Capacitação para profissionais da economia criativa

Todas as atividades terão acompanhamento de profissionais da área

Profissionais da área de eventos são o público-alvo de um curso intensivo de dois dias organizado em parceria da Secretaria de Turismo (Setur) com o projeto Labfaz Cidadão – Laboratório dos Saberes e Fazeres Técnicos da Economia Criativa. A meta é investir na capacitação dessa categoria, uma das mais afetadas pela crise ocasionada pela pandemia de covid-19.

O Acampamento Dandara é um dos locais onde estão sendo ministradas as aulas | Foto: Divulgação

Realizadas sempre nos fins de semana, as aulas vão oferecer qualificação em áreas como as de recepção, limpeza, carregamento, assistência de camarim e catering (serviço de fornecimento de refeições coletivas). Os participantes receberão certificados emitidos pela Setur.

Para a secretária de Turismo , Vanessa Mendonça, atendimento é cartão de visitas. “Qualificar os trabalhadores nas áreas de serviço, cultura, turismo, gastronomia, eventos, transportes, é fundamental para transmitir empatia”, afirma a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Isso não é apenas para os visitantes, mas também para o público interno. A cidade, primeiro, precisa ser boa para a sua população; e, se for boa para a população, será boa para o visitante. Bom atendimento e garantia de informação qualificada são fundamentais como vitrine de um destino turístico.  E quem é bem-tratado, volta.”

A coordenadora do Labfaz Cidadão, Vera Verônika, também tem boas expectativas.  “Haverá uma grande demanda por prestadores e prestadoras desses serviços”, avalia. Gestora de eventos com larga experiência na linha de frente e nos bastidores, Vera lembra que, para exercer essas funções, é preciso investir em conhecimentos específicos. “A nossa cidade vem despontando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, o que aumenta a busca por essas trabalhadoras e esses trabalhadores”, reforça.

No primeiro dia do curso, sábado (5), haverá aulas expositivas sobre os bastidores de um evento e os requisitos de cada função. No segundo dia, um domingo, os participantes farão a montagem de um sarau cultural com palco, iluminação, equipamento de som e camarim. Tudo será feito com o acompanhamento e orientação de profissionais dessas áreas.

Confira, abaixo, os locais e as datas em que a capacitação será oferecida. Para participar, basta fazer a inscrição no local. Os cursos serão sempre das 9h às 17h.

* Acampamentos Dandara – Ponte Alta, próximo ao Gama. Datas: sexta e sábado (5 e 6).

* Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) – Taguatinga, dias 9 e 10.

* Acampamento Che Guevara – BR-060, depois de Samambaia. Dias 12 e 13.

* Acampamento Margarida Alves – Sobradinho, dias 19 e 20.

* Acampamento Carlos Lamarca – Planaltina, dias 23 e 24.

* Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês – L2 Sul, Quadra 615. Em 3 e 4 de março.

 

*Com informações da Secretaria de Turismo

The post Capacitação para profissionais da economia criativa appeared first on Agência Brasília.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem