Novo coronavírus pode gerar sequelas no aparelho urogenital

A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) trouxe resultados devastadores para o planeta. Além das mais de 5 milhões de mortes em todo o mundo, os seres humanos ainda precisam lidar com as sequelas causadas pela covid-19. Os estudos são recentes, já que há muito ainda o que aprender sobre a doença. Porém, publicações atuais indicam consequências em algumas pessoas que contraíram o vírus que, de forma geral, interfere em todas as funções do organismo. O aparelho urogenital não fica de fora. Insuficiência renal, infecção nos testículos e disfunção erétil são exemplos dessas alterações.

Mario Chammas / Foto: Divulgação


Existem pacientes da covid-19 que apresentam um quadro, no qual os rins evoluem para a perda de suas funções. “Esse quadro é chamado de insuficiência renal, que pode ser aguda, quando há uma rápida e repentina redução na função renal, ou crônica, situação em que ocorre a perda gradual da função dos rins. Alguns pacientes demoram mais para recuperar a função renal e outros acabam não recuperando, o que seria a preocupação maior”, esclarece o médico urologista do Hospital Urológico, Mário Chammas.


Além da insuficiência renal, o especialista afirma que há outros distúrbios relatados com certa frequência no período pós-covid-19. A inflamação nos testículos (orquite) e no epidídimo - órgão próximo ao testículo que coleta e armazena os espermatozoides -, é um deles. “O mecanismo não está muito bem definido ainda, mas o que se apresenta é uma inflamação da parte do testículo e do epidídimo que é semelhante aos quadros de infecção viral dessa região”, destaca Mário.


Outra preocupação nos consultórios de urologistas no período pós-covid-19 é a disfunção erétil. Segundo o urologista, para que o homem tenha uma ereção normal, é necessário um bom funcionamento do organismo e que qualquer doença sistêmica grave pode levar a um quadro de dificuldade na ereção. “Aprendemos com a covid-19 que ela ataca alguns vasos do organismo. Dessa forma, a microcirculação acaba ficando comprometida e, nesse caso, prejudica a circulação do pênis, o que é essencial para a ereção”, ressalta. O médico acredita que essa seja uma das explicações para a disfunção erétil pós-covid-19, porém, não descarta que seja uma causa multifatorial, já que, a ereção também está relacionada a um organismo saudável e com bom funcionamento dos hormônios e nervos – responsáveis pelo estímulo. 


De acordo com o médico do Hospital Urológico, os pacientes que têm maior possibilidade de desenvolver sequelas relacionadas ao aparelho urogenital normalmente são pacientes mais idosos, com maior fragilidade, e os que têm comorbidades. Porém, não existe regra, já que podem ocorrer também com pessoas saudáveis.


Apesar de ainda não existir uma situação muito clara sobre as sequelas da covid-19 e os estudos serem recentes, o urologista afirma que uma boa parte das alterações relacionados ao trato urogenital são reversíveis. “É uma boa notícia, mas é essencial que o paciente seja acompanhado por um especialista e faça uma avaliação urológica no período pós-covid-19 para que essas alterações possam ser identificadas e, se for o caso, tratadas de forma correta”, conclui o especialista.


O Hospital Urológico de Brasília

Há 30 anos, o Hospital Urológico de Brasília se dedica a diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Com estrutura física e tecnologia avançada, o hospital foca em um atendimento seguro e humanizado, por meio de políticas preventivas e ações curativas. O HU oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, e oferece, num só espaço, toda a estrutura para exames, cirurgias e internação que o paciente precisar. Desde laboratório de análises clínicas e diagnóstico por imagem próprio (tomografia, ecografia e estudo urodinâmico), a um moderno centro cirúrgico, excelentes leitos de internação (apartamentos e enfermaria) e o serviço de atendimento ambulatorial.


Serviço: Hospital Urológico de Brasília

Endereço: SEPS 714/914, Bloco C. Edifício Santa Maria, Asa Sul, Brasília-DF

Telefone:

3345-9300 Site: www.hospitalurologico.com.br

Mídias sociais:

Instagram: @hospitalurologicobrasilia Facebook:

www.facebook.com/hospitalurologico

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem