Qualificação eleva número de guias de turismo em Brasília

O receptivo de Brasília está mais forte. Nesta quinta-feira (24), a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, entregou a carteira de guia de turismo para 24 profissionais recém-formados pelo curso técnico do Senac. “O Senac não parou, vocês não pararam, nós também não”, lembrou a gestora, durante a solenidade de entrega dos documentos.

A secretária ressaltou que essa qualificação é uma oportunidade de gerar emprego e renda, e as rotas turísticas elaboradas pela Secretaria de Turismo (Setur) são o produto para ser vendido ao visitante. “Estamos ressignificando Brasília, criando novos roteiros que vão possibilitar aos guias uma melhor comercialização. Vocês hoje possuem muitos produtos para vender”, disse.

Documentos entregues habilitam ao exercício da profissão de guia da área turística| Foto: Renato Braga/Setur

Ao receber sua carteira, o guia Rubens Tutu reforçou: “A cidade está sendo redescoberta. Antes era conexão para a Chapada dos Veadeiros, e hoje [Brasília] recebe no turismo rural, nos hotéis fazenda, na Rota do Cavalo”. Para ele, o trabalho desenvolvido pelo GDF no setor ajuda a transformar Brasília no “novo caminho turístico do país”.

Atrações turísticas

Os guias assistiram a uma apresentação sobre a Coleção Rotas Brasília, que aborda oito temas a serem explorados pelos turistas, cada um deles com vários atrativos. Também foi confirmado o lançamento, em 13 de março,  da Rota Brasília Sobre Rodas, voltada aos motociclistas de Brasília e do Brasil. Serão quatro circuitos: Centro Histórico de Planaltina, Eixo Monumental, Cerrado e Contorno do Plano Piloto.

Quem também comemorou a entrega da carteira de guia profissional foi Jozi Félix, que contou: “Eu transporto pessoas que muitas vezes me pedem para fazer um city tour, então preciso estar preparada, porque presto um serviço turístico e tenho de apresentar o melhor da minha cidade”.

“Somos uma cidade que trabalha diuturnamente, não somos apenas ‘um grande escritório’. Estamos na linha de frente, não devemos nada a nenhum outro destino” - Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Foram ainda apresentados os miniguias editados a partir das visitas técnicas do programa Turismo em Ação, que leva a Setur às regiões administrativas (RAs) para qualificar pessoas que atuam no segmento turístico. “Já temos os de Planaltina e Brazlândia, e em março lançaremos outros”, anunciou a secretária, que falou sobre a possibilidade de utilização do Google Earth como recurso de preparação para os guias levarem os grupos aos destinos.

“Eu nasci antes de Brasília, vi a cidade ser construída, ajudei meu pai a transportar madeira para as obras”, lembrou a guia turística Ana Maria Divina da Silva, uma das pioneiras no segmento na capital federal. “É uma honra estar aqui.”

Novos voos

Outro anúncio feito pela secretária de Turismo durante o evento foi a entrada de quatro novos voos semanais partindo de Buenos Aires (Argentina) para Brasília. Ela estima que, com esse lançamento, o número de visitas de argentinos à cidade poderá ultrapassar a cifra de 10 mil. “Já tínhamos conseguido os voos da TAP para Lisboa [Portugal], e agora conquistamos mais essa parceria”, comemorou.

“Não sabia que Brasília era tudo isso, descobri no curso”, afirmou a arquiteta Maria Luiza Valente, que também concluiu o curso de guia para atuar no segmento. “É uma grande diversidade que o turismo propicia”.

Segundo Vanessa Mendonça, de janeiro de 2019 até agora, o número de guias de turismo em Brasília cresceu 269%, de 92 para 340. “E os guias são os embaixadores do turismo”, lembrou. “Somos uma cidade que trabalha diuturnamente, não somos apenas ‘um grande escritório’. Estamos na linha de frente, não devemos nada a nenhum outro destino”.

*Com informações da Secretaria de Turismo

The post Qualificação eleva número de guias de turismo em Brasília appeared first on Agência Brasília.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem