Policiais militares reforçam patrulhamento no primeiro dia do ano letivo

As aulas da rede pública de ensino do DF estão de volta a partir desta segunda-feira (14) de forma 100% presencial. Mais de 600 escolas retomarão suas atividades na capital federal, o que exige mais segurança para alunos, pais e professores. O Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), ambos da Polícia Militar, vão intensificar o policiamento nas unidades de ensino, contando inclusive com o reforço de agentes em motocicletas.

Campanhas educativas também abrangem motoristas de vans e ônibus de transporte escolar | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília
Além de manter a fluidez no trânsito, ação da Polícia Militar tem como foco a garantia da segurança

Os policiais lotados nas regiões administrativas (RAs) também prestarão apoio neste novo momento. “Nossa estimativa é que serão mais 200 mil veículos circulando nas ruas do DF e aproximadamente mais 600 mil alunos, pais e profissionais da educação na região das escolas”, adianta o chefe do Comando de Policiamento de Trânsito da corporação, major Keldison Almeida. “O objetivo do nosso trabalho é dar fluidez ao trânsito, evitar acidentes e, principalmente, garantir a segurança”. O transporte de alunos realizado por ônibus escolares e vans também será fiscalizado rotineiramente, lembra o gestor. “Conduzir de forma irregular não é permitido. Os policiais verificam a autorização para o transporte, a documentação do veículo, o uso do cinto de segurança, em conjunto com o Detran”.

De acordo com a subcomandante do Batalhão Escolar, major Miriam Canabarro, o patrulhamento será intensificado no perímetro escolar de todas as cidades e reforçado em RAs como Ceilândia, Taguatinga, Santa Maria e Plano Piloto. Crimes como o tráfico de drogas, furto e roubo de telefones celulares, segundo ela, são os mais comuns nas proximidades dos colégios do DF. “Nossas equipes vão visitar em média de seis a dez escolas por dia”, explica. “Há sempre uma conversa com a direção das escolas, com os responsáveis, além da eventual prisão de criminosos”. Somadas as faculdades e escolas particulares, são cerca de 1,3 mil unidades monitoradas pelas Polícia Militar.

A auxiliar administrativa Juliana Pereira apoia a campanha: “Todo tipo de cuidado é importante para garantir o bem-estar das crianças e da gente”

O uso das motocicletas também é um diferencial no trabalho policial. “A moto garante mais agilidade do que as viaturas, é mais rápida no meio de um trânsito intenso, tem acesso às áreas verdes e chega rapidamente a uma ocorrência”, pontua a policial. “Ela ajuda e muito, por exemplo, no combate às drogas”. O batalhão é dividido em cinco companhias que atuam divididas nas regiões do DF, e todas terão o reforço de policiais nas motocicletas.

Preocupação de pais e responsáveis

A maioria dos estabelecimentos particulares deu início às aulas em 31 de janeiro, e a rotina escolar já foi retomada. A presença das forças de segurança é considerada essencial pela servidora pública Rominna Jácome, 45 anos, mãe de Theo, 9. Ele estuda em uma unidade de ensino na 913 Sul onde a guarnição policial atuava na sexta-feira (11).

“Todo tipo de cuidado é importante para garantir o bem-estar das crianças e da gente”, afirma Rominna. “Por exemplo, o roubo de telefone celular. Eu e o pai dele não o deixamos trazer o celular para a escola para evitar problemas. Meus enteados já foram roubados. Com relação ao trânsito, o governo tem ido bem. As faixas de pedestres estão bem destacadas, há campanhas educativas na porta da escola.”

Mãe de dois filhos em idade escolar, a auxiliar administrativa Juliana Pereira endossa: “Dentro da escola a gente se sente mais seguro, mas da porta para fora tudo pode acontecer. A presença dos policiais inibe a ação de bandidos”. O aliciamento dos menores por marginais é uma preocupação dela.

Nesta segunda-feira (14), o BPEsc fará ações educativas dentro da operação Volta às Aulas no Setor Leste, no Plano Piloto e no Centro Educacional (CED) 416, de Santa Maria. Na programação, haverá a manhã cívica, com a presença da banda de música da PM, além palestras e dicas de segurança para a comunidade escolar.

 

Policiais militares reforçam patrulhamento no primeiro dia do ano letivo

The post Policiais militares reforçam patrulhamento no primeiro dia do ano letivo appeared first on Agência Brasília.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem