Quinto ciclo do RENOVADF contará com 3,5 mil alunos

“A qualificação profissional é de suma importância para as pessoas que buscam aperfeiçoamento e inserção no mercado de trabalho. Também é importante para os que estejam em busca de novas profissões, novas oportunidades, novos conhecimentos. Isso vai gerar emprego e renda em nossa cidade” - Thales Mendes, secretário de Trabalho

A partir desta quarta-feira (16) terá início, às 9h30, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o quinto ciclo do RENOVADF. Nesta etapa, 3,5 mil alunos iniciarão o treinamento nas áreas de construção civil e jardinagem. O RENOVADF, que já visitou dez regiões administrativas, é um programa da Secretaria de Trabalho (Setrab) de qualificação profissional e social com aulas práticas nas áreas de jardinagem e construção civil. Enquanto aprendem e se qualificam para entrar no mercado de trabalho, os alunos recuperam espaços públicos. No momento, a Setrab está definindo quais regiões administrativas (RAs) serão beneficiadas o ciclo que se inicia.

“A qualificação profissional é de suma importância para as pessoas que buscam aperfeiçoamento e inserção no mercado de trabalho. Também é importante para os que estejam em busca de novas profissões, novas oportunidades, novos conhecimentos. Isso vai gerar emprego e renda em nossa cidade”, disse o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Por meio do programa, um dos principais do GDF, 3 mil alunos foram qualificados nos três primeiros ciclos e 1,5 mil passam por capacitação na quarta etapa | Fotos: Divulgação / Setrab-DF

Everton de Souza, de 45 anos, desempregado, é aluno da quarta fase do RENOVADF. No momento, ele participa da recuperação de parques infantis, na Asa Sul. Everton inscreveu-se com o objetivo de reciclar e atualizar seus conhecimentos. Paralelamente ao programa, o aluno faz curso de eletricista no Senai. “Espero que, com os cursos que estou fazendo, eu possa voltar ao mercado de trabalho”, disse.

Dez cidades já foram contempladas pelo programa: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Arniqueira, Itapuã e Plano Piloto

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, ressalta que o RENOVADF atua em um momento importante para a região administrativa. “Os equipamentos públicos do Plano Piloto estavam necessitando dessa recuperação, possível com a chegada do RENOVADF. A população tem ficado muito satisfeita com os resultados”, disse a administradora.

Por meio do programa, que é um dos principais do GDF, mais de 3 mil alunos foram qualificados nos três primeiros ciclos e 1,5 mil passam por capacitação na quarta etapa, que está sendo realizada.

O RENOVADF desenvolve atividades de qualificação profissional em parceria entre as secretarias de Trabalho e de Governo (Segov),  administrações regionais e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Os cursos iniciação profissional são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), com duração de 240 horas e quatro horas diárias de aula.

Os alunos do RENOVADF recebem capacitação profissional, com noções básicas na área de construção civil. As aulas se desenvolvem de forma presencial, e, enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos de nossa cidade. Eles também recebem uma bolsa benefício, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. Dez cidades já foram contempladas pelo programa: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Arniqueira, Itapoã e Plano Piloto.

Quinto ciclo do RENOVADF contará com 3,5 mil alunos

The post Quinto ciclo do RENOVADF contará com 3,5 mil alunos appeared first on Agência Brasília.



Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem