que a educação permanente é uma das principais estratégias da atual gestão para o aprimoramento das ofertas de serviços na assistência social do DF e a valorização do servidor”, reforça o subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas.

Servidores

Os servidores da Sedes não poderão participar de mais de um curso por período, devendo combinar com a chefia imediata a liberação para as aulas.

Além da ordem de inscrição, são critérios de desempate ser servidor da Sedes, ter a função relacionada com o conteúdo do curso de formação e ser servidor mais novo. Nesse último caso, a meta é promover a qualificação do profissional recém-nomeado. Só no último ano, foram nomeados quase 500 novos servidores.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem