Orquestra celebra Semana de 22 no Museu da República

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) abre a temporada presencial do ano com homenagens à Semana de Arte Moderna de 1922, marco da cultura brasileira que completa seu centenário, e ao aniversário do grito de independência às margens do Ipiranga. Os concertos no canal da orquestra no YouTube começam nesta sexta (4), às 20h.

Já a apresentação presencial será neste domingo (8), às 20h, no Museu da República, coordenado pela Secretaria de Economia e Cultura Criativa (Secec). O museu será o local em que a orquestra passa a se apresentar todas as terças-feiras deste mês. A programação no canal da OSTNCS no YouTube, por sua vez, será apresentada todas as sextas nas redes.

Orquestra homenageia Villa-Lobos e a Semana de Arte Moderna de 1922 | Foto: Marina Gadelha/Secec

“No concerto de abertura da temporada, damos ênfase à família dos metais e percussão da orquestra, com várias composições do trompista Fernando Morais”, conta o regente da orquestra, Cláudio Cohen. Serão peças do repertório de Astor Piazzolla, Heitor Villa-Lobos, George Gershwin, Paul Dukas, J.S.Bach, Anthony Holborne, Aaron Copland; e, da MPB, Toquinho, Vinícius de Morais e Egberto Gismonti.

No segundo concerto, a soprano Ana Luísa Melo fará o solo nas Bachianas Brasileiras nº 5, acompanhada pelo naipe de violoncelos. “Villa-Lobos foi o compositor a participar da Semana de Arte Moderna de 1922”, lembra Cláudio Cohen. “Resolvemos prestar uma homenagem a esse ícone da música brasileira por meio de suas Bachianas Brasileiras, obra-prima de sua criação”. A cantora endossa: “Fico muito feliz de poder cantar esse repertório tão conhecido e que representa a nossa música e o Brasil em sua essência”.

Em parceria com a Embaixada da Áustria, que vai condecorar o maestro Cohen, o concerto do dia 22 celebra o escritor vienense Stefan Zweig (1881-1942). Autor do livro Brasil, País do Futuro (1940), em que se refere ao país em tom ufanista, apesar da ditadura Vargas que lhe serve de pano de fundo, Zweig se matou, juntamente com a mulher, Charlotte Elizabeth Altmann, em Petrópolis (RJ), desiludido com uma Europa arruinada, sob o jugo dos nazistas.

“Uma das melhores partes do meu trabalho como embaixador é poder dizer oficialmente ‘obrigado’ às pessoas, incluindo o prazer de conceder ao maestro Cláudio Cohen a Cruz de Honra Austríaca para Ciência e Arte em nome do Presidente da República da Áustria”, destaca o embaixador Stefan Scholz.

Confira, abaixo, os concertos presenciais no Museu da República. Todos terão início às 20h.

Segunda-feira (8)
Concerto de abertura da temporada 2022
Paul Dukas: Fanfare pour Précéder La Péri.
Fernando Morais: Villalobiana, Elegia e Itaratã, arranjos de Adiós Nonino (Piazzolla) e Bess, You is my Woman Now (Gerswhin).
Aaron Copland: Fanfarra para um Homem Comum.
Egberto Gismonti: Sete anéis (arranjo de Fernando Morais).
Toquinho e Vinícius: Tarde em Itapoã (arranjo de Fernando Morais).
J.S.Bach: Now is our Savior Come (arranjo de Fernando Morais).
Anthony Holborne: Três Peças.
Augustin Lara: Farolito.
Armando Manzanero: Somos Novios.
Augustin Lara: Granada.

Dia 15
Homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922
Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 1, Bachianas Brasileiras nº 5 (com a Orquestra de Violoncelos e, de solista, a soprano Ana Luísa Melo), Bachianas Brasileiras nº 6 para Flauta e Fagote (com Mechthild Bier, flauta, e Flávio Lopes, fagote) e Bachianas Brasileiras nº 9 (com a Orquestra de Cordas).

Dia 22
Homenagem ao escritor Stefan Zweig
Gustav Mahler: Adagietto da Sinfonia nº 5.
W.A.Mozart: Concerto nº 4 para Trompa e Orquestra (solista: Ellyas Lucas)
Richard Strauss: Suíte Opus 4 para Sopros

Programação do canal da OSTNCS no YouTube  (sempre às 20h)

Sexta (4)
Rossini: La Scala di Seta.

Dia 11
Marcos Portugal: Il Duca di Foix.
João de Deus Castro Lobo: Abertura em Ré.

Dia 18
Carlos Gomes: Sonata para Cordas.
Ian Deterling: The Golden Retriever.
Trent Johnson: The Tie That Binds.
Patrick McCarty: Sonata (solista: Darrin Milling, no trombone baixo)

Dia 25
José Joaquim de Souza Negrão: Abertura Estrela do Brasil.
Jose Mauricio Nunes Garcia: Abertura em Ré.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

The post Orquestra celebra Semana de 22 no Museu da República appeared first on Agência Brasília.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem